Blogger Widgets

[Resenha #314] O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman @intrinseca


Título Original: The Ocean at the End of the Lane
Gênero:  Fantasia
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas:  208
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino

sinopse:

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Resenha:


 
Situado na Inglaterra, a história é narrada por um homem de meia-idade, cujo nome não é mencionado, ele volta a Sussex, lugar onde ele morou na infância, por causa de um funeral, mas não se sabe de quem é, talvez seja de seu pai. Depois, ele sai em direção a casa que sua família morou, uma casa que já não existe há décadas. Memórias de infância começam a brotar através do cenário que ele se encontra, ele continua o trajeto e vai parar na antiga cada de Hempstock, que ele tinha esquecido até o momento, e que foi ocupada desde tempos imemoriais pelas três mulheres Hempstock. Ele lembra da sua companheira de infância, Lettie, ela costumava dizer que o lago na parte inferior do caminho era na verdade o oceano. Lembrando disso, ele começa a se lembrar de tudo, e a história começa.

O narrador agora tem sete anos, e sua família está passando por dificuldades financeiras, então eles decidem alugar um quarto para um sul africano, a fim de ganhar um dinheiro extra. Este sul africano acaba roubando o carro da família, atropela seu gatinho, e depois suicida-se nesse carro. A morte desse homem acaba atraindo uma escurião do mal, que ameaça destruir sua família. Mas, Lettie, uma garota de apenas 11 anos, promete proteger o garoto de sete anos.


A escrita do autor é encantadora, lânguida e suave. Seu uso das palavras é precisa e poética, dando detalhes em abundância, sem ser excessivo ou exagerado. Há algo incrível sobre a narrativa de Gaiman, suas histórias são verdadeiros contos de fadas.

O que me atrai especialmente ao estilo de Gaiman é a sua capacidade de explorar a capacidade única da palavra escrita como um meio de contar histórias. Ele preenche seus contos com descrições de coisas que não podem ser claramente vistas, coisas que seriam quase impossíveis de colocar em imagens visuais, sem a consequente perda do mistério e da maravilha que faz as suas palavras tão fascinantes. O que temos aqui é uma história não só de outros mundos e criaturas estranhas, mas a história também das armadilhas da infância e as incertezas de crescer, o equilíbrio difícil entre os dois que todos devemos trilhar. Há algo atemporal e universal nessa história.



A capa é bela, e a diagramação está excelente, e a revisão ótima.

O Oceano no Fim do Caminho é uma bela história, mas na verdade é uma fábula sobre a infância, a memória e o processo doloroso de perdê-la. Recomendo para aqueles que anseiam por uma história simples, contada com uma beleza comovente.

6 comentários:

  1. Oi! ^^
    Eu amei esse livro! Acho que a melhor palavra para esse livro é "encantador". Tentei lê-lo o mais devagar que podia com medo que acabasse, mas a vontade de saber como terminaria foi que me levou até as últimas páginas!

    Na sua resenha você passa direitinho a ideia de como é o livro e a escrita do Neil Gaiman.
    Cada vez que leio algo sobre ele me torno ainda mais fã e quero ler outros de seus livros!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É uma história bem singela e que me parece muito cativante, pretendo ler com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro muito bom
    A capa é muito bonita

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, mas desde o sue lançamento tive interesse nele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    só li um livro dessa autora e gostei, achei sua escrita boa e mistério na medida certa.
    espero que esse seja igual, quero ler com certeza.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI EM MINHA VIDA. SIMPLES E ESPETACULAR!@

    http://www.noticiadassagas.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...