Blogger Widgets

[Resenha #473] Outlander - A Viajanete do Tempo - Diana Gabaldon @SdE_Brasil



Livro: Outlander - A Viajante do Tempo
Título original: Outlander
Autor (a): Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 800
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.



Outlander é narrado pela protagonista, Claire Beauchamp Randall, uma inglesa que trabalhou como enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, casada com Frank, ela foi separada do marido por causa da guerra, e agora com o fim da guerra, ela pode finalmente passar tempo com ele. Eles decidem viajar para uma segunda lua de mel, pelas Terras Altas no norte da Escócia. Frank é um professor universitário, e ele está montando a sua árvore genealógica, assim na Escócia, ele pretende saber mais de seus antepassados. Um dia, eles presenciam um ritual pagão, mulheres de branco dançam ao redor das pedras de um local  conhecido como "Craigh na Dun", que trata de um círculo de pedras no estilo de Stonehenge, Claire acha esse ritual lindo e mágico. Ela fica curiosa sobre esse local, e no dia seguinte volta para explorar, mas quando ela toca em uma das pedras, ela acidentalmente viaja para um tempo diferente.


Agora, Clare se encontra no ano de 1743 na Escócia, no mesmo local que ela estava, mas agora 200 anos no passado. Ela não tem idéia de como isso aconteceu ou por que isso aconteceu, mas está determinado a descobrir isso e, de alguma forma achar seu caminho de volta ao seu tempo. Enquanto isso, ela perambula, totalmente perdida, e dá de cara com o antepassado do seu marido, o conhecido Black Jack Randall, e ele acha que ela é uma prostituta por causa de seu vestido que parece uma roupa íntima, e tenta estuprá-la, mas para a sua sorte, aparece um homem do clã MacKenzie e a salva. Mas como o clã não sabe ao certo se ela é uma prostituta, espiã ou bruxa, então, na dúvida, eles a levam como refém. E, neste momento, é onde ela encontra o atraente Jamie Fraser, um escocês teimoso e extremamente carismático, que à primeira vista chama a sua atenção, e ganha a sua amizade e depois seu coração.


Agora, vivendo com o clã MacKenzie, ela conhece o líder, Colum Mackenzie, e ela passa a ser a curandeira graças a todo o seu conhecimento profundo por ervas e sua experiência como enfermeira, mas ainda assim ela não é livre para ir embora, pois ainda recai sobre ela a suspeita que ela possa ser uma espiã, porque ninguém realmente acreditou na versão da história que ela contou. Assim, ela terá que conquistar a confiança deles para poder sair de lá e arrumar um jeito de voltar para a sua época. Mas no caminho vão surgindo reviravoltas e imprevistos que a levaram a ter que decidir entre dois amores, Jamie, uma paixão avassaladora ou um amor seguro com seu marido.


Fiquei simplesmente encantada com a complexidade dos personagens criados pela autora, são todos extremamente bem desenvolvidos, e com características únicas,  envolventes e com tanto realismo que é difícil acreditar que eles são apenas ficcionais.

Eu realmente gostei de Claire. Meu Deus, as coisas que ela passou. Eu não acho que eu teria sido capaz de lidar com isso da maneira que ela fez. Ela foi realmente corajosa e forte, embora às vezes ela foi um pouco descuidada, que me deixou apreensiva por ela. Mas no geral, ela mostrou uma capacidade tal de adaptação excepcional, que foi simplesmente surpreendente. Com seus conhecimentos de medicina, ervas e também de história, ela se saiu muito bem em quase todas as situações. Ela é uma verdadeira heroína, que mulher determinada e admirável. Ao longo da história vemos a sua mudança, ela teve que se adaptar ao nos costumes, mas nunca perdeu a sua essência, ela continua teimosa, dona de si e não é submissa a ninguém

Jamie Fraser, como não se apaixonar por ele, e duvido que exista alguém que não ache isso. Ele é perfeito, romântico, doce, altruísta, protetor, forte, honrado, eu posso ficar horas falando de suas qualidades. Ele também sempre resgata Clare de situações de risco, mostrando que ele se importa com ela.

