Blogger Widgets

[Resenha #395] O Diamante - J. Courtney Sullivan @jcourtsull @Novo_Conceito



Título: O Diamante
Autor: J. COURTNEY SULLIVAN
ISBN: 9788581634456
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2014
Número de páginas: 480
Assuntos: Drama
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino


Cinco personagens, separados pelo tempo e aparentemente sem conexão entre si, contam a história da paixão das mulheres pelo diamante aliás, não só das mulheres! Revezando-se em uma ciranda de acontecimentos divertidos, infelizes, revoltantes ou surpreendentes, a extraordinária Frances Gerety que existiu de verdade e outros indivíduos muito especiais mostram que a história de uma sociedade é construída por meio das relações humanas, na intimidade dos lares. As transformações do mundo moderno nem sempre conseguem abalar aquilo em que se acredita com todo o coração mas as decepções com aqueles que amamos... essas podem mudar as nossas opiniões. Um livro diferente, que fala das muitas formas de viver o amor e que deixa no ar uma pergunta: os casamentos são mesmo feitos para durar?



"O Diamante" é um romance magnificamente escrito e conta a história de cinco personagens diferentes, separadas no tempo, sendo sua única ligação diamantes e sua percepção de casamento. Ela começa com Mary Frances Gerety, uma jovem que trabalha em uma agência de publicidade em 1947 tentando pensar em um slogan que vai convencer os leitores de uma coisa - que o casamento só é consolidado por um anel de diamante. E, em uma noite fatídica ela cria o famoso slogan, "Um diamante é para sempre." Isto, obviamente, muda o mundo da publicidade e assombra o resto dos personagens ao longo do romance.




Em seguida, somos apresentados a Evelyn Pearsall, em 1972. Ela é uma professora aposentada e avó, e está devastada com a realidade de sua vida. Seu único filho deixou esposa e filhos para trás e começou um caso sem sequer um segundo de remorso.

Na década de 1980, James, um motorista de ambulância que trabalhar longas horas, sente o fracasso em seu casamento e fica triste com sua incapacidade de sustentar sua família do jeito que ele gostaria

Em 2003, Delphine, uma dona de casa parisiense deixa seu casamento maçante por um jovem músico. 


Por fim, já próximo dos dias atuais, em 2012, Kate que não acredita em casamento, deve deixar seus sentimentos de lado para celebrar o casamento gay de seu amado primo.

Esses personagens nos mostram uma ampla gama de experiências de vida e emoções em relação ao processo de casamento, como romance, divórcio, viuvez, infidelidade, traição, abandono, níveis de compromisso, entre outros.

Através da personagem de Frances Gerety, a autora explorou a política das relações de gênero no local de trabalho. Apesar de Frances ser excepcionalmente talentosa, ela é uma mulher, e tem que lidar constantemente com seu status secundário num mundo machista. Na verdade, o romance examina a situação de muitas mulheres diferentes sobre a extensão de muitos anos.

Há muitas personagens diferentes, e os leitores irão se envolver pessoalmente com cada uma de suas histórias. A autora fez um excelente trabalho escreveu uma história muito inteligente sobre como somos manipulados pela mídia. Este livro é ambicioso, tendo nos principais eventos do século XXI, examinar as formas que os nossos rituais de casamento simples mudaram, com o namoro online e as mudanças nos papéis das mulheres.



A capa do livro é linda, e todo o trabalho da editora está excelente, desde a diagramação, revisão e tradução, tudo ótimo.

Todas estas histórias, apesar de parecerem distantes uma das outras, acabam trabalhando em conjunto para formar um quadro maior que a autora revela aos leitores até o final. É um belo romance do começo ao fim, com tantos problemas e cenas instigantes, vai deixar os leitores refletirem sobre seus próprios pensamentos, sobre os diamantes e como eles permeiam a cultura contemporânea. Para os leitores que gostam de uma história que se desenrola aos poucos, revela seus segredos lentamente, e inclui uma série de deliciosas histórias de fundo, irá gostar desse livro. Recomendo.


1 comentários:

  1. Eu li o livro e estou para soltar a resenha no meu blog também.
    Mas tenho que confessar que por várias vezes pensei em desistir da leitura de tão parado que foi. Eu achei que a história foi bastante maçante. Curti algumas histórias. Achei lindo algumas coisas, mas teve muita descrição desnecessária no meu ponto de vista. Eu acho que a história poderia ter sido mais direta. Achei muita enrolação. E sinceramente não gostei tanto como vc gostou. Mas quanto a diagramação, isso tenho que concordar. É lindo mesmo. Adorei a arte que a novo conceito elaborou =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...