Blogger Widgets

[Resenha #325] O Sal da vida - Françoise Héritier @EdValentina





Título: O Sal da Vida
Autor: Françoise Héritier
Editora: Valentina
Páginas: 108
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Saraiva

 Sinopse:
Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!


Resenha:



"O Sal da vida" começa quando Françoise Héritier, uma renomada antropóloga francesa de 80 anos, escreve como uma resposta a um amigo que que lhe enviou um cartão postal para dizer que ele estava em uma "roubada" semana de férias na Escócia. Isso a fez refletir que as obrigações do dia-a-dia nos tiram da nossa felicidade, e que o sal da vida, são os momentos que nos fazem felizes. E assim Françoise Héritier decidiu montar uma lista de todas as coisas que compõem o sal da vida. 


Pode parecer entediante, mas Héritier mantém o seu interesse com uma lista bem-humorada e instigante de reflexões animadoras. Com apenas 100 páginas, pode ser facilmente lido em uma sessão com o resultado final sendo um sorriso no rosto do leitor.

As pressões da vida moderna muitas vezes nos levar a ignorar as pequenas alegrias da nossa existência, mas "O sal da vida" serve para lembrá-lo o que estamos perdendo.

Sua brevidade e a beleza da escrita de Héritier faz com que essa leitura seja prazerosa e, com um final maravilhosamente inesperado.


A capa é muito bonita, a diagramação e revisão excelentes!

"O Sal da vida"  é inspirador, e é um livro para acalentar. Me fez parar e pensar sobre todas as coisas que tornam a vida digna de ser vivida, e que eu deveria valorizar a cada dia. Recomendo a todos.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...