Blogger Widgets

[Resenha #268] Passarinha - Kathryn Erskine @EdValentina


Titulo: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Edição: 1
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 224
skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Buscapé - Saraiva

Sinopse:

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


Resenha:

"Passarinha" é um belo e comovente romance que dá voz a Caitlin, uma garotinha de 10 anos com síndrome de Asperger. Devido a síndrome, Caitlin vê a vida de uma forma muito pura e inocente. Ela vê as coisas como elas são. A narração em primeira pessoa te leva diretamente para o mundo de Caitlin, para experimentar sua perspectiva. Isso me deu uma maior compreensão das pessoas com síndrome de Asperger. Essa síndrome faz com que a pessoa não entenda emoções, já que são pessoas racionais e entendem tudo no sentido real da palavra. Também tem dificuldade de interagir com outras pessoas, não gosta de mudanças em sua rotina e não processa emoções e tem dificuldade em demonstrá-las.



Dois anos atrás, a mãe de Caitlin morreu de câncer, e agora seu amado irmão mais velho, Devon foi assassinado de forma aleatória em um tiroteio em sua escola. Essas mortes trágicas seriam difícil para qualquer um lidar, mas para Caitlin são extraordinariamente difíceis. Seu mundo desmorona. Ela contava com ele para lhe dar respostas e orientar o seu caminho pela vida.

Perda e luto são os dois temas principais. E como os personagens - especialmente Caitlin e seu pai - respondem a essas perdas e como vão seguir em frente com suas vidas, fornece à narrativa uma tensão dramática. Para o pai de Caitlin, a questão principal se torna a própria sobrevivência: como e por que, ele deve continuar a viver depois de perder tanto sua esposa e filho para uma morte prematura? Ele está tão batido pela morte de seu filho, Devon na escola que os seus poderes de concentração e pensamento racional tornar-se severamente prejudicados. Quando Caitlin mais precisa do pai para suporte, ele está simplesmente indisponíveis.

Mas apesar de tudo, Caitlyn, luta arduamente para transmitir e obter emoção, e começa a entender como o trágico tiroteio afetou à ela mesma, seu pai, e a comunidade. Ela começa a sentir empatia.

Eu gostei como a arte de Caitlin foi utilizada como uma metáfora por todo o livro. Caitlin é uma artista extremamente talentosa, mas só desenha em preto e branco. Quando ela cresce e muda, desenvolve empatia pelos outros, assim muda sua aceitação do uso de cor em sua obra de arte.

Kathryn Erskine criou uma história incrivelmente sensível e com uma perspectiva única. A linguagem é simples, bem escrita, poderosa, comovente, mas sugestiva, induzindo sorrisos, risos e lágrimas.

A capa é linda demais, muito mais linda do que a própria capa original americana, e quando a diagramação, revisão e tradução estão impecáveis. Parabéns para a editora pelo incrível trabalho.




"Passarinha" me fez perceber que, apesar de todos nós vivermos no mesmo mundo, outras pessoas podem vê-lo de forma diferente e é nosso dever abraçá-las e não isolá-las da sociedade. Este livro vai tocar fundo em seu coração.


 

3 comentários:

  1. Esse livro parece ter uma delicadeza ímpar. Já estou super ansiosa para ler!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não me interessei muito pelo o livro mas tem a história bem interessante!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    menina vi o pessoal falando desse livro ontem.
    Confesso que não curti muito o enredo, não sei se leria.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...