Claire e Jaime formam um de meus casais favoritos na literatura. Não pense que a autora foi apressada nesse romance, pelo contrário, tudo foi pensado e bem executado, eles não se apaixonam da noite para o dia, o amor entre eles cresceu aos poucos, e se tornou um amor verdadeiro e puro. Fiquei o tempo todo torcendo por eles

Pela história podemos ver todo o brilhantismo da autora, ela mostrou um excelente conhecimento em todas as áreas, com descrições detalhadas de tudo de tal forma que podemos até sentir o cheiro e aromas, e visualizar tudo com total clareza que podemos até sentir que estamos lá, aprendemos também todas as tradições e costumes locais, junto com a Claire. A história foi retratada com grande realismo para a época, bem um período de guerra, de um país lutando para se tornar independente do domínio inglês, assim a autora descreveu toda a violência que se tinha na época, com cenas bem cruas e brutais, chegando à beira do desconforto, mas algo necessário para mostrar o mais próximo do real possível.


Que capa é essa? Coisa mais linda. Estou apaixonada por essa capa! Não tem como não querer levar esse livro para casa após ver essa capa. A diagramação está perfeita, e a tradução ficou excelente, e me agradou que as expressões em galês e francês foram deixadas no original, mantendo a fidelidade do original.

Mesmo sendo um livro tão grosso, com 800 páginas, pode assustar alguém num primeiro momento, mas assim que começar a ler vai se sentir sugado para dentro do livro e só sairá de lá quando terminar a leitura. É incrível como a escrita é fluída, e também nos faz sentir os mais variados sentimentos ao longo da história, há momentos alegre, românticos, tristes, mas também há momentos de violência brutal, e os detalhes terríveis não foram poupados, assim digo que essa não é um leitura leve, mas é muito cativante e viciante. Recomendo para quem curte romances épicos, de época, viajem no tempo, e uma história bem escrita. Agora, fico esperando para ler o próximo livro da série!

28 comentários:

  1. Oie Mi
    uau, sua resenha está incrível. Eu tinha medo dessas 800 páginas, mas acho que a história é tão envolvente que parece nem sentir as páginas passando/ Quero muito ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. A história tem tudo pra ser demais. Viagem no tempo e uma personagem encantadora como essa só pode ser incrível de ler. E pelo que notei na resenha vou amar. Não vejo a hora de ter o meu. Parabéns pela linda resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi, é verdade, este livro é ótimo, merece mesmo 5 estrelas. Também é verdade que nem notamos suas 800 páginas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. "outlander viajante do tempo" parece ser um otimo livro sobre viagem no tempo. apesar dele conter 800 paginas. a historia parece ser muito boa. espero que quando eu puder le-lo ele me cative tb.

    ResponderExcluir
  5. Olá =)

    Eu encarei as 800 páginas e não me arrependo. Que livro fantástico!
    Concordo com tudo o que disse, a escrita é tão fluída que a história avança de forma que nem se vê. E a gama de emoções que proporciona.... todo o cuidado com que a autora escreveu... Que obra maravilhosa! Quero mais!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha visto a capa e ficado encantada, agora, com sua resenha, a vontade aumentou ainda mais. Parece ser um livro bem dinâmico e intenso. Estou louca para ler algo de época (não li nada ainda) e essa parece uma boa pedida. Ansiosa para conhecer as personagens
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, curto muito história sobre viagem no tempo, 800 páginas não me assusta e estou amando a série de TV baseada nesse livro.

    ResponderExcluir
  8. Mds, viajante do tempo <3
    Preciso desse livro, agora!

    ResponderExcluir
  9. Eu li este livro a um bom tempo, uma amiga é super fã desta serie rs, e fui 'obrigada' a ler,
    e fiquei apaixonada por esta serie, o Jamie é tudo de bom, o homem que todo
    mulher quer ;)
    Ansiosa por mais livros da serie, tomara que a editora não demore nos lançamentos,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Verdade seja dita, livros com mais de 500 páginas me deixam com grandes expectativas, adoro desafios...
    Você disse que os personagens são complexos e que tudo é tão bem feito que nos parece real, espero que sim, quer dizer, faz tempo que os autores não se arriscam, que fazem livros comerciáveis e não "históricos" .
    A parte dos lugares deve ser muito interessante e , de fato, essa capa é apaixonante.
    Tendo feito as ressalvas, resta-me apenas o desejo de lhe parabenizar e de ler tais livros.

