Blogger Widgets

@editora_aleph lança 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO, uma edição especial e inédita no mundo



2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO FINALMENTE VOLTA ÀS PRATELEIRAS!!! Que ótima notícia!!!

E já está em pré-venda na Saraiva, aqui 
A Aleph preparou uma edição especial e inédita no mundo para um dos maiores clássicos da ficção científica de todos os tempos


Previsão de lançamento: 07 de outubro

 
Há 45 anos, chegava aos cinemas um épico espacial que se tornaria um marco cinematográfico, considerado um dos mais importantes e influentes filmes da história. 2001: Uma Odisseia no Espaço teve seu roteiro escrito a quatro mãos, pelo escritor de ficção científica Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick. O filme revolucionou a indústria do cinema com suas cenas inesquecíveis e efeitos visuais pioneiros para a época. O que poucos sabem é que 2001 é um dos raros casos em que o filme acabou por inspirar um autor a estender sua história para as páginas de um livro. Enquanto trabalhava com Kubrick nos detalhes do roteiro a ser utilizado pelo diretor, Clarke encaminhava, em paralelo, uma versão mais extensa e detalhada da história, que foi lançada também em 1968, logo após a exibição do filme.
Depois de mais de uma década fora das prateleiras, a Editora Aleph está lançando uma edição muito especial da obra, inédita no mundo. Além de uma nova tradução minuciosa de Fábio Fernandes (Neuromancer, Laranja Mecânica), o livro está recheado de extras: uma nota de Clarke na ocasião do falecimento do Stanley Kubrick (às vésperas da chegada do tão esperado ano de 2001); as traduções dos contos A Sentinela e Encontro no Alvorecer, fundamentais na composição deste clássico (informação confirmada pelo próprio autor em sua Nota à Edição Comemorativa do Milênio, também contida nesta edição)
Além disso, a Aleph preparou uma surpresa para os fãs. O livro é como um bloco preto, sem textos na capa, contracapa e lombada, e as bordas do miolo também são pintadas de preto. Uma alusão direta ao objeto mais icônico da obra: o monolito alienígena. Este "livro-monolito" vem dentro de um box.
SINOPSE
No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas de cinema por Stanley Kubrick.

Nascido em 16 de dezembro de 1917 na cidade de Minehead, em Somerset, Inglaterra, Arthur C. Clarke desenvolveu, desde cedo, o interesse pela ciência e pela ficção científica. Após o ensino médio, mudou-se para Londres, onde se tornou membro da Sociedade Interplanetária Britânica e estudou Física e Matemática no King’s College. Em um artigo técnico escrito em 1945 para o periódico inglês Wireless World, ele apresentou os princípios da comunicação por satélite, os quais levariam aos sistemas hoje utilizados. Entre seus trabalhos mais notáveis estão O Fim da InfânciaEncontro com Rama e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Em 1956, Clarke mudou-se para o Sri Lanka, onde continuou a escrever seus livros e artigos. Lá viveu até sua morte em 19 março de 2008, aos 90 anos, deixando um legado literário impressionante, com mais de cem milhões de livros vendidos no mundo inteiro. 
DROPS:

2001: Uma Odisseia no Espaço foi indicado a quatro Oscars, sendo premiado com o de Efeitos Visuais.

- O primeiro encontro entre Clarke e Kubrick aconteceu em Nova York, no dia 22 de abril de 1964. O cineasta mencionou que estava procurando uma maneira de fazer um filme sobre a relação do Homem com o universo. Clarke, então, ofereceu um de seus contos, e em maio, Kubrick havia escolhido um deles, A Sentinela (The Sentinel), como material base para seu filme. Na procura de mais materiais para expandir o enredo do filme, os dois passaram o resto de 1964 lendo livros sobre ciência e antropologia e assistindo a filmes de ficção científica. Clarke e Kubrick passaram dois anos transformando A Sentinela em um livro, e depois em um roteiro para 2001.

- Uma sequência para o livro, intitulada 2010: Odyssey Two, foi publicada em 1982 e adaptada para o cinema em 1984 (sem o envolvimento de Kubrick). Clarke mais tarde escreveu mais duas sequências2061: Odyssey Three (1987) e 3001: The Final Odyssey (1997).

- Segundo Clarke, Kubrick tentou conseguir uma apólice de seguro na Lloyd's of London, mercado de seguro britânico famoso pelas coberturas incomuns (como segurar a voz de Bruce Springsteen em US$ 6 milhões), caso extraterrestres fossem descobertos antes do lançamento do filme. O astrônomo Carl Sagan chegou a comentar a recusa da Lloyd's: "Em meados da década de 60 não existia nenhuma busca por inteligência extraterrestre e as chances de alguém se deparar acidentalmente com alienígenas era extremamente pequena. A Lloyd's of London perdeu uma boa aposta."

- Quem assina a capa é o designer Pedro Inoue. Diretor criativo da revista AdBusters, Inoue já colaborou com David Bowie, Damien Hirst e Ryuichi Sakamoto; as capas inovadoras dos livros de Philip K. Dick e da edição especial de 50 anos do Laranja Mecânica, publicados pela Aleph, também são de sua autoria.

- 2001: Uma Odisseia no Espaço não é a única relação da Aleph com Stanley Kubrick. A editora já publicou Laranja Mecânica (em duas edições: comum  e comemorativa de 50 anos).

- De Arthur C. Clarke, a Aleph já publicou Encontro com Rama e O Fim da Infância, e lançará em 2014, Fontes do Paraíso
Título: 2001: Uma Odisseia no Espaço Autor:  Arthur C. Clarke Tradução: Fábio Fernandes Nº de páginas: 336 Preço de capa: R$ 54,00 Editora: Aleph 


1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...