Blogger Widgets

@editorarocco lança "A história secreta de Dante", perfeito para fãs de Dan Brown


A Editora Rocco divulgou a capa de "A história secreta de Dante", de Jonathan Black, autor do bestseller "A história secreta do mundo", decidiu desvendar alguns dos mistérios contidos na obra que é considerada por muitos a mais importante peça literária do Ocidente.

Em uma análise ao mesmo tempo meticulosa e acessível da vida e obra de Dante Alighieri, "A história secreta de Dante" investiga os segredos que se escondem em 'A divina comédia', obra-prima do poeta italiano, escrita num tempo em que as sociedades secretas exerciam profundo impacto no mundo ao fundir ciência e esoterismo.

Um guia perfeito para a compreensão dos mistérios que inspiraram "Inferno", o novo romance de Dan Brown.

Este mês nas livrarias.


Veja a capa e a sinopse:


Jonathan Black, autor do bestseller A história secreta do mundo, decidiu desvendar alguns dos mistérios contidos na Divina Comédia, obra épica de Dante Alighieri (1265-1321), considerada por muitos a mais importante peça literária do Ocidente. O resultado da investigação pode ser conferido no livro A história secreta de Dante, no qual Black disseca todas as influências e referências terrenas e espirituais que ajudaram o poeta de Florença a construir o seu grandioso Inferno, que até hoje impressiona pela força e originalidade de sua narrativa.
Transitando em diferentes momentos históricos da humanidade, dos antigos povos do Oriente, passando pela Grécia Antiga e Império Romano até os últimos séculos da Idade Média, Black aos poucos vai montando um quebra-cabeça que nos levará a conhecer as várias facetas da formação intelectual e mística de Dante. Dentre as notas biográficas do poeta italiano, o autor se atém principalmente à sua paixão pela jovem Beatriz e à sua estreita ligação com a ordem dos cavaleiros templários, criada durante as Cruzadas.
A existência de sociedades secretas como a dos cavaleiros templários e a maçonaria francesa, segundo Black, era uma forma de cultivar e expandir um conjunto de conhecimentos esotéricos de iniciação espiritual que a classe religiosa condenava. Esses ensinamentos eram a chave da elevação do indivíduo a instâncias sobrenaturais sem a intervenção dos dogmas da Igreja, por meio de chamados estágios alterados de consciência.
Durante o exílio, Dante teria sido iniciado na sabedoria secreta dos templários, que derivava de um conjunto variado de correntes filosóficas e ciências ocultas, como a alquimia, a cabala, o sufismo e neoplatonismo. Foi também durante o exílio que escreveu o Inferno, primeira parte da Divina Comédia. Na obra, ele desce ao Inferno com a ajuda do poeta latino Virgílio, passa pelo Purgatório e enfim chega ao Paraíso, onde encontra sua amada Beatriz.
Black atenta para as semelhanças entre a descrição do inferno de Dante e os rituais de iniciação das sociedades secretas, que envolviam túneis e câmaras subterrâneas. Para Black, a jornada pessoal que Dante descreve, além de ser a mais ousada tentativa de mapear e materializar toda a cosmologia medieval, é também, como o leitor saberá, a busca pela compreensão das forças transformadoras do universo e sua implicação nos rumos da história da humanidade.
 

1 comentários:

  1. Nossa que legal, é bom porque ai já compro tudo de uma só vez, esse, o Inferno e A divina comédia hahahaha

    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...