Blogger Widgets

[Resenha #242] Uma princesa de Marte - Edgar Rice Burroughs @editora_aleph



Título original: A Princess of Mars
País de origem: EUA
Autor(a): Edgar Rice Borroughs
Editora: Aleph
Ano: 2012 (2ª edição)
Número de páginas: 269
Compre: Saraiva - Buscapé
Classificação: 4 estrelas

Sinopse:

     Um século após sua publicação, Uma Princesa de Marte recebe sua primeira versão brasileira do texto original que inspirou o filme John Carter, dos estúdios Disney. O capitão John Carter, combatente do exército confederado, tenta recomeçar sua vida após perder tudo o que possuia com o fim da Guerra Civil Americana. Ele só não poderia imaginar que seu caminho o levaria a terras desconhecidas em outro planeta.

    Apesar da aparência inóspita, Marte é repleto de vida, com uma flora peculiar e fauna diversificada, habitada por estranhas raças constantemente em guerra umas com as outras. Capturado pelos temíveis tharks, John Carter luta por sua liberdade e busca conquistar o amor de Dejah Thoris, princesa de Helium. Numa jornada repleta de contratempos, ele se envolve em disputas entre as diversas tribos de Barsoom – como o planeta é chamado por seus habitantes –, fazendo poderosos inimigos e ganhando a confiança de importantes aliados.

    Em seus romances barsoomianos, do qual Uma Princesa de Marte é o primeiro livro, seguido por Os Deuses de Marte e O Comandante de Marte, Burroughs criou um herói marcante, uma cultura vasta e rica.


Resenha:


Uma princesa de Marte de Edgar Rice Burroughs é um livro de ficção científica publicada em 1912. Já é um clássico, uma obra extremamente importante. E continua a atraír e conquistar novos leitores de todas as idades até hoje.

Um veterano da Guerra Civil chamado John Carter, está atrás de riquezas, quando escapa de uma emboscada dos índios apaches e se esconde em uma caverna e, sem querer, acaba teletransportado para o planeta Marte. Lá, ele descobre que tem uma enorme força e agilidade devido à força de gravidade mais baixa, sendo capaz de saltar grandes alturas e distâncias.
Ele é rapidamente confrontado por uma horda de imensos gigantes de pele verde conhecido como Tharks, e é capturado por eles e torna-se a responsabilidade de Tars Tarkas, segundo no comando da tribo. Os Tharks são uma raça guerreira que tem 15 metros de altura e seis membros. Carter é levado perante a comunidade de Tharks, e um dos chefes o assedia. Carter atinge o chefe e, inadvertidamente, o mata. No costume dos Tharks, Carter herda o título e os direitos do chefe morto, tornando-se ele mesmo um chefe Tharkian.

Tudo isso é apenas um prelúdio para a história real: a que envolve Dejah Thoris, princesa de Helium, dona do coração de John Carter. Com isso ele começa sua jornada pela sobrevivência em Barsoom, como os marcianos chamam Marte. E a conquista do amor da princesa de Helium, Dejah Thoris. Ele vai mover céus e Marte para estar com ela.

 

Burroughs escreve com enorme entusiasmo, criando personagens e situações de complexidade rica e surpreendente. John Carter, é um personagem extremamente bem desenvolvido, ele tem uma força superior, agilidade, habilidade marcial, atrativo físico, inteligência e sorte. Carter sabe exatamente como tirar proveito disso. Ele calcula instantaneamente como se mover em baixa gravidade de Marte. Ele aplica o seu conhecimento de batalha da Guerra Civil para lutar ao lado de várias raças alienígenas diferentes. Ele aprende a falar a língua marciana. E, além do mais, ele ganha instantaneamente a confiança de quase todos ao seu redor.


 
Em suma, Uma princesa de Marte é um livro simplesmente fantástico, com intriga política, bravura, romance, e humor, proporciona uma boa diversão à moda antiga, muita aventura, cenário interessante, um verdadeiro passeio de montanha russa. Carter está sempre em enrascadas ao longo do caminho, mas nunca desiste de sua missão de resgatar a bela princesa Dejah Thoris das garras diabólicas das horda marcianas.


A capa do livro é simples, mas bonita, com folhas amarelas. A diagramação, revisão e tradução excelentes!


Existe o filme feito baseado no livro e se você já viu ou não o filme, ou pretende, esta é a sua chance de ler o romance original, mais detalhado, que foi o início de uma grande série clássica de ficção científica. Mais que recomendo!!

 
 Gostou do livro? Pesquise no Buscapé e encontre o melhor preço e compre aqui.

6 comentários:

  1. Adorei sua resenha e fiquei mega curiosa hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a resenha, estou super ansiosa para ler *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Parece excelente! Esse misto de questões políticas com aventura e romance sempre combina... Não é o tipo de história que tenho lido atualmente, mas com certeza é um livro chamativo!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem legal. Imagina você está lá de boa fugindo e de repente está em Marte. Louco! Adorei a resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro recentemente e gostei muito. Achei melhor que o filme e com uma dinâmica melhor também.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha queria saber se esse "negoço" que faz o anuncio do filme tira?? pois eu vi que em todos os sites que eu vejo tem esse "negoço".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...