Blogger Widgets

[Resenha #282] O Circo Mecânico Tresaulti - Genevieve Valentine @DarkSideBooks


Título: O Circo Mecânico Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide
Páginas: 312
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mecânico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar.” Às vezes, o mundo pode parecer um lugar desolador e escuro, formado por vastas amplidões cheias de conflito, onde o que todos procuram é se agarrar a algo que os faça sobreviver ao dia seguinte.


Resenha:


Nesta história arrepiante e emocionante de um circo, foi feita uma combinação de dois gêneros que eu adoro: Steampunk e Distopia. Ao abrir as páginas, você se encontra em um mundo que foi devastado e dilacerado pela guerra por tanto tempo que ninguém se lembra de um tempo antes disso. Neste mundo desolado e perigoso, um circo vagueia de cidade bombardeada à cidade devastada pela guerra e traz consigo um mistério sinistro que cativa até os mais endurecidos.




"O circo mecânico" é ambientado em um mundo pós-apocalíptico, onde alguns buscam refúgio do mundo cruel no circo, para ter uma nova vida. O circo Tresaulti é dirigido por uma mulher conhecida apenas como Boss, que tem a capacidade de melhorar as habilidades de seus intérpretes, adicionando em seus corpos pedaços de metal encontrados e recuperados. Ela às vezes dá-lhes esqueletos de tubo oco, ossos de metal, asas mecânicas, às vezes usa engrenagens para criar magníficos, seres pós-humanos mecânicos que trazem para o circo algo nunca visto antes. Parece um bom negócio - ter seus ossos frágeis substituídos por cobre flexível e passar os seus dias em um trapézio bem-sucedido. No entanto, Boss não aceita qualquer um, ninguém que se junta ao circo Tresaulti que não seja, pelo menos, um pouco quebrado.

Perante este cenário, Circus Tresaulti é um lugar de segurança para seus artistas, a maioria dos quais foram salvos ou "consertados" por Boss. Mas enquanto eles vivem e trabalham juntos como uma espécie de família, há uma sombra constante sobre eles. O "homem do governo" tenta acabar com o circo já que ele quer Boss para usar suas habilidades para realizar seus próprios planos de violência e dominação. Todos do circo vão se juntar para tentar salvar Boss e o circo.





O aspecto do livro que chamou a atenção foi que havia um tom lúgubre que corria ao longo de toda a história. Havia essa sensação arrepiante de desconforto enquanto você estava lendo, e você podia sentir em seus ossos que algo não estava certo. Isso pode soar meio mórbido para um aspecto "favorito" da história, mas foi esse sentimento que me manteve lendo mesmo que às vezes eu não entendia o que estava acontecendo ou o que estava motivando os personagens.

Falando dos personagens, a história é contada principalmente por meio da perspectiva do assistente do mestre de cerimônias, Little George. É através de seus olhos que nós temos o nosso primeiro vislumbre do circo, e depois, podemos vê-lo testemunhar os outros personagens quando eles preferem ficar ocultos. Boss é uma personagem que eu gostei muito. Ela realmente parece se preocupar com o seu povo. E ela continua a ser um mistério até o fim. Nós não sabemos como ela conseguiu seus poderes mágicos ou por que ela formou o circo. Nós temos uma boa noção de como ela se relaciona com os artistas, mas nada mais. Outros personagens são quase tão misteriosos, e eu às vezes tenho a sensação de que a autora quer que eles sejam assim.

Eu fiquei absolutamente fascinada pelo estilo de escrita da autora. A autora lança esse mundo onde você percebe que nada que você pensou antes é realmente verdade. No entanto, no final, o mistério e alusões a acontecimentos passados e futuros vão lhe dizer mais sobre a história e os personagens do que você percebeu antes. Enquanto, eu gostei desse estilo, eu posso entender que alguns podem encontrá-lo confuso e difícil de ler. Levei um tempo para entrar na história por causa disso, mas no final eu me senti bastante inteligente por descobrir o jogo.


