Blogger Widgets

[Resenha #165] A menina que conversava com o verão de Sally Nicholls @geracaobooks


Título: A Menina que Conversava com o Verão
Autor: Sally Nicholls
Número de páginas: 244
Editora: Geração
Onde Comprar: Submarino

Sinopse:

Quem será o misterioso homem verde que somente Molly consegue ver? Após a morte de sua mãe, tudo muda para as irmãs Molly e Hannah. As duas meninas são mandadas pelo pai para morar com os avós numa pequena cidade do interior. Certa noite, Hannah decide fugir, e obriga a irmã a ir com ela. Em meio a uma forte tempestade, Molly vê um rapaz perseguido por uma matilha de cães e por um caçador com chifres. No dia seguinte, na coluna de uma velha igreja, Molly observa um rosto esculpido e percebe, estarrecida, que é o mesmo homem que ela viu sendo caçado no dia anterior! Existe algo de mágico nesse Homem Verde. A grama cresce à sua volta e árvores brotam sob o seu toque. Será ele fruto da imaginação de Molly... ou será um antigo deus esquecido? Se ele tem poder para devolver vida às plantas, não poderia também fazer a mãe de Molly retornar à vida? Esta enternecedora fábula sobre amor, perda e superação, em que o estado da alma dos personagens se confunde com as estações do ano, vai encantar leitores de todas as idades.região nordeste


Resenha:


A história é contada através dos olhos de Molly, sua mãe morreu repentinamente de um aneurisma. Incapaz de lidar com a dor e cuidar das duas filhas, seu pai envia Molly e sua irmã Hannah para viver com seus avós.
As meninas esperam que elas não tenham sido abandonadas nesta pequena cidade no norte da Inglaterra para sempre - um dia, certamente, elas poderam voltar para casa. Mas com o passar dos dias, Hannah fica mais irritada, e em uma noite fria e tempestuosa, ela decide que ela e Molly vão fugir. Molly perde Hannah na tempestade, mas ao invés disso encontra um homem ferido por um caçador, ela tenta salvá-lo, e ajuda-o a refugiar-se em um celeiro próximo. Quando ela tenta contar para sua família sobre ele todos pensam que ela está inventando.
Molly descobre através de uma viagem escolar para sua igreja local que ele é o Rei Carvalho da lenda.
E indiretamente o Rei Carvalho, ajuda a família de Molly a superar os problemas de um modo completamente inesperado.


A história central do livro é a de uma criança lidando com a morte de sua mãe, mas a tensão e infelicidade do dia-a-dia é quebrada por encontros de Molly com este homem estranho, que entrou na sua vida. Ele é parte de uma luta que se desenrola a cada ano, como a mudança das estações - frio e calor, a luz e as trevas, a vida e a morte.

Em "A menina que conversava com o verão", a autora criou dois personagens: a memorável e altamente sonhadora Molly e a sabe tudo Hannah. Molly é uma ávida leitora que tenta aplicar as lições aprendidas a partir de seus livros favoritos de ficção para resolver o mistério do homem na floresta. No entanto, ela está aprendendo da maneira mais difícil que as coisas são mais complicadas do que os seus livros de histórias. Nos livros, ela reflete "É sempre óbvio quem é bom e quem é ruim." A vida real é muito mais caótica e não oferece tais divisões tranquilizadoras.

Esta é uma história poética que lida com o luto de uma forma sensível e refrescante, relacionando-a com os ritmos naturais da vida que são promulgadas em todos os seres vivos. Ele não se coíbe de tristeza ou a crueldade aparente da morte, mas oferece esperança e redenção em diferentes níveis. O pano de fundo mitológico da história é toque interessante sobre um tema bastante comum na literatura infantil atuais. Eu recomendo este livro para qualquer um por causa da pureza da escrita.


1 comentários:

  1. Bom dia Michelle,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei bastante e vai para a minha listinha...kk..parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...