Blogger Widgets

[Resenha #173] Alma? de Gail Carriger @edvalentina



Alma?
O protetorado da sombrinha – vol. 1
Gail Carriger
Editora Valentina
304 páginas

sinopse:

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.

E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Resenha:

Alma? é o romance de estréia de Gail Carriger e o primeiro livro da série o Protetorado da Sombrinha. A capa do livro promete "Um romance de vampiros, lobisomens e sombrinhas" e não deixa de cumprir seu papel. Romance vitoriano, perfeitamente combinado com a fantasia urbana, adicione uma pitada de steampunk, e o resultado é, possivelmente, o romance de fantasia mais original e divertido. A história está situado na Londres do século 19, o centro do avanço tecnológico e sociológico.

A principal idéia por trás do mundo de fantasia de Alma? é que vampiros e lobisomens são conhecidos por seres humanos há centenas de anos. Eles têm um papel importante no governo e ambos os lobisomens e os vampiros têm um representante eleito que assessora a rainha Victoria em assuntos sobrenaturais. Há ainda a sugestão de que o Grande Império Britânico é apenas bem, Grande, devido à influência desses assessores ao longo da história.

Alexia não tem alma. Em resumo Alexia é uma pessoa rara, uma preternatural, que realmente pode neutralizar os efeitos do sobrenatural. Ela pode transformar um vampiro em humano o suficiente para sair durante o dia, e acalmar um lobisomem.

 Não há explicação para o estado sem alma de Alexia, exceto que seu pai também não tinha e ela herdou dele. Não ter alma faz de Alexia uma mercadoria muito rara e pode abrir a porta para todos os tipos de aventuras sobrenaturais para ela.

 "Nunca imaginara que encontraria um deles na forma de uma solteirona de personalidade forte demais, vivendo no coração da alta sociedade londrina, acompanhada de duas irmãs tolas e de uma mãe mais idiotizada ainda". pág. 49

O personagem principal, Alexia Tarabotti é atacada por um vampiro em uma reunião social. Este vampiro não parece entender o complicado código de etiqueta que está estabelecido. Alexia acidentalmente mata o vampiro antes que ela possa entender porque ela foi atacada, ou o que / quem está liderando esses vampiros. É aí que o misterioso Lorde Maccon entra para investigar o ocorrido. A partir daí que começa toda a história.


“– Agiu como se nunca tivesse tido aulas de etiqueta na colmeia nem pertencesse a uma classe social. Era praticamente um bárbaro. – Ela nunca pensou que usaria aquele termo para se referir a um vampiro.” pág. 23


     “– Um vampiro me atacou na noite passada.
    A srta. Hisselpenny simulou um desmaio.
    A srta. Tarabotti a obrigou a se manter de pé, enrijecendo o braço apoiado no dela.
    – Pare de fazer corpo mole – disse. – Não tem ninguém interessante por perto para pegá-la.” pág. 37



“Quem quer que ouvisse aqueles uivos tremeria de medo, independentemente de ser vampiro, fantasma, humano ou animal. Algo que, no final das contas, não importava muito, pois qualquer lobisomem liberado das correntes matava de forma indiscriminada. Na noite de lua cheia, a lua sangrenta, não se tratava de escolha nem de necessidade. Apenas acontecia”. pág. 208

Este livro é uma obra moderna, com temas de romance muito mais forte (ok, partes sensuais) que você nunca iria encontrar nas páginas da literatura vitoriana. Como resultado, a história é uma mistura extremamente legível de costumes, romance e mistério.

A autora desenvolveu muito bem os personagens, minha favorita, é claro, é Alexia uma mulher inteligente, independente e sensível, diferente das irmãs tolas e mãe ainda mais estúpida que não conseguem entender que ela está feliz em ser diferente.

Alma? é um romance vitoriano com um enredo de mistério, ambientado em um mundo que contém vampiros e lobisomens. Leva as melhores partes da fantasia urbana, romance, mistério e acrescenta uma pitada de steampunk, envolve-se em uma camada de sensibilidade vitoriana e consegue transformá-lo em algo que é mais do que a soma de suas partes.

Se você está entediado com a mesma velha fantasia urbana ou temas de romances paranormais, então Alma? pode ser apenas o livro que você precisa para limpar seu paladar cansado da mesmice.






Capa Americana

44 comentários:

  1. Pela sinopse e resenha o livro pareceu super interessante, vou procurar mais sobre!

    Estamos de volta, e o blog esta de cara nova! Aproveita que também tem post novo.
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Já li este livro e curti muito!! Principalmente dessa mistura de stempunk com sobrenatural. Achei perfeito!!
    Resenha excelente!! Parabéns!

