Blogger Widgets

[Resenha #335] Crepúsculo dos Deuses - Erich von Däniken @ideaeditora


1ª Edição - 2012
ISBN: 978 85 88121 46 1
Tradução: Silvia Sarzana e Mário Pugliesi Netto
Páginas :248
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse -
“Em Crepúsculo dos Deuses”, diz Däniken, “eu vou provar que Puma Punku não foi construída por nenhuma civilização da Idade da Pedra”. Após analisar as evidências acima, Däniken fala sobre a destruição parcial intencional, ao mesmo tempo em que conclui, ironicamente, que a colonização espanhola permitiu a elucidação dos códigos e calendários maias a partir do contato dos Franciscanos com a tradição oral e escrita maia. Como o calendário maia, segundo os estudiosos, vai de agosto de 3114 a.C. a dezembro de 2012 d.C., e suas profecias falam em retorno dos “Deuses”, que, para o autor, são seres extraterrestres com conhecimento superior e que ajudaram os humanos na Antiguidade, haverá sim a possibilidade de grandes revelações.


Resenha:


"Crepúsculo dos Deuses" começa com um prólogo apaixonado pelo pesquisador Giorgio Tsoukalos. Erich von Däniken, em seguida, chama o leitor para o sítio arqueológico de Tiahuanaco boliviano e as plataformas em Puma Punku, ambos localizados cerca de 13.000 pés acima do nível do mar. Ele esteve aqui antes - muitas vezes - e atua como um guia experiente para as maravilhas desses sites. Sua paixão é o mistério no âmago da construção dos monumentos: como poderia um povo da idade da pedra, possivelmente, criar essas maravilhas da engenharia? Onde as mesmas perguntas podem também se aplicar a outros monumentos antigos em todo o mundo?.  Erich von Däniken também explora a ligação entre os viajantes do espaço e o calendário maia. Quase todo mundo já ouviu falar algo sobre a previsão de que um antigo calendário elaborado pelos maias aponta para o fim no dia 21 de Dezembro de 2012. Não é nenhuma surpresa que Daniken espera que extraterrestres estejam envolvidos.




Mas será que esses deuses vão voltar? Ele olha para o calendário maia e destaca a crença comum em um retorno dos deuses em várias culturas em todo o globo. Ele observa que a sangrenta ocupação espanhola da América Central e do Sul no século 16 foi uma enorme oportunidade perdida - pela primeira vez, os homens ocidentais ficaram cara a cara com um povo da idade da pedra prosperando dentro de uma cultura maravilhosamente complexa. Tanta coisa poderia ter sido aprendida, mas o encontro rapidamente entrou em guerra, gerando genocídio e destruição.

Ficamos com apenas fragmentos de culturas maias e astecas, mas eles indicavam um notável conhecimento científico. Dentro do contexto da tecnologia da idade da pedra disponível para os povos indígenas superados pelos conquistadores, como isto foi possível? Foi esse conhecimento intricado deliberadamente destruído porque ameaçava a hegemonia da Igreja? O autor argumenta que o conhecimento de termos recebido visitantes do céu teria agravado a heresia aos olhos da Igreja.







Achei o segundo capítulo muito interessante. Sua inclusão na iconografia do Egito antigo. Ele fala dos visitantes estarem envolvidos em experimentos de engenharia genética e, em seguida, lança um olhar sobre restos enigmáticos encontrados em vários túmulos egípcios. Daniken está apresentando novas evidências tentadoras de grande interesse aqui. Mais tarde, ele olha para o mito de Etana que parece descrever uma viagem para o espaço - algo que eu não lembro de ter lido antes.

Os restantes dos capítulos do livro são mais generalizadas. Ele argumenta que os especialistas acadêmicos em história e arqueologia tendem a se concentrar demais em uma cultura, e não compara as notas com os seus colegas. Na última metade do livro ele parece jogar fora pensamentos aleatórios sobre as previsões maias sobre o fim do tempo e então se move para comentar sobre as viagens espaciais de longa distância, visitantes ao Tibete, como as idéias se espalham, propulsores, o astrônomos, Igreja Católica e os elétrons , entre outras coisas.

