Blogger Widgets

[Resenha #372] Seres Incríveis - Tracy Chevalier @BertrandBrasil @Tracy_Chevalier



Título: Seres Incríveis
Original: Remarkable Creatures
Autor(a): Tracy Chevalier
Editora: Bertrand Brasil
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva


Desde que foi atingida por um raio quando bebê, Mary Anning sempre foi uma pessoa diferente, destinada a grandes feitos. Ao descobrir fósseis de seres desconhecidos nas falésias de Lyme Regis, ela revoluciona o universo científico com ideias desafiadoras sobre a criação do mundo e estimula o debate sobre a origem da humanidade. Durante o processo de escavação, Mary encontra apoio na inteligente Elizabeth Philpot, uma solteirona de classe média, que também é obcecada por fósseis. O relacionamento delas desenvolve um delicado equilíbrio entre a fidelidade total e a inveja maldisfarçada. Apesar das diferenças de idade e origem, Mary e Elizabeth descobrem que, na luta pelo reconhecimento, a amizade é a arma mais forte para elas. Neste encantador romance, duas mulheres farão descobertas que mudarão o mundo. Ao longo da história, Tracy Chevalier enriquece a trama através do detalhamento dos hábitos da época, assim como da paisagem, das roupas, da questão religiosa e, principalmente, da arqueologia. “Tracy Chevalier revela mulheres cativantes e cheias de vida. Como uma caçadora de fósseis, a autora escava as praias da história e presenteia o leitor com uma narrativa envolvente.” (The Financial Times) “Chevalier mergulha em um momento histórico fértil, examinando a forma como uma jovem inteligente, mas sem experiência, interage com os homens prepotentes e arrogantes de sua época.” (The Washington Post)


Resenha:


Uma obra-prima muito comovente e cativante, esse romance histórico do início do século XIX na Grã-Bretanha, conta a história de duas amigas improváveis, Elizabeth Philpot e Mary Anning, ambas compartilham uma paixão: a busca de fósseis. 




A família de Elizabeth Philpot morava em Londres, mas precisou se mudar para Lyme Regis, uma cidade litorânea, pois seu irmão iria se casar e iria morar com a esposa nessa casa. E como a família não tem posses e as irmãs ainda não tem pretendentes para se casar, elas se mudam. Em Lyme, Elizabeth descobre uma paixão por achar e colecionar fósseis, e como sua coleção fica grande, ela precisa de um armário para guardá-los, então ela vai até o marceneiro e encomenda um, e lá ela conhece a filha dele, Mary Anning e descobre que ela tem uma coleção de fósseis ainda maior que a sua, e partir daí nasce uma amizade entre elas. Irão aprender muito uma com a outra, e farão descobertas importantes e terão que lidar com o preconceito e com a sociedade machista da época.




A autora foi brilhante nessa obra de ficção histórica, usando uma narrativa fluente e descritiva que leva o leitor a se sentir dentro da história do século XIX, bem como o local. A autora não só fala sobre a vida de duas mulheres, mas também vai para os padrões da sociedade do século XIX, na Inglaterra, incluindo mulheres que estão sendo excluídas, a discrepância das classes sociais e como a amizade transforma.

"Seres Incríveis" é contada pelo ponto de vista alternado as duas protagonistas Elizabeth e Mary Anning, permitindo ao leitor uma visão muito mais profunda no mundo de cada mulher. Elas foram baseadas em mulheres reais que fizeram contribuições reais e significativas para a comunidade geológica e nunca receberam o devido crédito durante suas vidas. Apesar de suas diferenças de classe e educação, elas foram capazes de formar um vínculo de interesses comuns e foi fascinante de se ler, através de suas narrativas alternadas, como cada uma delas via o mundo. Foi refrescante ler um livro que não foi totalmente focado em romance, mas em vez disso explorou um território mais emocional de amizade, respeito e lealdade entre as mulheres.

Em última análise, Mary Anning e Elizabeth descobrem que a amizade é o seu maior aliado.




A Capa é bonita, a diagramação e revisão estão impecáveis. A editora está de parabéns!

"Seres Incríveis" é um romance deslumbrante e cativante da história de mulheres inteligentes e fortes que conseguiram transcender classe social e preconceito para levar ao mundo algumas das descobertas mais importantes do século XIX. Acima de tudo, é um retrato revelador da natureza complexa e resistente da amizade feminina. Recomendo a todos!

1 comentários:

  1. Oi Michele, é a primeira vez que vejo este livro e adorei a resenha assim como a capa, os detalhes da edição são para lá de fofos, achei encantador.
    A trama me atraiu por se passar no século 19, adoro quando é histórico, a amizade muitas vezes fica por um fio, né? Engraçado duas mulheres terem interesse por fósseis. =)

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...