Blogger Widgets

[Resenha #348] A Filha da Tsarina - Carolly Erickson @editorarecord


A filha da tsarina
Autor: Carolly Erickson
Título Original:Tsarina`s Daughter
Gênero: Romance histórico
Páginas: 368
Editora: Record
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


UM ROMANCE EMOCIONANTE SOBRE A LUTA DE UMA FAMÍLIA PARA FUGIR DA MORTE IMINENTE
Após setenta anos escondendo sua verdadeira identidade, chegou o momento de Daria Gradov contar ao mundo um grande segredo. Ela é na verdade a grã-duquesa Tatiana, sobrevivente do massacre que matou sua família. Filha do tsar Nicolau II e da tsarina Alexandra, ela é a única herdeira da dinastia Romanov. Em uma narrativa permeada por eventos históricos, A filha da tsarina contrapõe o esplendor da vida imperial e a pobreza devastadora dos camponeses, em uma Rússia de grandes transformações. Testemunha da história, Tatiana relata os acontecimentos que remontam a luta de uma família para fugir da morte iminente.


Resenha:


Este romance histórico de Carolly Erickson incide sobre Tatiana Romanov , a segunda filha mais velha do czar Nicolau II da Rússia. Apesar de toda a família Romanov ter sido assassinada em 1918, durante a revolução bolchevique, este romance explora o que poderia ter acontecido se Tatiana tivesse sobrevivido.

O romance é narrado por Daria Gradov, que na verdade é Tatiana, agora já uma mulher idosa. Ela relembra sua vida crescendo como uma grã-duquesa russa, e descreve seu amor por sua bela e perturbada mãe, seu medo e aversão a matriarca da família, seu relacionamento com seus irmãos, e os vários amores em sua vida, incluindo o belo e jovem soldado Michael Gradov, a quem ela conheceu quando ela serviu como enfermeira durante a Primeira Guerra Mundial. Ela vive no oeste rural do Canadá, e ela é uma imigrante russa de digamos meios modestos. Ela está deixando para trás um livro de memórias para os netos, para que eles saibam sobre a sua verdadeira identidade.


Somos empurrados para o mundo da Rússia pré-revolucionária. E conhecemos o fantasticamente rico e bem descrito Palácio de Inverno ao seu lado. Nós assistimos a luta da família real com tudo, desde fofoca - a mãe de Nicholas , que era uma pessoa horrível. Quando era criança, Tatiana fez amizade com uma camponesa chamada Daria, através dela aprendeu sobre a extrema pobreza e descontentamento espalhando na Rússia. E vemos também a luta pela sobrevivência de Alexei, que foi diagnosticado com hemofilia, e a chave para a sua sobrevivência reside nos misteriosos poderes de Rasputin, o monge. Em breve, rebenta a guerra e a revolução arrasta a família do poder para um encarceramento claustrofóbico na Sibéria. No mundo de Tatiana surge um jovem soldado, cuja vida ela ajuda a salvar e que será o seu companheiro na concretização dos arrojados planos para salvar a família imperial da morte certa.





Embora muitas das pessoas e eventos na história de Tatiana são pura ficção, o romance da autora tem toques de fatos históricos nele. A competitividade entre Tatiana e sua irmã mais velha, Olga, é bem conhecida, como a preocupação da família sobre o bem-estar dos jovens Alexei, o tsarevich, que tinha hemofilia. Tatiana, sua mãe e Olga serviram como enfermeiras durante a guerra. A autora também incide sobre a estreita relação que a tsarina Alexandra teve com Rasputin, o que, em última análise contribuiu para a ruína da família.

Tatiana é retratada como uma garota alegre, inteligente, muito madura para sua idade e muito à frente de seu tempo. Há muitas ocorrências no romance, onde parece que ela é a única pessoa sã e sensata em sua família.




A capa é extremamente linda demais!! E todo o trabalho da editora, desde diagramação e revisão estão perfeitos.

Este livro trata de um dos meus temas favoritos, a família Romanov, na Rússia. Desde que eu vi esse livro, estava louca para ler, pois leio tudo do que se trata da Rússia, pois meu pai é russo, e tenho extrema fascinação por esse país! A autora faz um ótimo trabalho nesse romance, sua história é totalmente cativante. Eu amei a premissa e a história. Uma história altamente legível e envolvente que dá vida a uma mulher cuja vida foi muito breve. Recomendo da todos!!

25 comentários:

  1. Sou apaixonada por cultura européia de modo geral, mas existem alguns países que mexem mais comigo, e um deles é a Rússia que tem uam cultura rica e com detalhes fascinantes, assim como uma história marcada por guerras e problemas sociais.

    Desde o momento que li o título desse livro qd foi lançado eu fiquei louca para ler e fazer uma viagem mental para Rússia. A história soa extremamente interessante.