Parece muito plausível que houve civilizações que foram destruídas por meio de antigos cataclismos passados da Terra, civilizações que foram perdidos para nós. Como,Puma Punku que é um conjunto de vestígios que não é explicada pela nossa ciência. Será que houve extraterrestres na terra e ajudaram as pessoas que estavam aqui muitos e muitos anos atrás? Eu acredito que houve. Acredito que estamos bastante limitados em nosso pensamento a acreditar que o nosso tempo e civilização, nosso planeta, é tudo que existe, nós tentamos colocar limites nas coisas que são infinitas.



A capa é muito bonita, e o trabalho de diagramação, revisão e tradução estavam ótimos, a editora fez um excelente trabalho!

Este livro eu achei verdadeiramente surpreendente. O livro contém muitas fotos excelentes para dar ao leitor o sentimento de temor que Däniken sente. Não é à toa que ele tem perseguido o mistério com tanta paixão ao longo dos anos. Recomendo este livro a todos.

13 comentários:

  1. Sempre fui apaixonada por temas deste tipo. Se pudesse teria sido arqueóloga. E sabendo que o livro se trata disso, lógico que vou querer ler. já fiquei curiosa com seus comentários na resenha. tomara que eu ganhe. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Um dos primeiros livros de ficção (?) que li foi Eram os Deuses os astronautas? E fiquei encantada pela forma como Erik Von Daniken falava de forma concreta, através de seus estudos e pesquisas. Daí passei a ser fã dele e li vários e vários livros até chegar a Operação Cavalo de Troia... onde tive uma pequena decepção, porque alguns fatos e datas não batiam com o que havia estudado sobre ufologia (sim, sou estudiosa do tema que me fascina), daí dei uma parada.
    Agora, lendo sua resenha, me bateu a curiosidade novamente em ver como ele abordará o tema e por também misturar a arqueologia Grega. (Outro assunto que me fascina é arqueologia).
    Espero poder ter oportunidade de ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Sei que o Daniken é muito mal visto pela sociedade academica mas sempre tive muuuuita vontade de ler os livros dele!!! Sensacional esse livro, a historia e as fotos de boa qualidade. Só lendo para eu poder tirar minhas conclusoes!!!

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser excelente, fruto de dedicação e muita pesquisa, adorei História então acho que seria um livro muito produtivo pra ler. É sempre bom por vezes pegar uma versão diferente da Historia "oficial", fiquei com vontade de ler!

    http://herdeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que riqueza de livro. Muito bonito. E sempre tive curiosidade para ler algo de autor. Adoro historia de vidas em outros planetas, vida apos a morte etc. Lindo!

    ResponderExcluir
  6. Adoraria ler esse livro e ver as teorias de Daniken contidas nele.....

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma pessoa que é apaixonada por esse tema e leio de tudo o que aparece a respeito. Creio que há muitos vestígios de seres superiores que aqui estiveram e deixaram suas marcas para a posteridade. As pirâmides, com seus cálculos exatos e que até hoje não foram desvendados pelos homens mais sábios da terra, é um belo exemplo disso. Na época em que foram construidos, não haveria como ser tão preciso e com os meios tão primitivos da época. é um caso para pensar e admitir que já fomos visitados e que já convivemos com seres de outros planetas e muito mais avançados que nós.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro diferente! Simplesmente apaixonei por ele, sou muito interessada no assunto e adoraria ler esse livro. As imagens estão muito boas, realmente aproximando o leitor do livro.

    ResponderExcluir
  9. Incrível! Sou apaixonada por história e quero um exemplar desse livro pra chamar de meu ♥

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  10. Acho massa esse livros em que os autores fazem pesquisas de campo, e publicam suas teorias sem medo das críticas que possam sofrer. As fotos é um dos pontos fortes desse livro. Fiquei bem curioso pra ler, pra ficar me questionando se embarco na teoria dele ou não.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de história e de conhecer outras culturas e este livro parece ser cheio de informação, achei muito interessante pois é bem diferente do que costumo ler. Gostei muito da resenha. :)

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro e achei bem interessante a sinopse e a resenha. As fotos são muito bonitas mesmo.
    Fiquei curiosa pra ler e conhecer um pouco mais.

    Bjok

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...