Blogger Widgets

[Resenha #211] O projeto Rosie - Graeme Simsion @editorarecord





Titulo Original: The Rosie Project
Autor(es): Graeme Simsion
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Editora: Record
Ano: 2013
Número de páginas: 320
Compre: Submarino
Classificação: 4 estrelas

Sinopse:
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.



Resenha:

O Projeto de Rosie é uma história sobre a vida e amor. Don Tillman é um professor de genética estranho, charmoso, muito inteligente e socialmente desajeitado em uma prestigiosa universidade de Melbourne. Sua vida é vivida de acordo com convenções, horários, regras e familiaridade. A única área que não está de acordo com os desejos e expectativas de Don é sua vida amorosa - ser incapaz de se relacionar com a maioria das pessoas e evitá-las ativamente não o ajudou a chegar a lugar algum perto de encontrar aquela pessoa especial que será simultaneamente aceitável e atraída por ele. Don procura corrigir seus defeitos da mesma forma meticulosa e lógica com a qual ele cozinha, se veste e faz compras, ou seja, com uma lista totalmente inflexível e uma idéia preconcebida de necessidades. Sua busca para encontrar uma parceira adequada torna-se um projeto, classificado apenas como todas as outras tarefas que ele faz durante todo o dia, um projeto no qual as emoções e amor estão em segundo lugar.

Enquanto "O Projeto esposa" está em andamento, Don cruza com Rosie, uma mulher que ele erroneamente pensa que se escreveu para namorá-lo através de seu extenso questionário. Rosie é imediatamente rejeitada como material para esposa - ela fuma, não come carne, bebe mais do que a recomendação padronizada para as mulheres e tem o cabelo tingido - mas, como se vê, ela só quer Don para ajudá-la a encontrar seu pai biológico usando sua posição e equipamentos no laboratório da universidade. Don compromete a realizar "O Projeto Pai" ao lado do "O Projeto esposa" e se permite considerar Rosie como uma amiga, agora que ele tenha estabelecido que ela não pode ser uma namorada para ele. Don teve apenas quatro amigos em toda a sua vida: uma velha senhora agora que sofrem de demência, sua irmã, agora morta, e o casal Gene e Claudia que ele conhece há anos. Como Don vê mais e mais Rosie, ele se torna cada vez mais confuso com a sua reação a ela e as experiências que eles compartilham, sua 'amizade' ser diferente de qualquer outra que ele compartilhou antes. Passar tempo com Rosie força Don a abandonar grande parte de seu horário regular e hábitos repetitivos, e impulsiona-o para um mundo cheio de interação social, a tomar decisões espontâneas e normas sociais que antes eram estranhas para ele.


" - Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- Você me acha atraente?
(...)- Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo." Pág. 167

Embora não explicitamente declarado, dar-se a entender que Don sofre de Síndrome de Asperger ou, pelo menos, no aspecto autista. Don tem um processo de pensamento analítico e deduções lógicas consistentes com a síndrome de Asperger, bem como sendo fantasticamente inteligente de uma forma totalmente inocente e sem julgamento. 


Rosie continua a empurrar Don mais e mais para fora de sua zona de conforto, ele começa a se alinhar mais estreitamente com o que são considerados os aspectos "normais" de personalidade e socialização, e se engaja em um nível de introspecção além de tudo o considerado anteriormente. Apesar de feliz por estar vivendo sua vida como ele vive, como ele sempre viveu, Don percebe que ele pode fazer algumas mudanças positivas em seu comportamento que lhe permitiria se "encaixar" mais, e pela primeira vez em sua vida ele se encontra ativamente querendo se encaixar - eventualmente chegando à conclusão de que seus desejos são movidos por uma atração por Rosie, uma atração incomum e inesperada que Don tenta desesperadamente entender a tempo, antes que ele corre o risco de perdê-la para seus próprios defeitos.

Tocante, revelador, gentilmente edificante e muito engraçado, o Projeto Rosie é totalmente uma visão fascinante e cômica da mente de um homem socialmente "anormal" tentando o seu melhor para encontrar companhia. Tendo em conta que Don não sabe se ele ainda pode sentir amor, sua busca por uma mulher assume um método e uma fórmula da maioria dos outros livros de um gênero similar completamente diferente, e mantém o livro fresco, charmoso e absorvente. Eu gostei de ver Don crescer e desenvolver-se como uma pessoa usando as habilidades que ele adquire a partir da interação com Rosie e em outras partes de sua vida, por exemplo, na forma como ele trata Gene, Claudia, estranhos e sua própria família. O autor fornece uma verdadeira e cativante visão da mente de Don e do mundo através de seus olhos, e enfatiza que você pode tentar racionalizar a vida e viver de acordo com a lógica, mas há coisas mais importantes na vida, como o amor.

A capa é linda, e tem tudo a ver com a trajetória de tudo o que Don passa. A diagramação, e tradução estão ótimos, somente a revisão com alguns errinhos, mas nada que atrapalhe a leitura. No geral, excelente trabalho da editora!

O Projeto de Rosie não é, de forma alguma, um romance romântico, nem é um 'chick-lit', mas é uma história muito inteligente, engraçada e fascinante que deve agradar a todos. Não fiquei surpresa ao descobrir que ele foi originalmente escrito como o roteiro, e espero que façam filme dele. Recomendo!



Outras Capas:

3 comentários:

  1. cara esse livro parece ser mt fofo *u*

    ResponderExcluir
  2. Quero desesperadamente ler esse livro, amiga!
    Adoro a capa! Adoro a publicidade que a editora fez com ele! Mas acho que acima de tudo adoro a premissa da história.
    Eu quero
    Eu quero!!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Comprei recentemente este livro e estou louca para poder ler. Li várias resenhas positivas sobre ele.
    Adorei a resenha, beijinhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...