Blogger Widgets

[Resenha #453] A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde @mauriciogomyde @Novo_Conceito


A Máquina de Contar Histórias
Maurício Gomyde
Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581635040
Ano: 2014
Páginas: 192
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.



"...Amor recontado entre as aberturas e fechamentos de capítulos, por quem cedeu à tentação de se entregar. Infinitas possibilidades de entendimento, inúmeras histórias em uma só. Aquele foi o caminho trilhado, mas o que viria a seguir? Pouco importava, estradas sempre mudam. Os três só tinham uma certeza: aquela havia sido a jornada mais perfeita que jamais poderiam ter vivido...”  (pág.9)

Nosso protagonista é Vinícius Becker, famoso escritor conhecido em vários países, mas que prioriza sua vida profissional, e acaba deixando para segundo plano sua mulher Viviana e suas filhas. Seu tempo é totalmente dedicado ao trabalho, viajando para divulgação e participação em eventos para promover seus livros. Quando estava em um desses eventos para lançar sua obra mais recente chamada “A Maquina de Contar Histórias”, ele recebe a notícia que sua esposa que estava com câncer morreu sozinha no quarto de hospital.


"Vinícius se encolheu ainda mais, fechou os olhos e dormiu ali mesmo no chão, como um fiapo de ser humano, capaz de voar com a rajada do vento mais brando." (pág. 27)

Durante o enterro, ele revê suas filhas. Valentina, a filha mais velha de 16 anos, joga toda a sua revolta e ódio em cima do pai, e com razão, ela o culpa da morte da mãe. Vinícius foi um pai ausente e não esteve ao lado da mulher quando ela ficou doente, deixando para Valentina essa tarefa de cuidar da mãe e da irmã mais nova de 4 anos. 



Ninguém duvida do amor de Vinícius pela literatura e do seu dom para a escrita, mas toda a sua dedicação excessiva a somente isso, valeu a pena? Logo, ele tem que encarar que não. Ele foi na verdade extremamente egoísta.

Totalmente perdido, Vinícius enxerga somente agora o quanto ele errou. E ele se vê tendo que encarar todo o desprezo da filha Valentina. Sua outra filha chamada Vida, de 4 anos, é muito nova para entender o que está acontecendo. Para recuperar o tempo perdido, ele tem uma idéia! Deixar tudo de lado, e partir para uma viagem com suas meninas para resgatar sentimentos adormecidos e tentar unir a família. Mesmo relutante, Valentina acaba cedendo e aceita a viagem. Assim, eles embarcam em uma jornada na qual um pai irá pela primeira vez conhecer de verdade as suas filhas após tanto tempo afastado.


"No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade." (pág. 126)


"A vida é uma jornada com começo, meio e fim. Cada pessoa é o herói de sua própria caminhada. Aliás, essa é uma teoria interessante para aplicar na literatura e na vida pessoal." pág 127

A trama é basicamente sobre a importância da família, perdão e amor. Maurício Gomyde trata brilhantemente desse tema, e o desenvolve de forma cativante, comovente e com uma escrita belíssima, simples e fluída. Os personagens foram todos bem desenvolvidos e reais. Não tem como não sentir a dor e a emoção deles. Os capítulos são curtos, o que torna a leitura rápida e dinâmica. Li esse livro em apenas algumas horas! 



Que livro lindo! Não tem como não se emocionar com uma história tão genuína e tocante. Maurício Gomyde nos mostra com suas lindas palavras que o que realmente importa no final é o amor e nos ensina a valorizá-lo. Este é um livro de muitas reflexões e lições de vida.




O que dizer da capa? Simplesmente lindíssima. A editora fez um trabalho gráfico primoroso, e revisão excelente.

"A Máquina de Contar histórias" é um livro que eu recomendo para todos, de qualquer idade. É um livro perfeito para dar de presente para um amigo ou parente, não tem como não amar essa história linda!


21 comentários:

  1. Eu amei esse livro. Tão fininho e tão completo em emoções.
    Tive muita raiva do Vinícius, mas aos poucos ele foi ganhando pontos e as garotas são muito fofas. =)
    Foi uma leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei o livro há uns dias atrás e também o li rapidinho.
    Realmente é uma história linda e emocionante.

    ResponderExcluir
  3. eu quero mt ler "a maquina de contar historias" e conhecer essa historia linda de mauricio gomyde.que fala sobre a importancia da familia, perdao e amor.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar desse livro, vi até o autor na Bienal, mas não me interessei muito, mas agora que sei do que se trata, quero muito lê-lo!

    ResponderExcluir
  5. o livro parece ser muito bom,ser contar que a capa é belisima.

    ResponderExcluir
  6. Já li várias resenhas desse livro!!! Quando tiver oportunidade vou lê-lo , me interessei bastante e sempre li críticas boas sobre ele!

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, parece ótimo, história linda e bem emocionante, só vejo resenhas super positivas dele.

    ResponderExcluir
  8. Histórias de vida sempre tem algo a nos acrescentar, sejam novas reflexões, sejam revisões de nossas vidas!

    miquilis

    ResponderExcluir
  9. Resenha muito boa, familiarizando os leitores com o livro, destacando pontos relevantes da obra, despertando o interesse de quem lê, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do livro, a historia parece ser rapida e boa, pena que ainda nao tive oportunidade de ler nenhum livro do autor. A narrativa dele parece ser muito boa!

    ResponderExcluir
  11. Li bons comentários sobre esse livro e depois dessa bela resenha, minha curiosidade aumentou, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, e sem contar que já ouvi muito falar desse livro, com certeza irei ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que este livro vai me fazer chorar!! Ás vezes a gente luta tanto por uma coisa que acaba abrindo mão de outras e pode não ter volta. Vinícius Becker perdeu a esposa, o que não tem volta, para se redimir do tempo em que ele a deixou só por várias vezes. Agora ele vai tentar recuperar o tempo perdido tentando reconquistar suas filhas e a família!! Acho que vai dá tudo certo!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha! Não vejo a hora de ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  15. Até hoje só li um livro do autor, e gostei bastante. O que gostei no livro que li, foi a narrativa fluida dele. E, o que me chamou a atenção nesse foi a reflexão que ele deixou em relação as nossas prioridades. Vale a pena priorizar trabalho e esquecer dos familiares?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Uma história que fala de amor, de família que passa reflexões, nos mostrando a importância do amor de um pai... Ótima resenha, livro maravilhoso. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Quero ler muito primeiro o livro, antes de ler a resenha!!!!!
    Espero que seja maravilhoso, que seus elogios falaram bem!!1 :)

    ResponderExcluir
  18. Conflitos familiares, amor e perdão. Todos os ingredientes necessários para uma boa história. Só tenho lido criticas boas ao livro. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  19. Genteeee, quase chorei só lendo a resenha, como ja tive familiares que faleceram de câncer fiquei muito tocada, tenho certeza que será emocionante!
    www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Caramba, já tinha ouvido falar desse livro, mas não esperava tanto.
    Um enredo que nos leva a muitas reflexões sobre a vida, carreira, relacionamentos familiares, etc.
    Acho que chorarei um pouco (ou muito) lendo ele.

    ResponderExcluir
  21. O Gomyde tem uma escrita muito boa e envolvente.
    Quero muito conhecer essa trama e me emocionar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...