Blogger Widgets

[Resenha #186] @mor - Daniel Glattauer @Suma_BR



Título: @mor
Título original: Gut Gegen Nordwind
Autor(a): Daniel Glattauer
País: Áustria
Editora: Suma de letras
Páginas: 184

Classificação: 5 estrelas

Sinopse:

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade.


Resenha:


Este é um romance inteligente, engraçado e instigante sobre como o mundo  virtual pode descobrir as nossas necessidades e desejos ocultos e fornecer uma plataforma única para a atração e relacionamentos em um nível completamente diferente.

Eu amei como este romance começa. Escrito totalmente em forma de e-mails entre os principais protagonistas, o romance conta a história de Emmi Rothner e Leo Leike, que são acidentalmente colocados em contato via e-mail quando Emmi tenta cancelar uma assinatura de revista e digita o endereço de e-mail errado. Ainda se recuperando do rompimento de um relacionamento, Leo responde com sarcasmo ao e-mail da Emmi, que inicia uma correspondência incomum entre os dois estranhos. Mas as palavras têm o seu próprio poder, e logo Emmi e Leo encontram-se atraídos um pelo outro, esperando ansiosamente pelo email do outro.
Finalmente planejando o encontro entre eles pessoalmente, Emmi está preocupada que ela pode não achar Leo atraente, enquanto Leo já formou uma imagem de fantasia dela.
Mas respeitarem uns aos outros no mundo real revela-se muito mais difícil do que se pensava anteriormente, uma vez que nenhum quer prejudicar o relacionamento que se tornou a significar tanto para eles.

Amei a escrita do autor, muito romântica e doce, o jogo de palavras incrível, e muito diferente de qualquer outro livro que eu já tenha lido. E seus e-mails me fizeram sorrir e quando acabou, já estava com saudades de meu próprio parceiro de email.

Este livro desafia um monte de crenças sobre o que faz um relacionamento romântico, e quais são nossas verdadeiras necessidades. Senti que o autor conseguiu chegar ao coração de ambos os seus personagens, escrito com amor, humor, romance e também tristeza entre eles. São personagens complexos, verossímeis e reais. Emmi é casada, afinal. Por que ela está mesmo buscando essa proximidade com outro homem?



"Diferente de nós, Emmi: nós começamos na linha de chegada, e só há uma direção: a de volta. Nós caminhamos para a grande desilusão. Não podemos viver o que escrevemos. Não podemos substituir as muitas imagens que criamos um do outro." pág. 136

O que faz Emmi se apaixonar por Leo, que é um completo estranho que nunca viu antes, e se tornar seu confidente mais próximo, saber coisas sobre ela que ela nunca iria contar ao marido? Será que seu relacionamento sobreviveria a encontro pessoalmente? São as nossas palavras um reflexo verdadeiro de nós mesmos do que somos como pessoas, ou podemos usá-los como uma máscara para esconder nossa verdadeira face? 


A tradução, revisão, diagramação estavam perfeitos, e essa nova capa está muito linda, parabéns a editora pelo excelente trabalho!

Construído sobre a premissa de que a atração é mais do que superficial, este livro válida os méritos de diferentes formas de conexão entre as pessoas. Como Emmi e Leo lentamente começa a conhecer um ao outro, assim como o leitor, levando o leitor em uma jornada de descobertas eu achei muito intrigante e já estou ansiosa para ler a continuação. Tudo somado, este foi um dos romances mais agradáveis que eu li em muito tempo, e posso recomendá-lo totalmente a qualquer pessoa. Não tem como não gostar.

4 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Parece ser tão doce. Não é igual os outros livros onde têm um romance convencional, é uma coisa mais moderna, não sei.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  2. Você acredita que estou há um tempo com esse livro no meu kindle pra ler e ainda não comecei... Acho que depois dessa resenha vou ser obrigado a passar na frente de alguns!
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  3. Poxa, tinha lido algumas críticas negativas e desanimado em relação ao livro. Mas agora que vi a sua, acho que vou dar uma chance pra @mor! Adorei a resenha! O livro vai voltar pra minha lista de desejados *-*

    Beijos Mi!

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ele tinha outra capa né? hahah eu prefiro essa, me dá até mais vontade de ler =D tenho ouvido falarem muito bem dele ultimamente...

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...