Blogger Widgets

[Resenha #440] Level 2 - Lenore Appelhans @EditoraLeya @lenoreva


Livro: Level 2: Só as Memórias Podem Salvá-la
Série: The Memory Chronicles
Autora: Lenore Appelhans
Páginas: 336
Editora: LeYa
ISBN: 9788544100486
1.ª edição: 2014-07-01
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva


"Mas, então, eu morri. E agora não consigo dormir. Exceto, porém, quanto tenho acesso às memórias do meu sono. Você não acredita em quantas vezes vasculhei os dezessete anos e 364 dias de minha vida em busca daqueles raros e ininterruptos períodos de letargia, livres de pesadelos. Porque dormir é minha única e verdadeira pausa neste eterno carretel de lembranças, tanto as minhas como as que aluguei."
Desde sua morte prematura, Felicia Ward está presa no Level 2, uma espécie de limbo localizado entre a Terra e o Céu. Junto com seus companheiros, a garota passa horas intermináveis plugada em uma espécie de câmara, revivendo lembranças de seu tempo na Terra e lamentando o que perdeu: família, amigos e Neil, o garoto que amava. Até que uma menina é encontrada morta em uma câmara vizinha e somente Felicia lembra de sua existência.
Ao mesmo tempo, Julian, um cara perigosamente encantador que ela conheceu em vida, aparece para oferecer uma saída. É quando Felicia descobre a verdade: juntando-se à rebelião para derrubar os Morati, anjos guardiões do Level 2, ela poderá estar com Neil novamente. Suspensa entre o Céu e a Terra, Felicia se encontra no centro de uma luta secular entre o bem e o mal.
As lembranças de sua vida voltam para assombrá-la e, com os Morati a caçá-la, a garota vai descobrir que não é apenas a sua própria redenção que está em jogo... Mas a salvação de toda a humanidade.


Resenha:

A principal idéia da história é a de que haja três níveis de existência. O nível 1 é a Terra, o nível 3 é o céu e o nível 2 é um lugar intermediário entre o céu e a terra, uma espécie de sala de espera para os mortos. Neste livro, a autora não só nos apresenta a sua ideia de vida após a morte, mas nos leva em uma aventura sci-fi emocionante.

Nossa protagonista é Felicia Ward de dezessete anos, que morreu e está decepcionada com a vida após a morte. Ela passa seus dias em um mundo todo branco, onde todos se vestem de branco, e parece uma espécie de colméia branca preenchida com outros adolescentes mortos. Ela não precisa comer, ela não precisa dormir. Além de conversas ocasionais com seus novos melhores amigos da vida após a morte, Veronica e Beckah, seu único entretenimento na monotonia sem fim é passar seu tempo revendo as memórias de sua vida passada. Ela assisti aqueles momentos em que estava mais feliz ou mais triste, quando teve seu primeiro beijo ou conheceu a sua melhor amiga. Apesar de estarem mortos, não parece que morreram, pois eles ainda estão conscientes. Enquanto, Felicia vê suas próprias memórias, ficamos conhecendo mais sobre ela e as pessoas que foram importantes em sua vida, como seu namorado Neil e o bad boy Julian.

A maioria destas memórias que Felicia vê envolvem Neil, o cara que ela amava. A única coisa que ela espera é poder se reconectar com Neil na vida após a morte. Ela certamente não espera que Julian, o cara que arruinou sua vida, o cara que ela está tentando esquecer, vai encontrá-la. Mas ele o faz. E ele afirma que ela é de extrema importância para a rebelião iminente, que está acontecendo com os anjos que guardam o Nível 2, mas inicialmente Felicia não está completamente certa de que ela pode confiar nele. Mesmo assim, com a ajuda dele, eles essencialmente exploram o local conhecido como Nível 2, quebrando os regulamentos estabelecidos lá e tentam ajudar seus amigos. Eles se encontram no meio de uma luta maior do que eles imaginavam, mas sua única esperança é resgatar aqueles que ela realmente ama. Enquanto, Felicia viaja pelo mundo do Nível 2, ela descobre que a única maneira de ter um futuro é através das escolhas e erros do seu passado, mas será o suficiente? E, no final, será Neil ou Julian a sua escolha e salvação?

A escrita é rápida e fluída, os personagens são bem desenvolvidos. Felicia é uma personagem muito humana e falha que, apesar de seus defeitos que eu não poderia deixar de gostar. Eu realmente gostei de conhecê-la pouco a pouco com suas memórias, pois mostrou como era a sua vida na terra. Neil é o amor de sua vida mortal e ele é honestamente um pouco perfeito demais, no entanto, dado que a gente só o vê pelas suas lembranças, se supõe que Felicia o acha desse jeito. Julian é o nosso misterioso "bad boy" da história e aquele que começa a ver um espaço maior na história e no coração de Felicia. Ele é charmoso e determinado, mas houve momentos em que eu sinceramente não entendi a sua personalidade. Mas, definitivamente ele sabe conquistar, e gostei do seu papel na história.

Houve momentos em que Felicia me irritou. Ela foi um pouco egocêntrica durante a uma parte da história, tanto no presente e em suas lembranças. Mas, ao mesmo tempo, eu fiquei ao seu lado e presa na história para saber mais.

Todos os leitores irão não só apreciar a construção de um mundo brilhante que a autora criou, mas também vão se apaixonar por cada um dos personagens criados. Se você acha que você pode imaginar como o livro termina, eu adoraria fazer uma aposta com você do contrário. A autora é, francamente, brilhante em sua capacidade de manter o leitor tentando adivinhar. Pistas e revelações estão espalhados por todo o livro, levantando mais perguntas do que respostas.

O que é incrivelmente atraente sobre Level 2 é a mistura de distopia, ficção contemporânea, religião e fantasia. A autora atinge um equilíbrio muito inteligente de todos essa mistura, e experiências passadas de Felicia se entrelaçam perfeitamente no presente da narrativa. E, ainda acrescenta a tudo isso uma pitada de mitologia.

A capa é perfeita, linda mesmo! Todo o trabalho de diagramação, revisão e tradução estão ótimos.

Eu amei as reviravoltas no final deste livro e mal posso esperar para saber o que irá acontecer no próximo. E, embora eu tenha achado o final um pouco apressado, tudo foi bem amarrado. No geral, Level 2 foi uma grande estréia. A escrita de Lenore é ótima e de fácil leitura, e estou ansiosa para ler mais. Recomendo!

1 comentários:

  1. Uau! Que livro maravilhoso *-*
    Não conhecia, mas adorei conhecer. Seria uma trilogia né? Demais.
    Como você disse, a capa é mesmo linda, e se no final não é nada daquilo que esperamos então o livro deve valer mesmo a pena.
    Amei a resenha, vou adicionar na lista de desejados para próxima compra.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...