Blogger Widgets

[Resenha #378] A Espada de Shannara - Terry Brooks @SdE_Brasil @officialbrooks



Título original: The Sword of Shannara
Autor: Terry Brooks
Edição: 1
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296135
Ano: 2014
Páginas: 544
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Há muito tempo atrás, as guerras de um anciente Mal arruinou o mundo e a humanidade foi forçada a competir com muitas outras raças - gnomos, trolls, anões e elfos. No pacífico vale de Shay o meio-elfo Shea Ohmsford sabe pouco de tais problemas, isso até o gigante proibido com poderes druidas estranhos, Allanon, lhe revelar que o supostamente morto Lorde Warlock está tramando para destruir o mundo em pequenas parcelas. A única arma capaz contra seu poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada apenas pelo verdadeiro herdeiro de Shannara. E Shea é o último dessa linhagem e nele repousa a esperança de todas as raças. Logo o Portador da Caveira, um pavoroso favorito do Mal, se dirige para o Vale para matar Shea. Para salvar o Vale da destruição, Shea foge, levando em seu encalço o Portador da Caveira.

Resenha:


"A Espada de Shannara" acontece em Quatro Terras, em um futuro distante do nosso mundo, 2000 anos depois das Grandes Guerras que destruiram a maior parte do planeta. Cinco raças habitam as terras : Homens, Elfos, Anões, Gnomos e Trolls.

O personagem principal da história, Shea, é meio-homem e meio-elfo, e foi adotado pela família Ohmsford e vive uma vida tranquila no Vale Sombrio, onde ele e seu irmão, Flick, ajudam seu pai na hospedaria. A paz e tranquilidade é quebrada quando Allanon, o último dos druidas, diz que o Vale Sombrio vai ser destruído, pois o Lorde Feiticeiro, retornou e está planejando dominar o mundo. Ele também afirma que Shea é o último descendente da casa de Shannara; isso faz com que ele seja o único com o poder de usar a espada de Shannara contra o Lorde Feiticeiro e derrotá-lo de vez. Antes de sair tão misteriosamente quanto ele chegou, Allanon diz à Shea que ele deve fazer a viagem para Paranor para recuperar a espada e pôr fim ao Lorde Feiticeiro. Mas tudo isso é demais para Shea absorver tão rapidamente e ele não sai imediatamente.







Quando caçadores enviados pelo Lorde Feiticeiro aparecem no Vale atrás de Shea para matá-lo, ele é forçado a fugir de sua casa. Seu irmão sempre fiel se recusa a deixá-lo ir sozinho, e também o grande amigo de Shea, Menion, príncipe herdeiro do reino de Leah, partem juntos, e assim começa a jornada perigosa para Paranor para encontrar a espada. Eles fazem muitos amigos ao longo do caminho, e se juntam à eles mais dois elfos, um anão Balinor, herdeiro de Callahorn e Allanon, em sua jornada, mas eles também devem superar muitos obstáculos perigosos. Será que os irmãos e seus amigos irão encontrar a espada na hora certa para parar o Lorde Feiticeiro? E se encontrar a espada, será que Shea terá coragem de usá-la ou seu mundo será tomado e destruído?

Este é o primeiro romance de Terry Brooks, escrito ao longo de sete anos, enquanto ele estava freqüentando a faculdade. Quando foi publicado pela primeira vez em 1977, foi muito bem recebido, mas também teve críticas negativas por ser semelhante ao O Senhor dos Anéis, de JRR Tolkien. Mas, enquanto existem muitas semelhanças entre os dois livros, há também muitas diferenças, tanto nos personagens e no enredo. Uma das características incomuns de "A Espada de Shannara" é que ele tem lugar no planeta terra, sendo que quase todos os outros grandes trabalhos de fantasia se passam em um mundo distante com várias raças e culturas diferentes. Embora, Brooks traga a maioria das raças comuns de fantasia: anões, elfos, trolls e gnomos, ele oferece uma explicação para a sua existência, em vez de simplesmente fazer o leitor aceitá-los como fazendo parte de um universo fantástico. Em Shannara, em algum lugar no passado distante, a raça humana destruiu uns aos outros em um grande conflito apocalíptico, e, portanto, as únicas populações remanescentes se espalharam por todo o mundo e foram incapazes de contatar um ao outro. Por causa disso e da precipitação nuclear prosseguiu a guerra, a humanidade começou a evoluir e se transformar em diferentes formas. Alguns tornaram-se muito magras, ágeis e habilidosas como os elfos, outros se tornaram muito baixos e fortes como os anões ou simplesmente enormes e fortes, como os trolls, alguns tiveram uma mudança na cor da pele e se tornaram baixinhos como os gnomos, e outros permaneceram praticamente os mesmos que é o caso dos homens.

Todos os personagens são interessantes e muito bem desenvolvidos. Como em qualquer bom livro, encontrei-me muito ligada aos personagens e solidária com as suas lutas. Eu queria gritar e avisá-los quando eu sabia que eles estavam perto do perigo. É difícil um livro ser tão envolvente, e este é. Eu adorei deste livro. Fazia muito tempo desde que eu tinha lido um romance de fantasia tão bom. "A Espada de Shannara" é muito bem escrito, e as idéias do autor sobre a guerra e a natureza do homem são muito instigantes. Ele incorpora todos os melhores elementos de fantasia e não tem como não se encantar com a história.



A capa é incrivelmente linda, e tenho que dar os parabéns ao belíssimo trabalho da editora, a diagramação, revisão, tradução, tudo está perfeito.

"A Espada de Shannara" oferece ação intensa, amizades, romance, e muito mais. O mundo de fantasia criado por Terry Brooks é facilmente desenhado na mente do leitor, e a ação constante mantém o leitor virando as páginas para ver o que vai acontecer a seguir. Recomendo!


3 comentários:

  1. Olá! Não conhecia o livro mas achei a premissa bem interessante, ainda mas se tratando de personagens tão envolventes!

    Adorei seu blog! Conheci vocês através do blog Sou Bibliófila da Delmara ^^
    Já estou seguindo vocês, se quiser conhecer o meu cantinho também sera
    super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Como sempre a Saída de Emergência lançando livros que despertam a imaginação e te prende em um mundo diferente e mágico. Minha lista de desejados só aumentando!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre a Saída de Emergência lançando livros que despertam a imaginação e te prende em um mundo diferente e mágico. Minha lista de desejados só aumentando!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...