Blogger Widgets

[Resenha #359] A Guerra que matou Aquiles - Caroline Alexander @BertrandBrasil


A guerra que matou Aquiles: A verdadeira história da Ilíada
Autor: Caroline Alexander
Título Original:The War That Killed Achilles: The True Story of the Iliad
Gênero:  História
Páginas: 400
Editora: Bertrand Brasil
Skoob
Compre: Saraiva
Classificação: 4 estrelas


A guerra que matou Aquiles – a verdadeira história da Ilíada, diferentemente da maioria das obras sobre o tema, não aborda nenhuma das questões tradicionais da Ilíada. Os dramáticos eventos da Guerra de Troia são lendários, mas a Ilíada é completamente voltada para algumas poucas semanas ao fim de uma guerra que já durava dez anos. O foco da história não se dá no drama, mas numa verdade mais amarga: ambos os exércitos queriam o fim da guerra. No entanto, Caroline Alexander esmiúça a história e revela a visão do próprio Homero em relação à sua obra-prima. Um dos pontos interessantes da obra é a análise a respeito da personalidade de Aquiles: ao mesmo tempo um ídolo e respeitado guerreiro, é um monstro feroz. No fim, a autora ainda trata da dor acumulada após esta guerra duradoura, argumentando que o sofrimento das pessoas comuns durante o conflito faz parte do luto divino de Aquiles. Durante a obra, Caroline também destaca a questão da guerra em si, que, no caso do conflito analisado, trouxe apenas morte e miséria para os povos, sem ganho territorial para qualquer um dos lados. Com isso, ela aproxima uma época distante aos dias atuais, como as Guerras do Iraque, do Vietnã e da Somália, por exemplo. “Um dos maiores memoriais sobre o poema de Homero: cheio de paixão, imperativo e estimulante ao extremo.” (The Guardian) “Este livro mudará a nossa maneira de ler a Ilíada, mas mudará também a maneira como lemos as notícias do dia.” (Russel Banks)


Resenha:


A leitura de Homero no original grego é quase impossível, mesmo lendo a tradução é difícil. E este livro "A guerra que matou Aquiles" oferece acesso imediato e envolvente para a Ilíada. O livro é, principalmente, uma explicação do que está acontecendo em toda a Ilíada, do início ao fim. Resume a Guerra de Tróia contada por Homero, não essencialmente uma história da própria guerra. Conta o contexto histórico e os entendimentos culturais da guerra através do tempo, bem como discuti o colapso final de Tróia e as vidas do pós-guerra de alguns dos personagens principais. A autora destaca como o poema gira em torno da raiva de Aquiles, seus motivos para parar a luta e sua nova decisão para novamente vestir sua armadura. O livro inclui na íntegra o capítulo que narra sua luta com Heitor.



A Ilíada não se trata de toda a história da Guerra de Troia. É a história de alguns dias durante o décimo ano da guerra, dias em que Aquiles se retira da batalha, declarando que sua vida vale muito para arriscar em um conflito sem sentido. Somente quando o seu próprio companheiro Pátroclo é morto pelo troiano Heitor que ele voltar para a guerra, em busca de vingança e mata Heitor. Nós sabemos o resto da história - o concurso de beleza das três deusas, o rapto de Helena por Paris, a morte de Aquiles, o cavalo de Tróia, o saque de Tróia, e assim em diante.

A Ilíada glorifica os heróis, mas não glorifica a guerra. Um importante argumento no livro é sua descrição da inutilidade da guerra, e como os participantes devem justificar individualmente o seu próprio significado e chegar a sua própria conclusão sobre o porquê eles lutam. Assim, a Ilíada é um conto de advertência do custo da guerra para os dois lados. 





A capa do livro é muito bonita, e a diagramação e revisão excelentes!

Na conclusão, a autora descreve as terminações posteriores e sequências da história da queda de Tróia e o destino de muitos personagens. Um livro imperdível para qualquer um interessado em história antiga. Mais que recomendado!


1 comentários:

  1. Gostei muito da diagramação do livro, bem bonito, a resenha ficou muito boa fiquei curiosa pelo livro, ainda não tinha lido nada sobre ele. Parabéns.

    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...