Blogger Widgets

[Resenha #176] Escola os piores anos da minha vida de James Patterson @editoraarqueiro


Autor: James Patterson e Chris Tebbetts
Título Original: Middle School, the Worst Years of My Life
Série: Escola
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 978-85-8041-122-5

Sinopse:
É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico?


Resenha:


Rafa está prestes a iniciar o sexto ano e este é o último lugar que ele quer estar. Sua vida em casa é horrível com um padrasto que não liga pra ele, uma irmã chata e uma mãe que está sempre trabalhando para sustentar a família. Seu único amigo é um garoto chamado Leo. Com a ajuda de Leo, ele decide fazer seus últimos anos da escola o mais interessante possível, quebrando todas as regras do código de conduta da escola.


    "A boa notícia? Levando em conta amaneira como tudo tinha começado, de agora em diante as coisas só podiam melhorar.A má notícia? Eu estava completamente enganado a respeito da boa notícia." pág. 16


    "Este é um dos talentos do Leo: ele sabe manter as coisas interessantes. Quer dizer, não é só porque ele diz alguma coisa que eu tenho que obedecer. Mas o que você iria preferir: fazer uma brincadeira sozinho ou com o seu melhor amigo?" Pág 61.


  "- Espero que você tenha aprendido uma lição, Rafa.
    - Com toda a certeza - assenti. - Uma ótima lição.
    E a lição era a seguinte: havia duas maneiras de executar a Operação R.A.F.A., a maneira chata e a maneira do Leo.
    Ah, e eu também aprendi que Leo Caladão é um gênio." Pág. 69


Os capítulos são curtos, característica do autor, o que é ótimo, pois você consegue ler rapidamente. Há uma série de desenhos divertidos ao longo do livro também que torna a leitura muito agradável.

Este livro foi realmente uma ótima maneira de falar sobre alguns problemas sérios por aí, bully, valentões, perda, abuso, amizade e família.
Houve alguns momentos muito engraçados da história, Rafa não é o mais brilhante, pois muitas vezes as coisas pareciam se voltar contra ele e muitas vezes quando tentava corrigir esses problemas, ficava pior. Foi um efeito bola de neve.
Na verdade a história é sobre Rafa tendo que lidar com algumas questões bastante sérias em sua vida. Ele tem alguns segredos de seu passado, uma vida familiar horrível, e um valentão na escola não faz de sua vida nada fácil. Rafa só quer escapar. As questões são reais e foi ótimo ver como Rafe tentou lidar com isso através do humor. Humor ajudou, mas no final Rafa percebeu algumas coisas, ele só precisava de um pouco de ajuda.

Eu gostei do Rafa e do Leo. Ambos são grandes personagens. Rafa é o planejador e Leo foi a voz da razão, o parceiro no crime. Rafa precisava de Leo em sua vida para superar os momentos ruins e Leo fez exatamente isso. A mãe de Rafa foi outra grande parte da história. Ela realmente demorou para perceber o quanto Rafa realmente precisava dela. A maior parte do livro fiquei com raiva dela, mas no final, ela se mostrou diferente.

A história é curta e com muito humor. A história sempre foi o foco principal e o humor foi apenas a cereja no topo do bolo. Foi muito bem feito. Como os livros de Patterson para adultos, este romance adolescente tem a sua assinatura com capítulos curtos, que fazem a história viciante. Rafa é um personagem muito envolvente com uma grande voz e ele tem a minha simpatia por sua vida familiar infeliz, seus problemas em fazer amigos, e a verdadeira história por trás de Leo. Eu acho que o conceito do livro é grande - quebrando todas as regras presta-se a uma estrutura legal, e dá ao leitor uma razão para continuar a seguir a história.

A arte neste livro corresponde a história perfeitamente. Rafa atrai eventos reais e imaginários de sua vida, o que realmente começa com o que ele está sentindo. Os desenhos do livro, por vezes, dizem as coisas que Rafa não viria necessariamente a público e dizer, e eles também são realmente muito bonitos.




A capa do livro é muito bonita, a diagramação e revisão excelentes, a editora está de parabéns pelo excelente trabalho.

Patterson é um autor tão bem sucedido porque ele sabe como escrever o que as pessoas querem ler. As crianças adoram ficção, diários e graphic novels, e incorporando esses dois conceitos populares em seu romance, ele criou uma batida certa. Felizmente, ele também escreveu algo cativante, engraçado e edificante, que mostra às crianças o que acontece quando alguém decide se tornar um encrenqueiro. Mais que recomendo.


1 comentários:

  1. Também adorei esse livro... ultimamente é um dos melhores de middle-grade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...