Simplesmente amei o trabalho excepcional da editora Darkside nesse livro. A capa é linda demais, dentro é todo ilustrado, a diagramação, revisão e tradução perfeitos!! Posso dizer que a Darkside é a editora que tem a maior dedicação em nos apresentar com que há de melhor, dá para ver o quanto eles são caprichosos e se importam com os leitores.




"O circo mecânico" é antes de tudo um convite para se juntar ao circo Tresaulti em suas viagens, e para desvendar lentamente os segredos do seu passado. Pouco é revelado. Isto coloca a ênfase firmemente no circo e os seus membros, que deixam seus passados para trás para se juntar a ele, o que funciona porque o circo é tão fielmente escrito: um mundo fechado para a maioria, mas um lugar único para um grupo seleto. É simplesmente surreal, sua narrativa é não-linear, o tom é muito mais sombrio e corajoso. Há sangue, dor e morte. A história é contada por meio de mudança de pontos de vista que contribui para a sensação de desconforto e mal-estar na história, mas os personagens são fascinantes e fazem o leitor querer saber mais sobre seu passado misterioso. O personagem Little George narra em primeira pessoa e Elena e alguns outros personagens narram em terceira pessoa. O leitor também ouve sussurros e partes de outro narrador. O efeito geral é estranho e pode ser desanimador para muitos leitores. Eu achei fascinante. E os leitores que estão dispostos a assumir esse risco, devem comprar um bilhete para o Circo Tresaulti, pois assim terão a garantia de serem surpreendidos, assim como eu fui.



44 comentários:

  1. Eu também amei o livro e a narrativa da escritora, super diferente e envolvente...

    Livro sensacional!

    Bjs, Isabela.
    www.universdosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    eu ainda não li esse livro, mas depois de tantas resenhas positivas ele já está na minha listinha de futuras compras.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que riqueza de resenha, e essas ilustrações? Adorei! Tô bastante curiosa, já quero ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. As ilustrações do livro acho que é um charme a mais, fora que é tão lindo, e a capa coisa mais linda, eles realmente capricharam.
    Parece ter um enredo interessante eu acho que iria gostar, me pareceu um pouco diferente do que tenho lido ultimamente, pretendo ler o quanto antes, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Desde que o livro foi lançado me chamou a atenção. Essa mistura de steampunk e distopia que descreveu parece mesmo fascinante. Tudo parece ter uma mistério e esse é o tipo de leitura que me instiga. Não posso deixar de comentar as lindas fotos. Que diagramação incrível! A editora caprichou mesmo. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade de ler esse livro! É livro com gravuras e sou apaixonada por literatura fantástica, quero mto ler!

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, que livro lindo.
    Tenho acompanhado o trabalho da DarkSide e as edições parecem impecáveis.
    Enche os olhos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muito da capa, imagens e nome do livro, mas ele me lembra demais o livro O Circo da Noite que é perfeito demais!

    ResponderExcluir
  9. Capa linda.... Cheio de gravuras e uma história bem interessante.... Tô bem interessada em embarcar nessa viagem única

    ResponderExcluir
  10. Este livro é o mais lindo que já vi. E as ilustrações por dentro então... demais. A história simplesmente me conquistou. Adorei o tema e as escolhas dos personagens. A história parece ficar bem mais emocionante assim e cheia de encantos. Amei. Com certeza vou adorar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li esse livro, mas depois de ouvir tanto falar bem dele já o coloquei na lista de compras pro ano que vem!

    ResponderExcluir
  12. Bárbara Battistini3 de dezembro de 2013 10:25

    'Nossaaaa ... Este livro é simplesmente maravilhoso, adorei as ilustrações , estou muito curiosa para ler !!!
    Depois de tantos elogios esta com certeza na minha lista de desejados !

