Blogger Widgets

[Resenha #216] A Noz de Ouro - Catherine Cooper @BertrandBrasil



Título: A Noz de Ouro
Autor: Catherine Cooper
Série: As Aventuras de Jack Brenin
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615586
Ano: 2012
Páginas: 266
Leia o 1o capítulo: aqui

Compre: Submarino
Classificação: 4 estrelas

Sinopse
: A vida de Jack Brenin muda no momento em que ele encontra um objeto encantado no chão. Sem querer, acaba entrando numa aventura extraordinária por um mundo que ele pensava existir somente nos sonhos. Nora, uma druidesa, e Elan, uma ninfa, são as novas vizinhas do jovem Jack. Após ficarem amigos, elas lhe contam tudo sobre a profecia do Eleito, que diz que o menino que for capaz de ver a noz de ouro poderá salvar hamadríade, a árvore de vida, que corre perigo. Na verdade, as florestas do mundo estão morrendo. Mas, se ele não é corajoso nem forte, como poderia ser o Eleito mencionado em uma antiga profecia?


Resenha:



Depois que sua mãe morre, Jack Brenin vai morar com seu avô, que vive no interior da Inglaterra, mesmo querendo ficar com seu pai que mora na Grécia. Ele acaba conhecendo os vizinhos do seu avô, que são nada comuns. Um dia, Jack tem que se esconder na vegetação para fugir de valentões, e como resultado, fica muito machucado. Uma mulher aparece e diz que ela tem pomada para urticária e arranhões, por isso Jack acompanha ela até a sua casa na floresta. Ungido e enfaixado, ele deixa a casa, cheia de coisas e poções estranhas, e quando ele se afasta, algo bate na cabeça dele, uma noz de ouro, e isso o coloca no centro de uma profecia. Jack é o escolhido, uma figura mencionada na antiga profecia, onde a tarefa de abrir um portal para outro mundo é confiada a ele, e ter a posse desta noz mágica dá Jack entrada em um mundo que só se pensava existia em mitos e lendas. Ele tem que salvar as criaturas mágicas de Annwn que existem no nosso mundo: ninfas, hamadríades, dragões, entre outros. Jack é testado e se ele falhar, as almas das árvores serão perdidas para sempre.

" – Você é a nossa última esperança.
- Não sou “O Eleito”. Apenas encontrei esse fruto na grama.
- Se não o tivesse apanhado não estaríamos tentado essa conversa agora. Os outros sinais não podem estar errados. Você nasceu no por do
sol do primeiro dia do ano novo á sombra da Colina de Glasruhen." Pág. 40

Perplexo, porque ele não acha que ele é especial, corajoso ou forte, ele fica confuso, porque ele não sabe o que é esperado dele, e nem tem certeza de que ele quer ser envolvido, mas se vê envolvido em um aventura mágica extraordinária. E com a ajuda de seus novos amigos, incluindo um corvo voraz literalmente falante chamado Camelin, Jack tenta abrir o portal e salvar os últimos dryads no que poderia ser o único bosque sagrado remanescente na Grã-Bretanha. Mas, para fazer isso, Jack e Camelin deve viajar de volta no tempo para descobrir o que aconteceu com três artefatos especiais.

A maior parte da história é sobre a missão sob a tutela da sábia e poderosa Nora, e sua sobrinha Elan, e o travesso, e sempre com fome, Camelin. As várias criaturas mágicas são diferentes e bem construídas pela autora, e o ambiente no campo é singular e tem um charme inerente. O desenvolvimento do vínculo de amizade entre Jack e Camelin é particularmente agradável de se ler. Jack não é um protagonista particularmente inspirador no início, sendo especialmente propenso às lágrimas, mas é sua transição de timidez a irresistível confiança, determinação e maturidade que faz com que você se envolva com o personagem.

Este livro de fantasia é encantador. Inspirado pela mitologia celta, ele tem todos os ingredientes que as crianças, e os jovens gostam e um personagem central que eles possam se identificar. A história também deixa implícito uma mensagem ambiental.
A história começou um pouco lenta, mas quanto mais a história avança, a escrita fica melhor, embora com muito menos profundidade do que Harry Potter ou As Crônicas de Nárnia.

A capa está linda e a diagramação perfeita com o início de cada capítulo decorado, as folhas são amareladas e de boa gramatura, a tradução e revisão excelentes, parabéns a editora pelo ótimo trabalho.

A prosa é fluente e fácil de ler, com muita sagacidade e com heróis e vilões originais, e uma trama bem tecida com algumas reviravoltas na medida certa, é uma leitura agradável. Recomendo para os jovens amantes de fantasia, a diversão é garantida e vai agradar com sua prosa lírica fluida e brilhante narrativa.

