Blogger Widgets

[Resenha #133] A República de Platão de Luke Purshouse @editorapaulus


A República de Platão
Autor(a): Luke Purshouse
Número de Páginas: 224
Editora: Editora Paulus
ISBN: 9788534931762


sinopse:
A República de Platão é considerada por alguns a mais famosa e influente obra de filosofia já escrita. Está certamente entre as mais amplamente lidas e estudadas, essencial para cursos de graduação, e continua a inspirar e animar debates contemporâneos em filosofia política. Esta introdução ao texto é a companhia ideal para o seu estudo, oferecendo orientação sobre: contexto filosófico e histórico, temas-chave, leitura do texto, recepção e influência e indicações de leitura.




  
Resenha:

Este livro é um guia de leitura que oferece orientação sobre um dos textos mais famosos da filosofia. O livro tem uma linguagem bem simples e objetiva, e também tem informações sobre a vida, as viagens, os escritos etc...

Platão rejeitou a vida política ativa e buscou na filosofia uma resposta para os problemas da sociedade. A partir de seu talento com a escrita e o seu olhar crítico, deixou para a humanidade obras que revolucionaram a história das ciências humanas.

Os tópicos desse livro incluem a organização política e social, e também uma grande variedade de temas: ética, psicologia humana, educação, natureza da filosofia, artes, até a vida após a morte.

Na parte do livro “Lendo o Texto”, o autor analisa os propósitos e os ideais de Platão em "A República", abordando desde os debates com Céfalo e Polemarco, o desenvolvimento da cidade, o Estado justo, as categorias da injustiça etc.

Já na parte “Recepção e Influência”, o autor trata sobre a república e a política modernas, analisando as conexões entre as propostas de Platão e o comunismo e o fascismo.

O autor propõe, ao longo da obra, algumas perguntas para discussão para estimular o leitor a se aprofundar no assunto ou para serem utilizadas em debates, aulas e encontros filosóficos. E para facilitar a compreensão do texto, o leitor tem no final do livro um apêndice contendo um glossário dos termos gregos.
Recomendo para os interessados por filosofia.






0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...