Blogger Widgets

[Resenha #430] Inimigo Sombrio - Cate Tiernan @galerarecord @CateTiernan



Título: Inimigo Sombrio
Série: Amada Imortal #3
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Gênero: Sobrenatural, Romance
Ano: 2014
Páginas: 322
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Nastasya está de volta a River’s Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso.

Resenha:

Em "Inimigo Sombrio" chegamos ao final da jornada de Nastasya. Ou melhor, chegamos ao final do pequeno vislumbre da longa vida dela que tivemos o privilégio de ver. Depois de estar dentro da cabeça de Nastasya por três livros, posso dizer que sou uma grande fã dela. Ela é inteligente, sarcástica e real, apesar de sua idade avançada e imortal. Sua voz forte é uma das minhas partes favoritas da série. Lendo a série, eu puder ver o crescimento da Nastasya ao longo do tempo. Suas lutas e medos eram tangíveis, e vendo-a trabalhar com eles foi difícil, mas extremamente gratificante e divertido. Eu ri muito neste livro, principalmente por causa do monólogo interior divertido de Nastasya.

Nastasya ainda está tentando o seu melhor para ficar bem no entanto, há sempre essa semente de dúvida de que ela não será capaz de retirá-la para o resto da eternidade. A maturidade, bem na maioria das vezes, com sua maneira de pensar nos mostra o quanto ela desenvolveu e cresceu como um personagem. Seu romance com Reyn ainda é tão complicado como sempre por causa de sua incapacidade de ficar tempo suficiente em um relacionamento para ser chamado de relacionamento. Além disso, com a adição dos irmãos de River aparecendo, Nastasya descobre que há muitas coisas em curso, que ela nem imaginada. Neste livro Nastasya finalmente solidifica algumas amizades e começa outras. Este foi um ponto de virada definitiva para seu personagem desde que ela finalmente começou a cuidar das pessoas, e não apenas tentando impressioná-los.


O romance de Nastasya com Reyn desenvolveu lentamente ao longo da série e neste livro ele finalmente se tornou mais proeminente na história. Embora tímida durante a maior parte desses três livros, eu realmente achei que o ritmo suave de seu relacionamento se encaixa perfeitamente com o crescimento pessoal de Nastasya. Na primeira parte desta série Reyn disse à Nastasya que ela teve que aprender a amar a si mesma antes que ela pudesse se abrir para o amor dos outros. Eu acho que a jornada dela teve o valor de perdoar e encontrar a si mesma, que foi o ponto crucial do seu processo de crescimento.

E falando dela, Nastasya não seria ela, sem as observações sarcásticas e seu humor. É contagiante! Sua excelência no sarcasmo é incrivelmente divertida, para não mencionar, responsável por muitas risadas. Esta série não seria a mesma sem a nossa querida Nastasya.

Como os livros anteriores, há uma ênfase sobre o passado com o flashback ocasional integrado na história. A narrativa de Cate Tiernan é requintada e cativante. Ela fez um excelente trabalho no desenvolvimento da história com uma escrita fluída. Cada personagem nesta série teve uma história maior por trás deles, embora nós só vimos um pequeno vislumbre de muitos deles. O final desta série foi extremamente gratificante. Mas ainda assim, a minha única reclamação é que poderíamos ter mais tempo com Nastasya, seus amigos e este mundo.

"Inimigo Sombrio", sem dúvida, é o melhor trabalho de Cate Tiernan. Este não poderia ter levado a uma conclusão mais brilhante e totalmente satisfatória para a trilogia. Com sagacidade tanto habilmente trabalhada, realista profundidade e significado, com o máximo de entretenimento e diversão mágica, ela brilha tão intensamente quanto seus antecessores. Se alguma coisa, é melhor; o humor é mais nítido, os personagens melhor desenvolvidos, o enredo uma fração mais complexa.


A capa segue o mesmo padrão das outras, linda como sempre! A diagramação, revisão e tradução excelentes!

"Inimigo Sombrio" não é um livro curto, e apesar disso, eu senti um desejo de mais. Eu me tornei muito ligado a este mundo e seus personagens, e fiquei com um sentimento agridoce. Recomendo essa série a todos!

2 comentários:

  1. Ainda não conheço esta série, mas é bom ver que mesmo no 3º volume a autora ainda mantém o leitor com uma boa estória.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Essa série é grande demais!
    Morro de preguiça de ler!
    Quem sabe um dia?

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...