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que coisa maaaais lindaaaa! Amei as fotos, ainda não tinha visto essas gravuras em nenhuma resenha! Estou cada vez mais apaixonada por esse livo :D~

    ResponderExcluir
  14. Fisicamente o livro é lindo, o trabalho gráfico é maravilhoso. Vi várias resenhas e a história parece ser bem interessante e com certeza me despertou um enorme interesse.
    Parabéns pela resenha..

    ResponderExcluir
  15. Tudo bem, tentado conter os elogios à estética do livro, que é simplesmente INCRÍVEL, a história parece superar até mesmo isso!
    O que mais gostei é sobre este ar de MUITO mistério de que tu fala... Quem é Boss?
    Simplesmente, não posso mais esperar pra ler esse livro! *0*
    Ótima resenha!
    http://vanille-vie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muito interessante, e o livro é realmente lindo.

    ResponderExcluir
  17. Esse ar de mistério é o que mais nos prende ao ler um livro! Parabéns pela resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  18. Em relação à diagramação, a Editora Darkside está de parabéns, mais uma vez!!! A capa é um show à parte, e as ilustrações também não ficam atrás.
    Gosto bastante de steampunk e distopia. A mistura desses dois gêneros nesse livro, deu uma liga bem interessante. Me amarro em histórias em que a atmosfera sombria, mórbida e misteriosa dá o tom. Fiquei bem curioso pra ler, e espero que seja em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. ja tem tempo que eu quero ler este livro.
    sempre vi resenhas incriveis sobre ele e a cada uma almenta mais e mais a minha vontade de ler ele.
    com toda certeza ele estara em minha lista de compras para 2014 ou na minha listinha sobre o que me dar no meu aniversario kkkk

    ResponderExcluir
  20. Lembrei demais do livro O Circo da Noite, ambos usam do preto e branco com toque de vermelho. Esse entretanto tem essa pegada distópica que o outro não tinha, Fato é que o mundo do circo qd bem abordado é bem encantador, e conhecendo o trabalho que a Darkside fez com a biografia do Tolkien quero é mto esse livro!

    miquilis: Bru Costenaro

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nada do gênero Steampunk mas tenho 'Alma?' aqui na estante esperando para que eu me embrenhe nesse gênero. Já distopia, é certo que é um gênero que adoro! E a temática circo também me prende no livro invariavelmente.
    Que capa e diagramação lindas! Nosssaaaa, é de "comer com os olhos"... AMEI!
    Super curiosa para ler, quero muito!!!!

    ResponderExcluir
  22. fiquei fascinada e curiosa para saber mais a historia. e amei a capa

    ResponderExcluir
  23. Amei tudo! resenha,capa e estou muito curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  24. Sua resenha foi rica, bem ilustrada e bem detalhada. Amei. e sobre o livro, já está na minha lista de futuras compras, já que ouvi tão bem a respeito. bjs

    ResponderExcluir
  25. Esse livro deve ser realmente mágico... tanto pelo conteúdo quanto pelo jeito mesmo, as figuras, os desenhos, a arte, tudo parece ser muito convidativo... e claro a história em si que parece ser instigante, é o que estou procurando em um livro no momento... adorei tudo, 5 estrelas não é pra qualquer um... já vi várias resenhas positivas. quero muito ler.!!

    ResponderExcluir
  26. Eu realmente não conhecia o livro, mas ao ler a sua resenha eu fiquei louca para lê-lo pq tbm tenho fascínio pelo steampunk. Eu gostei muitooo da capa e das imagens apresentadas nesse livro sem falar no tom sombrio e misterioso da narrativa que me instiga mais ainda. Já está na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  27. Uau ainda não li nenhum livro dessa editora mas posso dizer que o pessoal caprichou na capa e na diagramação! Simplesmente linda, aguçou ainda mais minha curiosidade. O que me atraiu nessa história é o Circo como cenário. São tantas atrações e possibilidades =) Quero muito ler!

