Blogger Widgets

[Resenha #236] Casais Inteligentes Enriquecem Juntos @EditoraGente



Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Gente
ISBN: 9788573128000
Páginas: 163
Compre: Submarino
Classificação: 4 estrelas

Sinopse:
“Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? A culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se havia saldo no banco na hora de fazer alguma compra. Sobrou dinheiro no fim do mês? Em vez de comemorar, o casal pode arranjar mais um motivo de discussão sobre como investir ou gastar aquela quantia. Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, Casais inteligentes enriquecem juntos mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza. E com isso vai até sobrar dinheiro para dar uma incrementada no relacionamento!”


Resenha:

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos fala sobre educação financeira. E uma das causas de desentendimento entre um casal é dinheiro e a falta de diálogo.

“Na maioria das vezes, orçamento, planejamento financeiro, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos casais. Assim, estabelecer objetivos de longo prazo passa a ser um problema, porque quem não participa das finanças não percebe as metas a serem atingidas gradativamente, notando o sacrifício apenas no momento de desembolso”

O livro está dividido em três partes, a Primeira parte faz análises sobre os cinco estilos de como lidar com o dinheiro. Como agem os poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e os financistas.

A segunda parte fala de relacionamento, tanto de namoro quanto de noivado e diz que é fundamental pensar de forma clara para lidar com o dinheiro. E são dados exemplos para mostrar os benefícios da organização financeira de um casal. Dicas de presentes, poupança anual para viagens e etc

 “Planos comuns jamais serão construídos de modo eficiente se tudo no relacionamento for dividido. Perde-se em eficiência, em organização e em resultados!”

A terceira parte fala do bom uso do dinheiro, da importância do planejamento empregado nas atividades domésticas básicas. Também fala das opções disponíveis de investimento.



No geral, eu gostei muito do livro, é bem útil. A escrita é leve, didânica, simples e fácil de entender, com exemplos bem práticos e tabelas de explicações.
Gostei que o autor dá dicas sobre bolsa de valores, investimentos em imóveis, futuro financeiro, como se preparar para a chegada dos filhos, como garantir uma aposentadoria tranquila, muito bem esclarecedor. O autor também nos ensina a elaborar um orçamento familiar equilibrado, e que todos conseguem fazer economia se quiser, e da importância às conquistas emocionais de um casal. E mostra cada etapa para quem quer economizar e para quem está gastando mais do que ganha. O que me fez pensar muito, já que me enquandro na que gasta mais do que ganha, triste realidade. Então, no fim, este livro me ajudou com dicas para que eu tente me reeducar nos meus gastos, assim para não ter surpresas no futuro.
Recomendo!

1 comentários:

  1. Minha mãe comprou esse livro (mas com uma capa diferente, acho que é de algum filme sei lá...) e ela gostou bastante também! Quem sabe um dia eu não o pegue para ler ?!?!

    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...