Blogger Widgets

[Resenha #249] O menino da mala - Lene Kaaberbol e Agnete Friis @editoraarqueiro


O menino da mala - Lene Kaaberbol e Agnete Friis
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411836
Ano: 2013
Páginas: 256
Gênero: Policial, Suspense
Classificação: 3 estrelas
Compre: Buscapé
Skoob

Sinopse:
“Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo. Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo. Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.


Resenha:

Não há absolutamente nenhuma ambigüidade sobre o título deste livro: há um menino nu e dopado e ele está realmente em uma mala. E quem o descobre é uma enfermeira chamada Nina Borg, ela recebe um telefonema de uma amiga para que ela pegue uma mala em uma ferroviária local. Por razões que ainda não compreendemos totalmente, quando ela descobre que o menino perfeitamente saudável de 3 anos de idade está na mala, Nina vai se esconder com ele ao invés de entrar em contato com a polícia, o marido ou alguém que possa ser de ajuda, em tais circunstâncias. A história segue enquanto ela tenta descobrir quem é o menino e o que ela deve fazer com ele. A criança é uma vítima de tráfico de seres humanos? Algo pior? Nina não vê nenhuma solução fácil. Ela ainda encontra Karin morta em uma cabine. Sua única saída é fazer com que a criança que está assustada e fala uma língua diferente a conte o que aconteceu.

Três outros tópicos seguem três outros personagens: Jan, um rico empresário dinamarquês cuja viagem sofre um atraso resultando na perda de um compromisso muito importante; Sigita, uma mãe solteira da Lituânia que acorda no hospital com um braço quebrado e Jucás, que trabalha para ganhar dinheiro, que ele precisa para a sua vida dos sonhos na Polônia com sua esposa. As histórias de todos se conectam, embora não de uma forma totalmente previsível.

O caráter de Sigita é excepcionalmente bem retratado, e é para mim a personagem mais simpática do romance. Nina Borg é uma boa personagem, ela só quer ajudar as pessoas. Tanto é assim que muitas vezes ela se esquece de ajudar a si mesma e sua família. Como uma enfermeira que trabalha para uma organização que ajuda às mulheres e crianças vítimas de abuso, bem como imigrantes ilegais. Nina encontrou um lugar para si mesma, onde ela pode alimentar tanto a sua incapacidade de dizer não e seu desgosto pela vida doméstica.


A capa do livro fico bem bacana, folhas amarelas, diagramação, revisão e tradução excelentes!! Parabéns a editora pelo ótimo trabalho.

O livro manteve um bom ritmo e conseguiu manter algumas surpresas na manga até perto do fim. Os capítulos são curtos, o enredo convincente, bem escrito, cheio de pistas, algumas pistas falsas, e algumas questões de se fazer pensar, personagens realistas, e um turbilhão de mistério, suspense e intriga. Você vai ter emoções mistas sobre todos os personagens. Nina é forte e impotente, que é uma combinação interessante e frustrante. Se você gosta de mistérios e suspense, esta é uma série para você!



30 comentários:

  1. Já li elogios e críticas sobre o livro, confesso que continuo curiosa para ler, só me resta conseguir tempo.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Achei o enredo desse livre bem triste, mas um pouco fora do comum. A capa também chama muito a atenção, e estou mega-curiosa para lê-lo :)

    ResponderExcluir
  3. Gosto de livros com bastante suspense e mistério... esse parece ser bem dinâmico.
    Gostei muito da capa, achei bonita :)
    Também me parece algo bem diferente do que costumo ler, e isso despertou minha vontade de conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  4. Uma das capas mais lindas dos últimos tempos...

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter achado o enredo incomum eu amo um mistério. E essa capa linda :3

    ResponderExcluir
  6. O titulo do livro me faz lembrar de um caso assim que ocorreu na minha cidade(Curitiba) mas a criança estava morta...muito triste.
    Trafico de pessoas se tornou algo normal, infelizmente, o tema é bom ja que convivemos com ele. pretendo ler, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sinopse do livro e a capa tbm...
    adoro misterios e esse parece ter bastante...rsrs
    ja quero demais conhecer essa estoria...
    :)

    ResponderExcluir
  8. Muito linda essa capa!! E que história hein!? super suspense... amo!!
    É um tema muito bom!
    Ótima dica!!

    ResponderExcluir
  9. Mistérios e suspenses são o que eu mais gosto! haha
    O menino da mala já um dos livros que mais desejo ler, e sua resenha só contribuiu.
    A história parece ser bastante forte e espero que os destinos dos personagens se cruzem, ao final.
    Espero ler em breve!
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Li várias críticas positivas sobre este livro. A capa é linda, a estória é muito triste... mas tb muito humana, muito real, infelizmente! Espero que o menino tenha um final feliz :)

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda, gosto de mistérios e suspense, porém meio triste.... Tenho um filho quase nessa idade iria ficar bem comovida com a leitura

    ResponderExcluir
  12. Logo que esse livro foi lançado, antes de ler qualquer resenha, eu fiquei super curiosa por esse livro, o título e a capa, tão sugestiva e bem feita, chamaram a minha atenção. Depois li resenha sobre eles e vi que as opiniõe se dividem, teve gente que gostou mas outros nem tanto. Eu não me empolguei muito pela personagem principal mass ainda assim continuo na expectativa para ler, espero gostar mas não sei se é o tipo de série que eu vou me interessar em acompanhar. Só lendo para decidir.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem uma coisa que me arrebatou independente de temática: é na Lituânia, amooo! Minha avó era de lá, meu bairro é lotado de lituanos, e eu simplesmente amo td de lá, é tão fofo, embora eu sei que nada disso aparece em um livro que parece denso!

