Blogger Widgets

@primaveraeditor lança "Na ponta do leque", de Jocelyne Godard



A Primavera Editorial lança o livro "Na ponta do leque", de Jocelyne Godard

O Japão medieval ganha vida em Na ponta do leque, lançamento da Primavera Editorial. O romance da escritora francesa Jocelyne Godard combina História e ficção em uma emocionante narrativa, valorizada por um projeto gráfico que evoca a cultura japonesa do período. 



Na ponta do leque, livro de Jocelyne Godard, proporciona uma fascinante viagem pela cultura japonesa do século X
 
“Se o casal viesse para namorar, como a sedução na corte do
imperador Ichijo passava pelo encontro da cultura e do
espírito, o pavilhão das Glicínias era o local mais adequado.
Nesse caso, os dois clientes pediam para isolar-se em uma peça menor e mais aconchegante. É assim que namorados, uma vez que só tinham vontade de
seduzir, harmonizavam-se espiritualmente antes de frequentar outra
casa de chá onde, dessa vez, o casal podia
entregar-se a aconchegos mais íntimos.”

A protagonista de Na ponta do leque é a jovem Yasumi, que, em uma manhã de primavera dos anos 1000, deixa a província de Masushi levando como bagagem somente uma bolsa com um quimono, alguns hashi, um pequeno altar budista, um leque e um sabre. A estrada que leva à capital Kyoto é longa e cheia de perigos. Mas Yasumi – a quem não falta audácia nem determinação – quer reencontrar um pai que não conheceu e reabilitar seu nome ante a poderosa família Fujiwara. Com a ajuda e a companhia da égua Longa Lua, a protagonista, temerária, primitiva e um pouco bárbara, tem que se curvar aos costumes de uma corte extremamente letrada e refinada, na qual o peso da maquiagem, as cores das roupas sobrepostas e o manejo do leque, na ponta do qual se colocam poemas, são os símbolos de uma cultura suprema. Enquanto os Fujiwaras dominam o reinado, Yasumi vive um grande amor e conhece as mulheres mais eruditas da época. Envolta em uma engrenagem inesperada, a vida da protagonista avança a um destino insólito.

Na ponta do leque tem um apelo visual à altura de seu valor literário, característica marcante nos títulos da Primavera Editorial. A cultura japonesa que permeia todo o livro está refletida no projeto gráfico da designer Paula Paron – composto pela bela capa, cuja aquarela é assinada pelo estúdio Coisas de Lolla – e nos ideogramas de Misao Hara. 

A tradução de Na ponta do leque também merece destaque. O texto em francês, em todas as suas minúcias, foi vertido para a Língua Portuguesa por Ciro Mioranza, cumprindo a missão da Primavera Editorial quanto à fidedignidade aos originais publicados em outras línguas. Formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), com especialização em Linguística nas Universidades de Roma, Paris, Southampton (Inglaterra) e Bucarest (Romênia), Mioranza é tradutor de inúmeros livros, incluindo “Morte entre poetas” (do espanhol); “Os grandes exploradores” (do francês); e “Vaticano S.A” (do italiano). É ainda autor da obra “Dicionário dos sobrenomes italianos”, pesquisador do Ministério da Cultura da Itália e ex-professor de universidades brasileiras.

AUTORA

Apaixonada pela vida das mulheres célebres, Jocelyne Godard opta por resgatar aquelas que a História esqueceu. É a autora, entre outras obras, da série em 11 volumes “As Tebanas” – que narra a vida cotidiana das egípcias da 18a  dinastia, e de um grande quadro histórico que relata, em duas sagas, o artesanato das prestigiosas tapeçarias reais da Idade Média e da Renascença: “Lys en Val de Loire e Les Ateliers de Dame Alix”.


TRECHOS DO LIVRO

Página 10
“(...) A jovem Soshi foi sentar-se ao lado de Yokohami, ciente de que também ela passaria pelo teste. Tomou uma folhinha azul pálida que, como o branco e o rosa, convinha ao texto que a Imperatriz pedia. Concedeu-se alguns minutos de reflexão, escreveu sua primeira palavra e a riscou, o que não era muito elegante, mas logo que a inspiração veio, prosseguiu sem parar e estendeu o waka à imperatriz.”

Página 36
“(...) Yasumi passou a narrar, portanto, à sua anfitriã o que ela queria ouvir e não esqueceu nenhum detalhe daquilo que havia visto e encontrado desde sua partida: as montanhas, os cumes nevados, a primavera nos campos, os rios, as pontes, o céu e especialmente a noite, com a lua que mudava a todo momento.”

Página 48
“(...) Pousando sua boca sobre a de Yasumi, ele a bloqueou novamente. Foi, no entanto, sua derrota, pois o beijo que tentava impor desconcentrou-o por alguns segundos. Yasumi conseguiu livrar uma das mãos para procurar a mala que sempre guardava perto de si.
(…)
— Deixe-me partir! Teu patrão quis estuprar-me. Só teve o que merece!
Yasumi apanhou seu ábaco e enfiou-o prontamente em sua mala, ajeitou sua roupa e passou diante da jovem criada, que não havia dito uma só palavra.”

Página 225
“(...) Mas Yasumi estava petrificada. Instintivamente, tirou seu pequeno sabre e crispou seus dedos sobre a empunhadura de bronze. E foi ali que se deu conta de que Motokata tinha razão ao dizer-lhe que nunca teria a força de um homem para manejar essa arma. Se um dos Minamotos se aproximasse dela, poderia em um segundo decepar-lhe a cabeça. Mas de que lhe serviria o punhal nesse exato momento? Deveria descer do cavalo para combater. Essa certeza a fez estremecer.”

Página 226
“(...) De seu posto de observação, o odor do sangue afluía até suas narinas. Yasumi fixava a mão longa e ameaçadora que, de sabre em punho, saía da manga de uma pesada túnica como um diabo sai de sua caixa. Depois viu voar outra cabeça que rolou pelo chão. Era a de Nariakira. Ela ouviu Motokata urrar de dor, porque acabava de reconhecer seu irmão decapitado. Sua força e sua raiva decuplicaram-se.”

Página 421
“(...) A morte de sua mãe a havia deixado triste e solitária, a de Li a havia tornado cética, desconfiada, à espreita das traições e das armadilhas. A morte de Motokata a aniquilava, matava-a com esse mesmo golpe de espada que ele recebeu nas costas.”

FICHA TÉCNICA

Titulo: Na Ponta do Leque
Titulo original: Au bout de l’eventail
Autora: Jocelyne Godard
Gênero: Romance
Ano: 2013
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 452
Peso: 600g
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-61977-10-8
Preço sugerido: R$ 48,50

Para adquirir essa obra clique aqui 

PRIMAVERA EDITORIAL

Com a proposta de ser uma “butique de livros”, a Primavera Editorial estimula o hábito da leitura com conteúdos prazerosos, inteligentes e instrutivos. Investir em novos autores nacionais e estrangeiros tem sido uma das estratégias adotadas pela editora. Com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira e romances policiais, as obras editadas são associadas à inovação e ao pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica. A Primavera Editorial é presidida por Lourdes Magalhães. www.primaveraeditorial.com


1 comentários:

  1. Eu nunca li nada que se passe no Japão, e adorei a premissa desse livro *--*
    E essa capa é tão fofinha :D
    Adorei

    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...