Blogger Widgets

[Resenha #448] História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas - Sandra Newman @grupopensamento


História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas
Sandra Newman
I.S.B.N. 9788531612749
Número de Páginas: 400
Editora: Cultrix
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva


Diante dos grandes clássicos da literatura, você sempre se pergunta: Quais são os livros mais importantes? Que autores vale mesmo a pena tentar ler? Posso ler só o resumo de alguns livros? Agora você poderá apreciar sem medo as obras clássicas da literatura. Este livro muito bem fundamentado vai guiá-lo sem sobressaltos e com muitas risadas através de toda a literatura ocidental, século por século: desde os clássicos gregos até o romance moderno, passando por Homero, Shakespeare, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Jane Austen, Dostoievski, Tolstoi, James Joyce, Proust e Virginia Woolf. História da Literatura Ocidental sem as Partes Chatas traz divertidos resumos de enredos, definições bem-humoradas de movimentos literários e fatos reveladores sobre a vida dos escritores. Como a maioria das obras ganharam notas de 1 a 10 nos quesitos Importância, Acessibilidade e Diversão, você descobrirá o que realmente vale a pena ler e o que pode ser descartado sem culpa.


Resenha:

Eu sou uma daquelas pessoas que acha que ler os clássicos é de extrema importância não só para compreender a história da literatura, mas também a história da sociedade. Eu gosto de ler os clássicos e tive a sorte de ter na escola aulas de Literatura Inglesa e Americana que me fizeram amar os clássicos. Só é uma pena que nem todos gostam, entendo que é uma leitura mais densa e por vezes difícil, e pode ser esse um dos motivos de alguns não quererem ler, afinal, a leitura deve ser um prazer e não deve ser uma tarefa árdua.



Em "História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas" a autora cobre a maior parte dos autores importantes de Homero à William Faulkner, dando uma descrição compacta de obras bem conhecidas e mais importantes de cada autor, e classificação cada um desses trabalhos em uma escala de 1 a 10 em três categorias: Importância, acessibilidade e diversão. As descrições da autora são dadas de uma forma clara e são intercaladas com muitas piadas. Nenhum autor parece estar a salvo de suas críticas espirituosas. Assim, podemos ver que apesar de que nem todos possam concordar com as opiniões pessoais da autora, ela somente teve a intenção de mostrar que pode ser divertido a leitura de clássicos, com a esperança de que se a pessoa começar a ler algum que seja mais divertido, irá no futuro a se habituar e sentir mais vontade de ler esses livros e pode afinal mudar a sua ideia pré concebida que clássicos são chatos.


A capa do livro ficou simples, mas bacana. A diagramação, revisão e tradução estão ótimos.

No geral, eu gostei de ler "História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas". Achei que o livro é de fácil leitura e educacional. Eu gostei da natureza descontraída que a autora escreveu, e algumas das piadas me fizeram rir. Não deixa de ser um livro informativo, aprendi muitas coisas que não sabia, relembrei de alguns livros que eu já havia lido e muitos dos clássicos que eu não conhecia ou não lembrava, eu adicionei à minha lista de livros desejos para ler no futuro. Eu recomendaria este livro para quem quer começar a ler os clássicos, mas não sabe exatamente por onde começar, ou para quem já gosta de ler os clássicos e gostaria de ler a crítica espirituosa da autora sobre eles.

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...