Blogger Widgets

[Resenha #195] Eu e você - Niccolò Ammaniti @BertrandBrasil




Eu e você
Niccolò Ammaniti
Editora: Bertrand Brasil
ISBN:   9788528616088
Categoria: Ficção/YA
Edição: 1ª Ed. 2013
Número de páginas: 155
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:

Tímido, anti-social e neurótico, mas também sensível, meticuloso e perspicaz, Lorenzo tem dificuldade de se comunicar com o mundo. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de casa durante a semana branca – sete dias de férias que os jovens têm direito na Itália. Assim, cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia.


Resenha:

Situado na Itália, é a história de dois adolescentes, o tempo que passam juntos no porão de um prédio de apartamentos e a impressão que o tempo deixa sobre a vida de ambos. Lorenzo Cumi é um adolescente de 14 anos e não se encaixa na sociedade. Ele é um solitário, cujos pais valorizam o sucesso social; Lorenzo quer que seus pais pensem que ele é popular na escola, então ele inventa amizades e festas. Ele vai tão longe a ponto de inventar uma história sobre ter sido convidado para uma viagem de esqui, mas ele não foi, então, quando ele deveria já estar longe ele está realmente escondido no porão do prédio, onde ele prepara sua comida, ouve música, coisas para mantê-lo ocupado. Mas o que ele não espera é a chegada de sua bela e perturbada meia-irmã  mais velha Olivia, com todos os problemas dela. De repente, a dificuldade de manter a mentira da viagem vai ficando difícil e ele tem que cobrir a presença de Olivia, que está afastada da família, e tem seus próprios segredos para manter.

A verdadeira força da história está mais no que não é dito: por que Olivia está afastada da família? Por que Lorenzo é tão sentimental com sua mãe? Por que ele não consegui se enturmar na escola? Isso foi deixado para o leitor descobrir - para ler nas entrelinhas, por assim dizer - e para juntar os pontos sem que o autor tenha que soletrar cada detalhe.

A capa é linda, e o trabalho de revisão, diagramação e tradução estão excelentes! Parabéns a editora pelo ótimo trabalho!

Escrito em uma prosa simples, o autor te leva direto dentro da cabeça de Lorenzo e você vive suas experiências junto com ele. Apesar de ser um livro fino, o autor consegue dizer muito com poucas palavras, algo que eu pessoalmente admiro em escritores. E este é um grande contador de histórias e realmente um grande escritor e esta leitura rápida é muito agradável e prazerosa.

Esta história trata de grandes temas - família, vergonha, decepção, e nossa necessidade de ser aceito pelos nossos semelhantes e amado por aqueles mais próximos a nós. E este livro lindamente capta esse tempo entre a adolescência e a vida adulta, na qual a nossa visão infantil do mundo está mudando para sempre. Recomendo a todos!


2 comentários:

  1. Gostei tanto da sua resenha que já estou procurando o livro aqui, poucas páginas e fatos nas entrelinhas, adoro esse tipo de livro, de verdade.



    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala super bem desse livro, mas não acho em lugar nenhum. :(

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...