    Adorei a capa!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já me ganhou pela capa... É um tipo de livro que eu pararia para vê-lo numa livraria... E o enrendo, bom não é lá tão original, contudo possui o gênero que eu particularmente curto bastante... Vou anotar o nome dele na minha listinha de futuras leituras!!! Ótima resenha...

    ResponderExcluir
  15. Nao gosto muito desse tipo de historia nao.. gosto mais daqueles romances melosos...rsrs mas sempre procuro ler de tudo um pouco, e tenho interesse em ler esse livro, bateu uma curiosidade...rsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    o livro me pareceu interessante, mesmo com esses pontos falhos.
    O enredo parece ser bem diferente.

    curiosa

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. O enredo investigativo desse livro me agrada, achei a história interessante. Como essa é a primeira resenha que leio, ainda não tenho tanto desejo de lê-lo, mas certamente a capa chama bastante atenção, é muito bonita por sinal.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei esse clima de mistério do livro! Louca pra ler!

    ResponderExcluir
  19. Fico abismada com esses livros que nos dão falsas pistas, penso assim "Mas poxa, até eu o autor enganou!" mas são justamente os que mais prendem minha atenção! kkk
    Tenho curiosidade em descobrir o mistério por traz do menino da mala desde que fiquei sabendo desse lançamento. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Adoro romances policiais e a história parece ser bem interessante, embora eu já tenha lido em outras resenhas que o livro é bem fraquinho e que as autoras não exploraram bem a história. Vou ler e tirar minhas conclusões. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  22. Nunca li um livro policial somente romance e pela sua resenha o livro parece ser muito bom...a capa do livro é bem legal e chamativo...estou comichando para ler *-*
    Preciso convencer minha conta bancária(pai) a comprar pra mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Que resenha gostosa de ler! E que bom saber que vou encontrar um livro que vai me prender, me deixar tensa com o suspense e ainda me emocionar.
    Já andei lendo resenhas por aí e em muitas a Nina é referida como uma personagem que não tem empatia com o leitor, li essa reclamação de algumas pessoas de quem considero muito a opinião sobre os livros que quero ler…
    Mas isso não tirou o brilho que esse livro despertou em mim, aguçou minha curiosidade e quero saber qual mistério ronda essa trama. Vc disse que terei emoções mistas accerca dos personagens e isso me delicia, rs, adoro quebrar a cara ou me surpreender!

    ResponderExcluir
  24. Sou uma grande apreciadora de romances policiais.
    Confesso que no principio não fiquei interessada nesse livro, mas a curiosidade em saber quais os motivos e como e solucionado o caso do menino da mala e mais forte. Lerei ele assim que possível. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Adoro mistérios, principalmente quando ele consegue ser concluído até o final do livro e mesmo deixando um gostinho de quero mais para o próximo livro, não decepciona e nem deixa a desejar.
    Tô querendo muito esse livro.

    ResponderExcluir
  26. Vi esse livro na livraria e fiquei babando por não poder comprar na hora, depois da sua resenha quero mais ainda. Livros de mistério sempre me chamam atenção, principalmente os bem edificados <3

    ResponderExcluir
  27. Esse é mais um dos livros que conseguiram me enganar completamente. Logo que o vi, imaginava ser um drama daqueles bem rasgados, mas vi que é uma espécie de trhiller de suspense. Confesso que gostei muito mais de saber que estava enganado. Rsrsrs
    Me parece ser uma trama bem tensa, e claro que vou querer lê-lo muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Oi Mi
    Só agora descobri que esse é o primeiro livro de uma série onde personagem principal é a enfermeira Nina Borg. E melhor ainda é saber que essa é uma daquelas séries em que as histórias dos livros são independentes e apenas a protagonista participa de todas elas.
    Este livro é um ótimo thriller que mostra dois lados da sociedade de um país, um milionário onde se consegue tudo o que deseja e outro, de pessoas menos favorecidas que buscam refúgio vindas de países vizinhos que sofrem com a violência e falta de dinheiro.
    A narrativa parece que é bem envolvente e o leitor vai descobrindo aos poucos sobre o passado dos personagens e as motivações que os levaram até ali. Acredito que os personagens foram muito bem construídos, cada um com sua própria característica bem delineada. Até o jeito de narrar e 'falar' de cada personagem é diferente.
    Leitura na lista!
    Bjus

    ResponderExcluir
  29. Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro. A leitura parece que é tão deliciosa..tão gostosa de ler!

    ResponderExcluir
  30. Eu achei a capa do livro muito linda mesmo mas a resenha não me convenceu a querer lê-lo. Não saquei direito a ideia do livro mas parece ser meio denso e dramático pela questão do tráfico. Vamos ver se mudo de opinião kkk

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...