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Quero muuito ler esse livro! Cheguei a acompanhar alguns episódios da série e gostei, porém achei um pouco parado *-*

    ResponderExcluir
  12. Tem razão do livro conter oitocentas páginas!! É muita informação, primeiro a guerra separa Claire do seu esposo, depois eles viajam para Escócia e depois eles são separados pelo tempo. E será que Claire consegue voltar ao presente?!! Parece ser uma aventura e tanto!!

    ResponderExcluir
  13. Ouvi bons comentários sobre esse livro e depois dessa bela resenha, minha curiosidade aumentou, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, ainda mais depois que eu vi um trailer da série.
    Gosto de livros onde uma das maiores características é o detalhe, ja me imagino na leitura e sentindo os aromas assim como você.
    Espero poder ler em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Resenha legal. Quero ler. Curiosa em saber qual a decisão de Claire, ficar ou retornar, amor, paixão, conflitos..
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Quando saiu esse livro achei super bonita a capa só que não procurei saber do que a história se tratava!! Mas felizmente,li algumas resenhas e me apaxoneeei simplesmente pela história da Diana :o Adoro históricos,ainda mais que envolve Highlanders... E quando descobri o seriado,juro sai enlouquecendo minhas amigas pra baixar..kkk é muitoo boom.. pena que ainda não tive a oportunidade de ler o livro,mas espero logo,logo satisfazer meu desejo de ter essa preciosidade na mão! Jamie lindo <3
    Bjos *--* Adorei a resenha :3

    ResponderExcluir
  17. Estou muito animada para ler essa série porque viagens no tempo é um tema que eu adoro e que sempre me cativa. Pelo que você disse, os personagens são muito bem construídos e consistentes o que só melhora a história e os pontos históricos também parecem que forma muito bem descritos. Sua resenha só aumentou a minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Se tem uma coisa que gosto são livros com esse tema, acho que por sempre pensar nisso, se fosse possivel voltar no tempo o que eu faria, então tenho ouvido falar muito dessa série e do Jamie que derrete os corações de toda moça rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Estou mais curiosas para começar os livros por causa da série de TV, que só leio comentários positivos.
    E eu gosto quando este dois universos de complementam.

    ResponderExcluir
  20. Sou louca para ler essa série tem alguns anos, mas como era da Rocco ela era absurdamente cara, espero que agora eu consiga finalmente lê-la!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  21. Romances épicos, históricos e viagem no tempo, compõe a fórmula perfeita do meu gênero literário e, principalmente, para seriados de TV.
    Comecei a assistir Outlander e foi amor à primeira vista, claro. Todo o enredo e os personagens são cativantes! E muito bem representados pelos atores atuais.
    Por isso me interesso demais em ler a série e, sim, 800 páginas assustam um pouco, mas acredito que valha muito a pena pela qualidade da história.
    Estou participando do Sorteio do Livro aqui no Blog, e torcendo muito mesmo, pois não terei mais desculpas para começar a leitura!
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Adoro viagens no tempo e, apesar das 800 páginas, esse livro parece ser tudo de bom.
    Curiosa para saber o que Claire vai fazer. Vou ter que ler rapidinho.

    ResponderExcluir
  23. Gostei, principalmente pela viagem no tempo.

    ResponderExcluir
  24. Eu comecei a assistir a serie a poucos dias e to amando, pelo jeito o livro é mais lindo ainda!! Não vejo a hora de poder ler a historia e nao ficar somente na tela, ggostei bastante da trama gosto de historicos, sao tão intensos!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Que livro mais fantástico! Essa protagonista Claire é do jeito que gosto: forte e determinada.
    E esse Jaime é meu sonho de consumo masculino (onde arrumo um desses no tempo presente?)
    Fora que sou apaixonada por tudo que envolve a cultura dos celtas (que eram os povos que viviam na região da Irlanda e Escócia). Eles tinham uma relação muito bonita com a terra e os animais. Tudo que os envolve é mágico e sublime.

    ResponderExcluir
  27. Sempre quis ler esse livro! Parece muito bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...