Blogger Widgets

[Resenha #134 ] Jogo da Memoria de Laura Bergallo @escrita_fina


Autora: Laura Bergallo
Editora: Escrita Fina
Nº de Páginas: 159
Ilustrações: Martha Werneck


    Sinopse: Jogo da Memória é um livro que fala do amor entre avós e netos, da estupidez das guerras, de aventuras muito atuais, que envolvem computadores e tecnologia, e também do mal de Alzheimer, doença que ensina a paciência, treina para a tolerância e faz descobrir a mágica existente nos verdadeiros laços de afeto.





Resenha:


... Aqui me tenho
sem mim

nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
transparente.

- Ferreira Gullar


Apesar de ser um livro infanto-juvenil, trata de um assunto sério que é o mal de  Alzheimer, de uma maneira leve, sensível e objetiva.

A história é narrada por Lucca, neto de Pietro, um italiano que já mora no Brasil há muito tempo. Lucca é muito apegado ao avô, eles passam bastante tempo jogando jogo da memória, o vô Pietro é imbatível nesse jogo, ninguém ganha dele.

Giovanni, tio de Lucca, vai para a Itália a trabalho e vai ficar bem perto da cidade natal de Pietro, Cervignano del Friuli. Vô Pietro ficou todo agitado quando soube, então a família se reuniu para fazer uma "vaquinha" para ele poder ir junto, mas ele foi contra e disse: "As coisas por lá devem estar molto diferentes, e io voglio lembrar de tutto do jeito que era antes." pág 11. A família fica decepcionada, mas respeitam sua decisão.

Depois que Giovanni volta da Itália, ele traz um presente para Pietro, um jogo da memória com as figuras dos famosos mosaicos de Aquileia, ele fica extasiado.
Um dia jogando com Lucca, Pietro conta que em Aquileia ele se encontrava com Giulia, seu primeiro amor, conta também sobre sua convocação para a guerra e todo o sofrimento que ele passou pelas mãos dos nazistas. E por fim, o golpe duro que o destino pregou nele que acabou por separá-lo do amor da sua vida para sempre.

"- Pegava "emprestado" o cavalo do meu babbo, atravessava a galope os sete quilômetros de campinas, e ia encontrar com la bella Giulia nas ruínas romanas, entre as colunas antigas do velho porto fluvial ou nos jardins da meravigliosa basílica. Molto romântico!" pág.12


"...ele estava implicando de novo com a sua grande paixão: ler poesia. Ele achava que era perda de tempo.
-É isso mesmo que eu vou fazer -respondeu ela, meio despeitada. - Vou ler meus livros.
... - E sabe por quê? Porque o mundo no poema se sonha completo!" pág.18



"- No caminho, de um bambino virei um uomo - contou ele. - Per tutto o que eu vi, tanta desgraça, tanto sofrimento... Ma ancora não tinha visto niente." pág 30

Depois que Pietro contou sua vida a Lucca ele passou a ficar estranho, começou a perder no jogo da memória, a esquecer de tudo...

Não vou mais contar, senão é spoiler.

Esse livro foi uma surpresa para mim, não imaginava que ira gostar tanto. Li em apenas algumas horas, super rápido. Tem uma linguagem que flui, gostoso de ler, e também surpreendente, em um determinado ponto a história toma um rumo que eu nunca teria imaginado, essa é uma história bem original.

No final do livro tem uma entrevista com um médico neurologista que explica sobre as causas do Mal de Alzheimer, os sintomas, e como lidar com os doentes. É uma ótima fonte sobre o assunto.

A editora está de parabéns pelo excelente trabalho, desde a capa, as ilustrações, diagramação, revisão, tudo perfeito.

Este livro tem uma história tocante, a autora soube abordar um tema muito sério que é o mal de Alzheimer de uma forma leve, e de como é importante estar ao lado da família.

Mais que recomendo esse livro!!




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...