27 comentários:

  1. A resenha desse livro me lembrou do filme da Tinker Bell com essa coisa de ninfas e salvar a árvore da vida. Cheio de magia, me parece bem interessante! #ANozDeOuro

    ResponderExcluir
  2. A resenha me lembrou diversas outras histórias, inclusive as duas que você citou e um pouco de Percy Jackson, nem sei dizer porque, rs Mas me pareceu um pouco semelhantes. Parece ser super interessante a história.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo fantasia, parece muito com histórias de fadas, me encantei pela sinopse, fiquei mais curioso em desvendar com o que vai dar as aventuras de Jack Brenin, sem contar nos personagens tão encantadores. Quero conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Livros de fantasia são meus preferidos... A história até pode começar lenta, como você disse, mas logo depois nos envolvemos muito. Quero muito ler <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro e adoreei a sinopse e resenha..vou procurar mais sobre ele..e é um dos temas que eu mais gosto Fantasia =) também adorei a capa ^^ já quero!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    eu não conhecia o livro, mas adorei sua resenha.

    bjs

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Michele, não conhecia o livro, mas fiquei interessada pela estória, vou procurar mais informações dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de livros de fantasia, mas esse parece legal!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado que agora tá uma onde de capas com fundo azul e fonte dourada, eu fico perdidinha, achando que se trata da mesma série, mas enfim, adorei a premissa do livro, essa coisa de legados e tal, muito bacana!

    ResponderExcluir
  10. Adoro fantasia hahaha, acho que vou amar esse livro...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amoooooo livro de fantasia!! Esse parece ter uma historia miuto fofa!! Espero ter oportunidade de ler em breve


    Bjinho

    ResponderExcluir
  12. Ahhh amei a história,parece ser fantástica. :)
    Não sabia sobre esse livro,vai entrar pra lista nos quis quero ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  13. Que legal,adoro livros de fantasia,esse me parece ser muito bom..Nada como uma aventurazinha para animar!!Adorei a resenha..
    Bjs'
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Este livro tem uma capa linda mesmo.
    Estava procurando um infanto-juvenil de fantasia pra ler. E pelas resenhas ue tenho lido este parece uma ótima escolha.

    ResponderExcluir
  15. A capa realmente é muito bonita. Gostei da resenha, fiquei curiosa com o enredo... adoro livros de fantasia, seres mitológicos, essas coisas... e pelo jeito a história agrega tudo isso com uma trama gostosa de ler.
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. confesso que não é o meu gênero favorito, mas fiquei muito curiosa pra ler... Parece ser tão bom!!

    ResponderExcluir
  17. Livro daqueles pra ler depois de uma ressaca literária boa, leve , com gosto místico e bom de devorar em uma noite, não conhecia mas vou colocar na minha lista!

    ResponderExcluir
  18. A leitura parece ser bem cativante e envolvente, prendendo a atenção do leitor até o fim.

    ResponderExcluir
  19. Adoro livros de fantasia e, mesmo eu acreditando que esse livro é mais para o infanto-juvenil, eu achei a história bem legal e fofa, gostaria de lê-lo. A capa dele é linda e acrescentando o fator magia e aventura achei a história bem cativante. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre me deparo com esse livro e sempre sinto uma curiosidade sobre ele. Isso pq eu amo livros de fantasia, mas fico meio que na dúvida sobre o que achar dele. Mas a sua resenha me fez entender melhor sobre o que se trata e quero sim ter a oportunidade de lê-lo.

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  21. Adoro histórias recheadas de fantasias. Tá com cara de que vai virar filme ou série!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia a série, gostei da resenha, o livro parece ser realmente bom! Estou procurando livros mágicos para futuras leituras, vou procurar mais sobre a série!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros de fantasia, e gosto muito de mitologia celta. Já tinha ouvido falar deste livro, mas sua resenha me deixou mais curiosa para ler =)

    ResponderExcluir
  24. Como gosto de fantasia infanto-juvenil, fiquei interessado nesse livro. E, agora que li essa resenha e vi que ele tem uma narrativa fluida, personagens legais e reviravoltas na medida certa, gostei mais ainda. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Livros assim são maravilhosos pela fantasia e a capacidade de dar assas
    à imaginação e acompanhar Jack em suas aventuras porque ele era um garoto órfão e solitário mas depois de conhecer Nora tudo vai mudar e é aquela história com uma atração incrível e tão intensa que não podemos nos desligar.

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro nem a autora, parece ser um livro bem interessante e lendo a resenha me fez lembra de algum livros. Acredito que ele foi meio choram no começa mas provavelmente irá crescendo no decorrer da série.

    Giselle Oliveira

    ResponderExcluir
  27. Eu realmente nunca tinha ouvido falar sobre esse livro...e após ler a sinopse e sua resenha simplesmente amei..adoro histórias assim com fantasia, mitologia celta...estou louca pra lê-lo e tê-lo..Vai com certeza pra lista dos desejados..

    Parabéns pela resenha e muito obrigada por nos apresentar um livro tão incrível.

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...