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei de sua resenha. Achei interessante isso que os seres sobrenaturais serem de conhecimento de todos, pois na maioria dos livros com estes seres, os seres humanos acham que passar de apenas fantasia.

    maisquelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho legais livros em que o sobrenatural existe e é de conhecimento geral :)

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos meus livros preferidos <3 <3 <3 tanto que acabei comprando em inglês na época e agora em português!

    ResponderExcluir
  6. Já vi resenhas sobre o livro e sério, eu adorei as críticas! Parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, parece ser realmente algo diferente da onda sobrenatural e vampiresca que cresceu nos últimos tempos...
    Creio que nunca li algo steampunk então também estou curiosa por esse lado...
    Achei interessante a personagem sem alguém sem alma, diferente, e algo que estava faltando nas fantasias baseadas em características "mais ou menos" humanas, hehe.
    Até achei que dessa vez a capa brasileira ficou melhor que a americana... mais charmosa.

    ResponderExcluir
  8. Tenho lido muitas resenhas deste livro e acho a história bem interessante, só não gosto muito desta capa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Michele.
    Já li várias resenhas de Alma?, e preciso ler esse livro, e entender como vampiros, lobisomens e seres humanos convivem.

    https://twitter.com/LeiturasdaPaty/status/351320919131684867
    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Oi Michele,
    Nunca li nada steampunk mas tenho curiosidade porque adoro o estilo vitoriano e esse mescla mistério e fantasia urbana. Super curiosa para conhecer essa mistura.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Louca para ler pq se passa em uma época que eu adorooo com seres que eu amo =D

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  12. Olá Michelle,

    Acho muito bonita a capa desse livro e gostaria de lê-lo também...parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  13. Eu amo a capa desse livro. E deve ser mega gostoso de ler, já que é um romance vitoriano que tem vampiros também! Bem interessante a trama dele. A Alexia pelo visto é uma personagem muito boa mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. O que mais me chama a atenção nesse livro é a capa. Qndo vi achei que se tratava de um romance de época. O fato de ter personagens como vampiros e lobisomens só me faz querer ler mais ainda.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bem interessante e a capa me chamou a atenção. Pensei que era um romance histórico.
    Estou bem curiosa para conhecer a história ;)

    ResponderExcluir
  16. Achei a capa brasileira bem mais bonita :S
    Faz um tempinho já que to querendo ler esse livro, ainda mais com uma capa bonita dessa, que me deixa mais curiosa ainda *-*

    ResponderExcluir
  17. A temática do livro é bem inovadora se tratando de vampiros e lobisomens. Li outras diversas resenhas sobre o livro e todas elas apontam o fato do dinamismo temático.
    Estou querendo lê-lo,só falta ter dinheiro.
    Além do mais,a capa é linda!

    ResponderExcluir
  18. Só eu acho que a capa desse livro parece capa de revista? kkkk
    Não sou muito fã de livro de vampiros, mas esse parece ser muito interessante! Soube que ele é muito bom de ler, você lê rapidinho e nem percebe. Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente doida pra ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  20. Esse livro parece ser ótimo mesmo! Estou louca por ele... =D Adorei a resenha.

    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Um "preternatural?", aí a autora me matou de curiosidade porque eu nunca li nenhum livro sobrenatural com pessoas sem almas que não são vampiros, ou pessoas das trevas. Um livro onde (humanos de diferentes raças) convivem com certeza merece leitura, além é clara de que o livro é de suspense =]

    ResponderExcluir
  22. Nossa olhando a capa nunca imaginei que fosse sobre isso que o livro trata.
    Parece ser bem interessante. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  23. Tenho muita vontade de ler esse livro, já tinha lido sobre ele e achei bem interessante a historia, nunca li nada deste gênero antes.

    ResponderExcluir
  24. Ok o livro ja começa bom por conta que se passa em Londres *-* O livro é meio que um romance/fantasia (?), gostei da ideia que a autora teve ao escrever o livro parece que a narrativa dele se desenrola muito bem, pena que é uma serie :C Achei a capa brasileira muito melhor que a americana (a mulher da original parece uma gazela .-.)