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  28. Puxa que capa mais linda! E as ilustrações são maravilhosas! Eu adoro distopias mas nunca li nada Steampunk, acho que vou experimentar!!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que resenha incrível, fiquei muito curiosa quanto ao livro. As ilustrações e a diagramação do livro está ótima mesmo, parabéns pelas fotos, ficaram muito legais também. Li um livro sobre circo "Água para elefantes", nãos sei se você leu. Tive que comparar os dois porque sua resenha me fez lembrar muito dele, por causa da narrativa meio lúgubre. Mas eu gostei demais, e quero ler este aqui também.

    ResponderExcluir
  30. Resenha de tirar o fôlego, quero ler demais pois tem a cara de um filme antigo que assisti mas não lembro o nome, e fiquei encantada com as imagens!!!
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  31. Eu já queria m-u-i-t-o esse livro, daí vem você com sua resenhe e pra colaborar me diz que é Steampunk e Distopia. Deve ser uma delícia ler um livro cheio de mistério, viver essas aventuras.
    Pude amar os personagens logo pela resenha ! E odiar também.
    E agora com sua resenha pude entender o porque de "circo mecânico". E acho que pelo fato de envolver um circo, lembrei de "água para elefantes".
    E o livro é todo muiiiiiiito lindo !
    Ansiosa paara ler !!

    ResponderExcluir
  32. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, destacando pontos importantes do livro, que parece ser cativante, prendendo a atenção dos leitores até a última página, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  33. Adorei o livro e a resenha! Conheci ele a algum tempo e da primeira vez que o vi, logo senti vontade de ler! A história é muito interessante, adorei o enredo e as ilustrações, muito legal mesmo, quero muito ler!
    beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá Michelle,

    Não conhecia o livro e achei interessante...dica anotada..parabéns pela resenha.
    Abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Nooossa!! Adoreiii! Me surpreendi com a resenha do livro e agora mais do que nunca quero ganhar!!! Será um maravilhoso presente de Natal! :)

    ResponderExcluir
  36. Nooossa!! Adoreiii! Me surpreendi com a resenha do livro e agora mais do que nunca quero ganhar!!! Será um maravilhoso presente de Natal! :)

    ResponderExcluir
  37. Muito interessante a proposta desse livro, bem diferente. Com certeza deve ser um ótimo livro, entrou pro meu top de pedidos.

    ResponderExcluir
  38. Eu nunca me interessei muito por esse livro, mas sabe que deu uma vontade de ler agora?! Também, depois de todos esses elogios a ele!
    Espero poder comprar logo meu ingresso para esse circo :D

    ResponderExcluir
  39. A ilustração é lindaaa! Amo circo e consequentemente,livros que falam sobre!! Me interessei muito,ótima resenha,parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  40. Normalmente eu fujo de livros que contam histórias sobre circos, zoos, parques de diversões... até hoje não sei pq, mas nunca gostei, mas ao ler sua resenha e descobrir que é uma distopia (eu ADORO distopias), Steampunk (li apenas 1 livro nesse gênero e gostei bastante) e para fechar o pacote, pós-apocalíptico... não deu outra, EU QUERO LER! \o/

    ResponderExcluir
  41. Esse livro deve estar me perseguindo! Eu já to numa curiosidade! A cada resenha essa curiosidade aumenta. Primeiro eu vi num bookshelf tour, depois cai numa promoção dele, e muitas e muitas resenhas! Adorei sua resenha e adorei a proposta. Acho que nunca li um livro com esse tema!
    Vanessa - http://411dreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Ainda não tinha lido nenhuma resenha e nem visto nada sobre esse livro. Pelo que li ele parece ser bastante interessante mas não conseguiu me chamar tanto a atenção, quem sabe eu ainda mude de ideia.
    beijos

    ResponderExcluir
  43. Por mais que eu tenha pego gosto por uma distopia, o fato de eu não gostar de circo ainda me leva a pensar que esse livro não foi feito pra mim!
    beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...