Blogger Widgets

[Resenha #360] Território Fantasma - Blue Ant - Livro 02 -William Gibson @editora_aleph



Território Fantasma
Blue Ant - Livro 02
William Gibson
editora aleph
Skoob

Classificação: 3 estrelas
Compre: Saraiva

Sinopse :

Retomando o universo tecnológico movido pelos interesses das grandes mídias apresentado em Reconhecimento de Padrões, Gibson cria uma nova trama envolvendo antigos e novos personagens que se movem no mundo pós 11 de setembro, marcado pela fugacidade e por novas formas de controle de informação, paranoia e patriotismo. Tito vive num quarto de armazém e faz trabalhos delicados que envolvem transferência de informações. Milgrim, um viciado especialista em criptografia, é sustentado pelo o misterioso Brown. Hollis Henry é uma jornalista contratada por Hubertus Bigend para um trabalho investigativo, cuja missão é encontrar Bobby Chombo: um “solucionador de problemas” para fabricantes de equipamentos de navegação militar que nunca pernoita duas vezes no mesmo lugar nem se encontra com outras pessoas. É a busca por esse misterioso personagem que acaba unindo a todos numa surpreendente jornada.


Resenha:



"Território Fantasma" conta a história de um grupo de espiões, artistas e perdedores que colidem na tumultuada e agitada geopolítica desestabilizada do século XXI.

O elenco de personagens neste livro é gigantesco e profundamente estranho. Há Hollis Henry, uma ex-vocalista de uma banda de rock dos anos 90 que agora é uma jornalista especializada em arte e tecnologia e trabalha para uma uma revista que pode ou não existir, e que pode ou não estar associada a Hubertus Bigend, o poderoso e lunático personagem que aparece no primeiro livro "Reconhecimento de Padrões". Há Tito, uma espécie de ninja cubano, treinado pela KGB, e trabalha para a empresa da família que está ligada ao mundo do crime organizado, fazendo falsificações de documentos, contrabando e etc, e que tem a missão de entregar uma série de iPods para um homem conhecido como "velho". Há Brown, um agente de uma organização secreta, que está na cola de Tito e o "velho", que possuem revelações que podem expor o papel dos Estados Unidos na Guerra do Iraque. E há Milgrim, um refém drogado, entre outros personagens.



Todas essas pessoas estão, em última instância interessados em um recipiente que está chegando em Vancouver. O que cada um precisa fazer com ele é o mistério.

O romance aborda aspectos da política após 9 de setembro, tortura em prisões secretas, corrupção e gastos na guerra do Iraque. Certamente relevante para refletir no mundo de hoje as guerras estrangeiras e a difusão do medo.



A capa é simples, mas muito bonita. A diagramação, revisão e tradução estão perfeitos.

Este romance é um thriller político, que também é uma sátira sobre a publicidade, a música e a geopolítica, e tem um mistério na história que te fará ficar até o final para descobrir.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...