Blogger Widgets

[Resenha #164 ] Como viver eternamente de Sally Nicholls @geracaobooks




Título: Como viver eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração

Sinopse:
Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.


Resenha:


Este é um livro comovente, que oferece um olhar sobre a doença do ponto de vista de uma criança curiosa, e como ela lida com a tristeza dessa situação.

Conta a história dos últimos 4 meses de vida de Sam McQueen de 11 anos de idade . Sam foi diagnosticado com leucemia com a idade de seis anos. Ele lutou com sucesso a doença duas vezes, mas essa terceira luta será a última. Agora, em casa e tomando seus medicamentos, não para curar a doença, mas apenas para ganhar-lhe algum tempo extra, ele decide escrever sua história.

Uma vez que ele está sendo educado em casa devido à sua doença, Sam decide manter "uma coleção de listas de histórias, imagens, perguntas e fatos" como um projeto. A voz de Sam é encantadora, doce e engraçada e, inevitavelmente, é essa voz, combinada com as questões que Sam tem que lidar, que torna este livro tão comovente.

As perguntas de Sam são coisas como: "Por que Deus faz as crianças ficarem doentes?" E "Dói morrer?" E ele tenta respondê-las com a ajuda de seu companheiro sofredor leucemia e amigo, Felix. O livro também esclarece como a doença afeta os relacionamentos de sua família tanto com ele como com os outros.

Com a ajuda de Felix, um outro menino doente terminal, Sam coloca seus pensamentos e sentimentos no papel. Ele detalha suas atividades diárias, suas frustrações com a sua doença, e as muitas perguntas sem resposta que ele tem sobre o fim. Ele faz uma lista do que ele gostaria de fazer antes de morrer, incluindo coisas como "ser um adolescente", "passeio em um dirigível" e "ir para cima para baixo e descer escadas rolantes".

Abordagem simples e direta de Sam com a sua situação e os relacionados com a sua vida, está é uma história emocionante. Há momentos de humor e momentos comoventes de como Sam vive seus dias restantes com tanta curiosidade e humilde dignidade. É uma poderosa história que eu fiquei muito feliz de poder ler.

O personagem de Sam é muito bem desenvolvido, ele tem uma visão notável e se concentra em realizar os itens da sua lista de coisas a fazer. Basta dizer, ele faz um excelente progresso através de sua lista, em formas criativas. Sam é um fã de fatos e oferece muitos outros fatos sobre diversos assuntos, incluindo sua doença.

 Há ênfase ao longo das pequenas belezas da vida - os pequenos detalhes, que muitas vezes são negligenciados.
Os pais e irmã de Sam lidam com a difícil situação de Sam de maneiras muito diferentes, oferecendo ao leitor uma boa lição sobre o fato de que não há uma única maneira de se lamentar. Existem muitas oportunidades para a discussão de família, como Sam coloca várias "perguntas que ninguém nunca responde", como porque as crianças ficam doentes, onde você vai depois de morrer, o que é a sensação de morrer, etc. O final esperado é tratada de forma criativa - o que é necessário, uma vez que o livro é contada a partir do ponto de vista de Sam.

Este livro realmente faz você pensar. Mesmo sabendo que ia morrer em breve, Sam consegue ser forte. Finalizando tudo o que você quer fazer, em tão pouco tempo, enquanto você espera para a leucemia para assumir completamente. Você poderia imaginar? A história foi tão comovente e triste, mas tão completamente incrível. Recomendo.



1 comentários:

  1. Esse livro me chamou atenção!
    beijos

    Priscila Domingues
    https://www.facebook.com/priscila.domingues.313
    @pri_domingues

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...