    ResponderExcluir
  25. Nunca julgue o livro pela capa, hahahha
    Só vendo a capa, n achava o quão diferente ele poderia ser . Romances envolvendo Lobisomens ou vampiros me cativam , mas é sempre a mesma história ( na maioria das vezes ) e neste livro é diferente.
    Fiquei na vontade de ler, próximo para a meta de leitura ;)

    ResponderExcluir
  26. A capa é linda e super diferente, e a resenha está maravilhosa. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  27. Resenha muito boa, nos traz um livro com um bom ritmo, uma história que prende a atenção com personagens bem interessantes, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a capa, simplesmente perfeita!
    Achei bem interessante e diferente, queria muito ler!

    ResponderExcluir
  29. Resenha bem elaborada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa ideia sobre o enredo, facilitando o entendimento dos leitores

    ResponderExcluir
  30. Ai por favor, não guento mais de tentar ganhar esse livro..já participei de mais de 10 promoções e não consigo ganhar =/ Sou louca pelo livro..tantas resenhas positivas sobre o mesmo..a sua não é diferente..O tema vitoriano não é o meu favorito..mais o enredo e os personagens pelas resenhas me ganharam simplesmente...possuir uma mocinha bem avançada naquela época..uma pessoa sem alma..vários seres sobrenaturais..é claro que o livro vai ser bom e diferente..mais posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  31. Oh, mais séries.... Rs, achei bem interessante o enredo, fiquei realmente curiosa e tentada a lê-lo!

    ResponderExcluir
  32. Nossa fiquei impressionada com a resenha, pois a capa do livro não tinha me chamado a atenção.....quero muito ler!!
    parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  33. eu estou enrolando para comprar esse livro por ser uma série, mas ele parece ser bem diferente e maravilhoso rs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  34. É a primeira resenha que leio do livro e tenho que admitir que agora estou bem mais interessada. Antes eu gostava da capa, lia como as pessoas tinham gostado do livro mas sem realmente me aprofundar um pouco mais para saber do que o livro tratava, quando se passava a história e tal. Só posso dizer que espero poder ler logo. Preciso mesmo de um livro diferente para sair da mesmice dos sobrenaturais que ando lendo ultimamente.

    ResponderExcluir
  35. ADOREI! Essa história tem tudo para se tornar uma das minhas favoritas. Eu já li algumas com a temática parecida, são histórias bem legais :)

    ResponderExcluir
  36. Confesso que me apaixonei pelo livro devido à capa, só então me atentei à sinopse.e a partir dae fiquei louca querendo a série. ;)

    Amei sua resenha, pois você mostrou que terá os temas que adoro sobrenatural e romances de época....amei saber que Gail deu uma visao diferente sobre vampiros e lobisomens... nos faz querer mais ainda ler os livros.. Parabéns pela resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  37. Verdade né, concordo, muitos romances paranormais por ai hahaha, tambem preciso de ovos ares...

    Fiquei apaixonada pela capa, amo guarda chuvas hahaha

    Espero que ganhe o sorteio ;)

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te aguardo lá no meu cantinho ;)

    ResponderExcluir
  38. Livro otimo, eu super recomendo para todos!
    não vejo a hora da editora valentina lançar a continuação, eu com certeza vou comprar quando lançar!

    ResponderExcluir
  39. Eu adorei a resenha, e já tinha ouvido falar desse livro. Não é surpresa eu estar louca para ler!

    ResponderExcluir
  40. Oi flor
    Lendo a resenha parece que o livro é “divertidíssimo”.
    História de vampiros e lobisomens! Os personagens se apresentam marcantes, inteligentes, cheios de personalidade, sarcásticos, rabugentos excêntricos. As cenas e diálogos são recheados de humor e irreverência. Sendo assim, o texto flui. E melhor ainda, tudo se passa na Inglaterra vitoriana, vestidos, sombrinhas… tudo bem colocado pra vc sentir vontade de pular pra dentro da história.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  41. Não tinha gostado muito da capa do livro, mas depois de ler sua resenha fiquei impressionada com o tema abordado nele.. Adoro histórias com essa tematica, e não sabia que se tratava de uma serie, já vi que vão todos para minha listinha de compras..

    ResponderExcluir
  42. Já vi muitas resenhas deste livro, mas eu não li nenhuma a sua foi a primeira e eu não gostei muito da capa, mas depois que li a resenha eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  43. Tô louca pra ler Alma? !
    Já adoro romances históricos e combinado com lobisomens e vampiros... ai ai <3 hahahaha Quero ler como é isso da Alexia não ter alma, entender como ela 'vive'... E li em algum lugar que Lorde Maccon é de-mais, quero comprovar hahaha
    Já quero lê-lo e também a continuação da série!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...