Blogger Widgets

[Resenha #328] Reconhecimento de Padrões - William Gibson @editora_aleph



Reconhecimento de Padrões
Autor: William Gibson
Editora: Aleph
Gênero: Suspense / Ficção
Páginas: 407
Skoob
Compre: Saraiva
Classificação: 4 estrelas


Sinopse:

Cayce Pollard é a uma coolhunter, especialista em caçar tendências de moda e avaliar o design de logotipos. Cayce também faz parte de uma comunidade virtual de fãs obcecados por uma misteriosa coleção de fragmentos de vídeo disseminada pela Web por uma fonte anônima. Seu hobby e seu trabalho se unem quando é secretamente contratada por um cliente para rastrear quem está por trás desse “filme”. A essa busca se junta o desejo de descobrir o paradeiro de seu pai, um ex-agente da CIA, desaparecido nos ataques de 11 de setembro em Nova York. A jornada de Cayce irá levá-la a lugares perigosos, em um jogo de altas apostas, percorrendo os subúrbios ingleses, o submundo de Tóquio e os domínios da máfia russa em Moscou.

Primeiro livro de William Gibson ambientado nos dias de hoje, "Reconhecimento de Padrões" é um thriller que retrata a cultura do consumo atual e vislumbra a paranóia de um mundo com medo. Uma obra tão impactante quanto foi seu clássico "Neuromancer", vinte anos atrás. Tradução revisada por Fábio Fernandes, novo projeto gráfico e nova capa especial para a segunda edição brasileira.


Resenha:


Cayce Pollard, nossa protagonista tem um "dom" cognitivo único - ela tem uma sensibilidade psicológica para publicidade. Anúncios, logotipos e nomes de marcas são sua especialidade. Isso significa que ela pode dizer em poucas palavras se um determinado anúncio ou logotipo "funciona". Ela é uma coolhunter - especialista em caçar tendências de moda e avaliar o design de logotipos - mas, ela tem reações adversas a alguns logotipos corporativos, ela cortar todas as etiquetas fora de seu próprio vestuário.



A história realmente começa quando Cayce é contratada por um cara rico com motivos duvidosos para investigar o que parece ser a única paixão de sua vida, uma série de fragmentos de vídeo enigmáticos colocados na Internet por uma pessoa desconhecida, com o fim de descobrir quem é o criador, do "filme" que é um fenômeno cultural online sem precedentes. Cayce aproveita a busca para tentar achar uma pista do seu pai, um ex-agente da CIA, desaparecido nos ataques de 11 de setembro em Nova York.

Em sua busca, Cayce encontra agentes empresariais, governamentais e criminais, tudo buscando o misterioso criador. A trama tem reviravoltas, e Cayce é ajudada e traída por uma série de amigos e amantes. Será que Cayce chegará ao fim da sua missão?



A nova edição desse livro está linda, a diagramação e revisão excelentes, a editora está de parabéns pelo ótimo trabalho!

A escrita do autor é interessante, cheia de referências modernas. Ele tem uma maneira inteligente com as palavras e critica o nome das marcas de uma forma mordaz e também critica a cultura moderna e a unificação da arte e do comércio.

Reconhecimento de Padrões é um thriller pós-moderno sobre globalismo do início ao fim da história. Recomendo!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...