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  2. nossa, essa história me encantou, eu confesso que não sou muito fã de livros desse tipo.
    mas adorei esse. muito bom

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que estou lendo algo a respeito deste livro e fiquei encantada com sua história. Linda e um pouco triste, mais assim mesmo muito interessante. Vou tentar ler este romance. Quero saber o que o destino reserva pra personagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal a autora pegar um fato histórico bem conhecido e usa-lo com base para sua historia, e só isso já me faria ler o livro. A capa do livro também é outro ponto positiva,.
    Bom ele já entrou para minha listinha de futuras leituras =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que seu pai é russo! Que legal! Eu também leio tudo que seja relacionado a Rússia! Mas é pelo simples fato de amar mesmo o país e a história. Muito tempo atrás li o diário do Romanov, do Czar. Amei o livro. E esse livro deve ser mega gostoso de ler. E como vc mesma disse a capa é espetacular mesmo! Tomara que eu ganhe, sou uma amante da história dos Romanov!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Leio tudo o que se escreve sobre o massacre de Nicolau II da Rússia e sempre me surpreendo com fatos novos, sejam eles reais ou fictícios. Amei sua resenha e logicamente vou ler o livro, pois estou super curiosa para saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  7. Adoro romances históricos, fiquei mega interessada em lê-lo.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro ainda, já vi vários documentários sobre os Romanov, então se há relatos históricos no livro com certeza vou adorar....

    ResponderExcluir
  9. Me interesso por qualquer tipo de historia culturalmente diferente da nossa. Acabei de ler um livro que falava sobre a Russia pós Segunda Grande Guerra. Achei essa historia super interessante. Sempre achei fascinante a historia dos Romanov e achei genial contar uma historia de uma ficticia sobrevivente. Amaria ler. A capa do livro também ficou linda! Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Hummm, eu pensei que a Tatiana fosse realmente uma sobrevivente, mas agora lendo a sua resenha é que vi que na verdade é um versão 'caso ela tivesse sobrevivido'. Gostei disto sabia, é mais um incentivo para eu querer ler este livro que só pela capa já me deixa doida de vontade. Ansiosa por ler um livro de romance histórico em que nem tudo são flores...

    Beijão, Vanvan. Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Com um título tão bobinho não imaginei que fosse tão intenso! A história da família imperial russa é bem conhecida e já foi até mesmo explorada pelo cinema, mas criar algo baseado em um personagem digamos "secundário" é sempre muito legal. Adoraria lê-lo!

    ResponderExcluir
  12. jJa estou apaixonada pela a historia!! Um encanto o enredo que a autora criou para o livro, simplesmente lindo! Emocionante ♥ Ja quero pra mim!

    ResponderExcluir
  13. Amo romances históricos, acabam sendo tão envolventes que transportam a gente pra época das histórias que eles retratam, esse mesmo parece ser totalmente lindo e cativante.

    http://conversasdealcova.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro romances de época, mesmo que não esteja acostumada a ler sobre a cultura europeia, e essa é uma história diferente tambem a que estou acostumada a ler. A capa é totalmente um luxo.

    ResponderExcluir
  15. Adoro romances de epoca, ja li varios y pelo que vi da resenha parece muito impolgante. Espero ganhar..

    ResponderExcluir
  16. Adoro romances de epoca, ja li varios y pelo que vi da resenha parece muito impolgante. Espero ganhar..

    ResponderExcluir
  17. Adoro romances de época, me imagino nos lugares, usando as mesmas roupas, parece que vejo os castelos, acho sensacional poder ler algo que não vivi.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  18. Eu não sei por que também amo histórias da Rússia, e já estou louca pra ler esse livro ainda mais que fala um pouco da historia que tanto gosto o da família Romanov, achei a capa linda, bem legal.

    ResponderExcluir
  19. Acho massa esses livros que fazem essas misturas de fatos reais com ficção. Isso mostra que o(a) autor(a) fez um belíssimo trabalho de pesquisa para embasar sua trama, sem falar na questão da criatividade e talento de conseguir costurar todo esse material e fazer uma bela história. Claro que fiquei bem curioso pra ler esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Adoro histórias históricas, mesmo que essa fantasie apenas com a hipótese. O livro me interessou muito e a capa também, Vai ficar lindo na minha estante

    ResponderExcluir
  21. Esse livro tem tudo pra ser tornar um dos meus queridinhos.
    Desde que vi seu lançamento a capa me chamou a atenção, mas ainda não tinha lido nada sobre ele, até agora.
    Gostei muito do que li, e espero tê-lo em mão o mais breve possível.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia essa obra, mas fiquei muito interessada na premissa do livro. Amo romances desse estilo. Adorei sua resenha; parabéns. Beijos, F - Segredos em Livros

    ResponderExcluir
  23. Poxa, que legal, um romance com a Russia como pano de fundo.
    Sem contar que a sinopse é perfeita.
    Fiquei curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  24. Pelo que li é um livro fantastico!
    Eu sou uma amante de romance, romances orquestrados em epocas passadas mais ainda. Mas este livro surpreende, ainda é baseado em um fato historico! amo livros assim...
    Livros como esse, como A menina que roubava livros, e outros, dá mais veracidade, nos faz conseguir viver mais intensamente a historia, nos ambientar e se envolver.

    Esta ai um livro que despertou muito meu interesse. Espero em breve poder lê-lo.
    Parabens pela resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Adoro romances de época! Achei a capa do livro linda, mas não sabia do que se tratava a história. Depois que li a resenha fiquei encantada! Acho a história da família Romanov fascinante, e fiquei muito curiosa para ler e ver como a autora desenvolveu o assunto. Vai pra minha lista de desejados!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...