Blogger Widgets

[Resenha #402] A Maravilhosa Terra de Oz - L. Frank Baum @EditoraBiruta



Livro: A Maravilhosa Terra de Oz
Autor: L. Frank Baum
Número de páginas: 300
Editora: Biruta
Ano de lançamento: 2013
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva

O lenhador de latas e o espantalho voltam para mais uma aventura na Terra de Oz. Agora acompanharão o garoto Tip e seus amigos numa incrível jornada para tentar salvar a cidade das esmeraldas das agulhas de tricô do exército rebelde, comandado pela geral Jinjur. Para isso, precisarão enfrentar a velha Mombi, desvendar o mistério por trás do sumiço da princesa Ozma e, mais importante, terão de aprender a lidar e a conviver uns com os outros. No segundo livro da série de Oz, o leitor irá mergulhar ainda mais nessa terra mágica, se encantar com todos os seus mistérios e reencontrar personagens cativantes como Glinda, a bondosa. A tradução é do renomado escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar. As ilustrações de capa são da imaginativa e espirituosa polonesa Agata Wojakowska. Desta vez você não vai precisar de sapatinhos vermelhos mágicos ou de um ciclone para transportá-lo para Oz: é só abrir o livro para a aventura começar!


A Maravilhosa Terra de Oz é o primeiro livro de uma série de 13 livros que continua a história de "O Mágico de Oz".

Conta a história de Tip, um menino que fora criado desde muito novo pela bruxa Mombi. Eles vivem no País de Gillikins, no Norte de Oz, que é dividido em quatro reinos, e a Cidade das Esmeraldas fica no centro. Mombi fazia Tip trabalhar para ela, limpando a casa, trazendo lenha da floresta entre outras tarefas. 






Um dia para assustar Mombi, Tip que é um garoto muito travesso, faz um homem de madeira com uma abóbora como cabeça, e ele o chama de Jack Cabeça de abóbora. Este não engana Mombi, que tenta assustar Tip, o ameaçando transformar-lo em uma estátua de mármore na manhã seguinte. Naquela noite, Tip usa o pó mágico para animar um cavalo de madeira, e, junto com Jack, ele foge e se dirige em direção à Cidade das Esmeraldas, cidade governada pelo Espantalho, mas que está sendo dominada por um exército de garotas comandado pela genenral Jinjur. Tip junto com o seus amigos decidem ajudar o Espantalho a retomar seu reino. O grupo tenta chegar a Glinda, a Bruxa Boa para obter sua ajuda na expulsão do exército. E, nisso eles embarcam em uma jornada cheia de aventuras, magia, e perigos.



L. Frank Baum, autor do livro O Mágico de Oz, escreveu essa continuação para responder a todas as perguntas sobre o futuro do Espantalho e Homem de Lata para os jovens leitores. Mas, num primeiro momento ele não tinha a intenção de escrever essa continuação. Houve uma adaptação para o teatro do primeiro livro em 1902 que se tornou muito popular. Também deve ser notado que a história e a estrutura deste livro foi escrito com um olho para adaptá-lo como uma peça de teatro. Você vai notar esses elementos enquanto você lê a história. O autor também afirmou que ele decidiu escrever a sequência devido ao grande volume de pedidos que recebeu de jovens fãs que pediam por mais aventuras em Oz. O autor incluíu o Homem de Lata e o Espantalho no livro, porque eles eram os personagens mais populares entre os fãs.

Imaginação sem limites do autor realmente brilha nessa história. A estrutura deste livro é muito parecido com o primeiro livro de Oz, mas o autor preenche a história com tantos personagens divertidos e interessantes que você não pode deixar de ficar encantado com ele. Dorothy não aparece, embora ela é mencionada algumas vezes. Nem o Leão Covarde aparece. A história parece ocorrer alguns anos após a partida de Dorothy.

Uma importante lição no livro é o valor da amizade, e de como ela evolui e se desenvolve, para se tornar algo grandioso e de grande valor.
A escrita é fluída, com personagens bem desenvolvidos, e de leitura rápida.


Que trabalho gráfico maravilhoso e espetacular que a editora fez nesse livro, a capa é divina, com ilustrações no interior da capa, e com uma diagramação e revisão perfeitos!!

Espero que tragam os outros livros dessa série! Mal posso esperar para ler mais!! Recomendo!!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...