Blogger Widgets

[Resenha #470] A Bailarina Fantasma - Socorro Acioli @EditoraBiruta @AcioliSocorro


Título: A Bailarina Fantasma
Coleção: Sou Leitor, Sim Senhor
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
Páginas: 184
Ano: 2010
Gênero: Romance/ Literatura Juvenil
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre:Saraiva

O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração . Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.


Escolhi ler esse livro por causa do título, confesso que nem li a sinopse antes, pois quando vi o título "A Bailarina Fantasma", eu fiquei curiosa para ler, sou apaixonada por histórias de fantasmas e este é um belíssimo livro, valeu a pena ter escolhido ele para ler.



Vamos conhecer a história de Anabela, uma adolescente de 14 anos, que perdeu a mãe quando tinha 7 anos, e vive com o seu pai, um arquiteto, em uma bela casa antiga. Desde que Anabela era criança, ela adquiriu o hábito de escrever bilhetes para a sua mãe contando como está a sua vida, e ela enterra os bilhetes junto das as flores que a sua mãe tanto gostava.


Um dia seu pai Marcelo lhe dá a notícia que ele conseguiu um emprego na restauração do antigo Teatro José de Alencar que foi construído em 1908, e é o mais antigo de Fortaleza, e que a partir de então, ela iria com ele para lá todas as tardes. O que é ótimo para Anabela, assim ela poderá passar mais tempo com o pai. E para comemorar essa conquista, seu pai a convida para assistir uma apresentação de balé, e ela convida a sua amiga Luciana para ir junto. Durante a apresentação, Anabela vê uma graciosa bailarina com vestido azul, mas somente ela a viu.


 "Ela era diferente. Dançava melhor, com mais leveza. Tanta leveza que... voava. ... e levantou voo até o grande lustre do teatro, uma metade de lua azul enfeitada de pontos de luz." Pág. 39

Essa fantasma bailarina de azul se chama Clara, e esta pergunta a Anabela se ela pode vê-la e Anabela confirma, e assim Clara lhe pede para voltar no dia seguinte. Claro que isso deixa Anabela profundamente assustada e ela acaba contando tudo para sua melhor amiga Luciana, e esta não acredita numa só palavra. Mas, quando uma foto que foi tirada lá chega às mãos delas, mostrando a bailarina fantasma ao lado de Anabela na foto, sua amiga Luciana passa a acreditar.


Clara está a espera há muito tempo de alguém que pudesse vê-la, pois ela está precisando de ajuda. A ajuda de Anabela para desvendar um mistério. Assim, a vida de Anabela irá mudar e grandes surpresas a esperam.


“Até aquele dia, Anabela acreditava que os mortos não voltam jamais. Mas agora ela sabe: eles voltam.” Pág. 177

Um livro com vários elementos para uma história contagiante, muito suspense e mistérios. Este livro nos apresenta uma narração com alternância de primeira e terceira pessoa, tornando possível uma maior visão da trama, já que não fica preso a um só personagem. Outro ponto interessante foi que o livro foi dividido em atos, assim como em peças de teatro. Tem uma escrita fluída e rápida, o que torna uma leitura gostosa e quanto menos você perceber já terá terminado de ler. E uma vez que você começa a ler, não consegue parar. Adorei saber mais da história do Teatro José de Alencar, e fiquei com vontade de ir conhecê-lo, por ser um local incrível e lindo.

A autora consegue criar uma história emocionante, mágica, doce e cativante. Com bom desenvolvimento de personagens. A minha favorita foi Clara, a bailarina fantasma, gostei mais dela do que de Anabela. Fui às lágrimas com a história de Clara.



Esse é um dos livros mais lindos que eu tenho em mãos, e que eu já vi. Seu grande destaque, além da história envolvente, é a parte gráfica! O livro é ricamente ilustrado com ilustrações e fotos. Tem lindas fotos do Teatro, o que ajuda na visualização da história. A capa é linda, as folhas são mais grossas que o normal, toda a diagramação está perfeita, assim como a revisão está ótima. A editora realmente caprichou nesse livro, assim dou meus parabéns por esse belíssimo trabalho.

"A Bailarina Fantasma" é uma bela história de amizade, amor, confiança, solidariedade e esperança. Uma história que mistura o sobrenatural com conhecimento cultural, posso dizer que é diferente de tudo que eu já li, totalmente original. Recomendo este livro para todas as idades. Prometo que este livro irá te surpreender!

4 comentários:

  1. "bailarina fantasma" e um livro encantador. eu gostaria muito de le-lo para ter a experiencia de conhecer o teatro jose de alencar. e claro, os personagens. a diagramaçao e a capa realmente estao de parabens!
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!

    Não conhecia o livro e acho que nunca li nada com fantasmas, mas confesso que fiquei bem curiosa com sua resenha.
    Amo livro que trazem uma história de amor, superação e amizade.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Michelle, que livro mais lindo é esse? Encantador desde a capa, as páginas, uma edição super primorosa, que coisa mais linda, e por ser um livro nacional me surpreendeu por toda essa qualidade, adorei!
    Parabéns pela resenha, seu blog é lindo tbm!

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que capa linda. Que resenha adorável. Super a fim de ler o livro. Gosto de histórias de fantasmas e Clara parece ser um docinho. Uma história de amor e amizade e tudo mais que isso envolve. Vou comprar para ler assim que puder.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...