Blogger Widgets

[Resenha #441] Medo - Michael Grant @MichaelGrantBks @galerarecord


Medo
Michael Grant
Galera Record
Literatura Estrangeira / Ficção / Juvenil
ISBN: 9788501402271
1a Edição / 2014
448 Páginas
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Já faz mais de um ano desde que todos os adultos simplesmente desapareceram. E apesar das mentiras, da praga e da fome que assolaram as crianças de Praia Perdida, de alguma forma elas foram capazes de sobreviver. No entanto, dessa vez as ameaças são ainda mais aterrorizantes do que antes. Dentro de LGAR, a Escuridão começa a dominar, e a luz do sol fica cada vez mais escassa. No escuro, enxergar torna-se impossível, assim como plantar e colher alimentos. O pânico e a ameaça da fome levam os moradores à beira da loucura.


Resenha:

Eu realmente tenho que começar elogiando Michael Grant por sua escrita absurdamente incrível e mais uma vez ele usa sua louca imaginação para nos fazer mergulhar de cabeça nessa vívida e emocionante história. Os fãs da série ficarão satisfeitos por saber que este livro está tão divertido, emocionante e tão inteligente quanto todos os quatro livros anteriores.

Há uma sensação diferente nesse livro, que eu realmente gostei. O enredo foi muito mais direcionado aos personagens. Neste livro, o inimigo não é tão óbvio. Enquanto a tensão entre certos personagens é tão proeminente como sempre, eles são confrontados com preocupações maiores. As coisas começam a mudar, a luz começa a desvanecer-se, e logo os habitantes do LGAR encontram-se mais vulneráveis do que nunca, e eles serão mergulhados em completa escuridão. Senti-me cada vez mais ligada por certos personagens e admirando o quanto eles mudaram. Astrid, por exemplo, apesar de seu caráter forte e por muitas vezes hipócrita, ela sempre foi admirável, e seu personagem foi bastante aprofundado nesse livro e fiquei agradavelmente surpresa com o quanto ela se destacou para mim. Caine foi outro que eu comecei a achar um pouco diferente. Eu fiquei quase chocada com ele. Se eu realmente senti simpatia por ele? Pode-se dizer que sim. Falando de Diana, e de sua gravidez, ela é parte importante no livro enquanto a história constrói seu clímax final. E como não mencionar a própria jornada de Sam. Ele leva quatro livros para chegar à conclusão de que ele não é um bom líder. Sam é um guerreiro, e que ele pode finalmente admitir que falta algo para o seu crescimento como um personagem. Assim, muitos outros personagens são bem desenvolvidos e aprofundados neste livro. Eu amei Quinn como líder dos pescadores, e a mudança em Lana. Basta dizer que há muito crescimento nos personagens em todo o livro de modo geral.


A força principal deste livro é a essência do próprio medo, com a escuridão sem fim iminente que ameaça o LGAR, o que significa que pode haver mortes causadas por fome, já que nenhum alimento vai crescer, nem terá peixes para serem capturados, e as crianças irão queimar tudo o que puderem para ter luz. Outro medo, no entanto, está dentro de certos personagens. Desta vez, Penny, a menina sádica que pode produzir alucinações realistas que pode destruir a mente de uma pessoa, recebe um papel de liderança. Nesse livro iremos ver a perspectiva dela e gradualmente iremos entender por que ela se tornou tão insana e cheia de ódio e dor. Ela é uma vilão formidável.

Fiquei espantada com a forma como Michael Grant desenvolveu essa grande lista de personagens com grandes habilidades para criar tensão máxima. Além do número de cenários puramente terríveis que ele foi capaz de jogar esses personagens, só posso diz que a sua imaginação é impressionante. Ele escreveu um enredo emocionante, há mortes, destruições, e algumas cenas são bastante horríveis, mas tudo funciona perfeitamente na história. Outra coisa sobre este livro foi que adorei todas as reviravoltas e surpresas. Também adorei que finalmente temos um vislumbre do mundo exterior. Vimos um pouco da vida de Connie Temple, mãe de Sam e Caine, e também vimos as famílias das crianças presas em LGAR e começamos a sentir o seu desespero.


A capa segue o mesmo padrão das anteriores. A diagramação, revisão e tradução estão ótimos. A editora como sempre fez um excelente trabalho.

Houve um sentimento palpável de perigo iminente ao longo desse livro, e podemos perceber que a série está atingindo seu ponto mais frenético e que o final está próximo. "Medo" é uma leitura brilhantemente escrita, cheia de reviravoltas que não deixará que você largue o livro um só minuto. Ainda há questões a serem resolvidas e questões a serem respondidas, então eu mal posso esperar para ler o próximo livro! Se você é uma das poucas pessoas que ainda não começou a ler esta série, recomendo que você comece o quanto antes. Absolutamente vale a pena.

1 comentários:

  1. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, pela resenha ele parece ser bem original, não me lembro de ter visto nada igual até hoje, me interessei!

    Eu voltei a postar no EstandyBooks depois do meu desentendimento com o Google kkkk
    Se quiser me dar uma apoio, da uma olhada nos post novos, vai ser de muita ajuda!
    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...