Blogger Widgets

[Resenha #204] Os 13 tesouros - Michelle Harrison @BertrandBrasil



Título: Os 13 Tesouros
Autor: Michelle Harrison
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615678
Ano: 2012
Páginas: 336

Classificação: 4 estrelas

sinopse:

Com uma história repleta de fantasia e de mistério, Os 13 Tesouros, de Michelle Harrison, chega para tornar-se a nova febre entre os jovens. Tanya sempre foi uma garota diferente. Desde pequena ela consegue enxergar fadas. Não as que o leitor poderia imaginar, mas seres maus que tentam lançar feitiços nela. Quando, para protegê-la, sua mãe a envia para morar com a avó, Tanya descobre uma floresta onde 50 anos atrás uma menina desapareceu.




Resenha:
    "Com o passar dos anos, aprendeu a mentir de modo convincente. Essa conversa de fadas não pega muito bem com os adultos depois que se deixa de ser criança. Não recebia mais os olhares cúmplices e os sorrisos afetuosos da infância. Tanya não levava a mal. As pessoas não acreditam no que não podem ver." Pág 15

Os 13 tesouros é uma história de fantasia e mistério voltado para o público infanto-juvenil. E conta a história de Tanya, uma pré-adolescente com um dom. Ela consegue ver e falar com fadas e seres mágicos, e estas fadas não são nada parecidas com a Sininho, pelo contrário, são cruéis e metem Tanya em confusão. Tanta confusão que sua mãe resolve mandá-la para passar férias na casa de sua avó, uma mansão isolada na cidade.

A casa em outros tempos já foi uma luxuosa mansão do século XVII, mas está caindo aos pedaços, e está infestada de fadas. Tanya passa todo verão lá desde que era criança e a sua avó nunca foi legal ou carinhosa com ela e sempre a evita. Junto com a avó vive Warwick o caseiro e seu filho Fabian, um ano mais velho que Tanya. 


"— Sim, sei o que as pessoas falam de mim, e um pouco do que dizem
é verdade. Tenho um dom e algumas vezes uso esse poder para ajudar as
pessoas... pessoas como você.
— Pessoas como eu?
— Aquelas que acreditam que ninguém mais pode ajudá-las. E aquelas que não
têm medo de aceitar minha ajuda." Página 226


Para passar o tempo ela resolve buscar na biblioteca informações sobre fadas e mas o que acaba chamando a sua atenção é um recorte de jornal de trinta anos atrás, no qual fala de uma garota que desapareceu no bosque sem deixar rastros. O estranho é que Tanya viu essa garota dias atrás correndo no bosque. Então, vem a pergunta quem é essa garota? e o que ela fazia no bosque?

É nesse enredo cheio de aventuras, fantasia e mistério que a história se desenrola de maneira fluida e rápida.

 Os personagens são muito bem desenvolvidos com características fortes e  cativantes. Minha personagem favorita é Tanya, uma garota inteligente e corajosa, que sempre foi atormentada pelas fadas. E também de
Fabian é um garoto destemido que se torna um amigo imprescindível para Tanya.

A narrativa é simples e a história é contada em um ritmo tranquilizador - uma vez que você embarcar na viagem mágica de Tanya você fica junto na aventura até o fim. Mesmo sendo um livro destinado a crianças, o desenvolvimento dos personagens é excelente - eu nunca esperava tal profundidade em um romance infantil.

Este livro me prendeu desde o início e eu achei fácil imaginar a mansão e as criaturas estranhas e maravilhosas que habitam. Eu amei o mistério em torno da casa, os quartos e passagens secretas que poderiam levar para qualquer lugar. As descrições das fadas foram fantásticas e eu gostei especialmente das cenas com os goblins.

A narrativa de Michelle Harrison é cativante, fazendo com que devoremos cada página até o final. E o enredo é envolvente, muito criativo, inteligente e cativante e uma delícia de ler.

Os 13 Tesouros é o primeiro livro de uma trilogia, e irá mantê-lo completamente entretido. Nem imaginei que iria gostar tanto, mas tal era a prosa envolvente da autora que eu fiquei encantada.
Irei ler a continuação! Recomendo a todos.

2 comentários:

  1. Oi Michele, como vai?
    Sabe que eu ando nesta onda de fantasia, estava querendo comprar um livro assim, para mudar um pouco o foco dos romances, apesar de eu amar muito.
    Esse seria um ótimo livro, esta capa é linda.
    Apesar de ser de 2012 eu ainda não tinha ouvido falar.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Michelle, ainda nao comecei a leitura dessa serie, mas ja adorei a sua resenha e a premissa parece ser mto boa
    Com ctz já vai pra minha lista de desejados :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...