Blogger Widgets

[Resenha #488] Prisioneiros do Inverno - Jennifer McMahon @editorarecord



Título: Prisioneiros do Inverno
Autor(a): Jennifer McMahon
Editora: Grupo Editorial Record
Selo: Record
Gênero: Suspense / Mistério / Thriller
Páginas: 350
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva / Submarino


Muitos acreditam que a pequena cidade de West Hall seja mal-assombrada. Ao longo de sua história, vários casos de pessoas desaparecidas foram registrados na região mistérios nunca desvendados. Alguns moradores inclusive juram que o espírito de Sara Harrison Shea, encontrada morta em 1908, ainda vague pelas ruas à noite. A jovem Ruthie acredita que tudo não passa de uma grande bobagem. Porém, quando sua mãe desaparece sem deixar vestígios, ela começa a desconfiar de que aquela região guarda algum mistério, e suas suspeitas são reforçadas quando ela e a irmã encontram uma cópia do diário de Sara escondido em casa. Na busca pela mãe, Ruthie encontra respostas perturbadoras, e ela pode ser a única pessoa capaz de evitar que um grande mal aconteça.



Eu fui imediatamente atraída pela sinopse desse livro assim que eu li. Ele compartilha uma história sobre uma mãe e filha, perda, dor e desejos que nunca deveriam ser concedidos, uma história trágica, uma comunidade rural supersticiosa, uma mãe com segredos, tudo isso adicionado numa atmosfera sobrenatural. Este é um suspense de arrepiar os cabelos. A autora me segurou até o final da história de uma forma incrível.

"Prisioneiros do Inverno" descreve um mistério que ocorreu em uma pequena fazenda em West Hall, Vermont. Em 1908, Sara Harrison Shea e seu marido, Martin, são abençoados com uma menina, Gertie, após muitos anos de gestações e perdas. Infelizmente, Gertie perece em um terrível acidente, e Sara fica fora de si. Amigos e vizinhos de Sarah começam a se preocupar que ela está ficando louca. Ela acredita que Gertie ainda está com ela, aparecendo em lugares estranhos, sussurrando para ela, ainda segurando a mão dela, isto é, até sua própria morte prematura. E através do diário secreto de Sarah, vamos saber mais a seu respeito, ela foi criada por uma mulher conhecida como Titia, ela é considerada por todos como uma mulher mística, e sempre coisas ruins aconteciam com pessoas que eram contra ela, e Sara sempre soube que Titia era diferente. Um dia, após ver uma pessoa que já morreu na floresta, Titia lhe diz que há coisas nesse mundo muito além da imaginação, e lhe deu uma carta, que só deveria ser aberta num momento certo.


O diário nos mostra um ritual feito em um local chamado Mão do Diabo, que é capaz de trazer pessoas mortas à vida novamente. E também como Gertie foi despertada como uma "dormente", pessoa morta trazida de volta à vida. Num primeiro momento parece um zumbi, mas não é isso que a autora traz nesse livro, é algo mais aterrador.

Depois o livro nos leva para os dias atuais, mais de 100 anos depois, para a vida de uma mãe reclusa chamada Alice, e suas filhas, Ruthie e Fawn. Elas moram na mesma casa que pertencia a Sara. E todos sabem que a cidade tem a fama de ser assombrada e de ter acontecido desaparecimento de pessoas, mas Ruthie nunca acredito em nada disso, até o dia que sua mãe Alice desaparece misteriosamente e sua filha, Ruthie, num primeiro momento não consegue acreditar no que aconteceu, mas depois se conscientiza do ocorrido e começa a procurar pela mãe. Ela encontra o diário de Sara, e descobre que ela já morou nessa casa, mas era considerada louca pelas pessoas por dizer que os mortos podem voltar, e depois Sara foi brutalmente assassinada. Assim, Ruthie começa a perceber que o desaparecimento de sua mãe está relacionado com a triste e trágica vida de Sara e à sua crença de que a Gertie tinha voltado do túmulo. Usando o diário de Sara, ela e sua irmã embarcam em uma jornada para encontrar sua mãe e, por sua vez, descobrir verdades perturbadoras.


A história é intercalada entre o passado e o presente. Outra personagem aparece, Katherine, uma mulher que ficou viúva após um desastre de carro o qual seu querido marido veio a falecer, e ela descobre que ele esteve na cidade onde a Ruthie mora. Assim, essas histórias se desenrolam de uma maneira que oferece ao leitor um suspense que deixará qualquer um preso até o final, nessa história macabra de amor, perda e morte.

A narração é feita por múltiplas perspectivas, do passado e do presente, e a autora soube desenvolver isso de forma majestosa, pois às vezes é difícil quando você tem vários narradores, as coisas podem ficar confusas, mas a autora usou o artifício literário do diário de Sara para amarrar todas essas histórias aparentemente díspares. E quando elas se juntam, o final é surpreendente

O cenário dessa história é perfeito, uma fazenda no meio do nada, rodeada por bosques, dá arrepios só de pensar. Adorei ler as partes do diário de Sara, achei fascinante, por vezes mais do que os dias atuais da história, queria saber mais sobre ela.  A escrita da  autora é excelente e cativante, ela mantém muito bem o suspense. Suas descrições são envolventes, levando os sentimentos de desconforto e tensão que não permite que você relaxe até que tenha terminado. Os toques de sobrenatural inclusos na história foram na medida certa.


Com uma capa linda e misteriosa, que nos instiga a querer ler. E com uma diagramação simples, revisão e tradução impecável, a editora fez um excelente trabalho.

"Prisioneiros do Inverno" é impactante e surpreendente, um thriller daqueles de ficar acordado até tarde lendo, pois simplesmente não se consegue parar de ler até descobrir o que acontece. Além de ser francamente assustador, este livro é também um lembrete pungente do que a dor pode conduzir as pessoas a fazerem. Recomendo esse suspense sobrenatural para todos.

3 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro.
    Geralmente não curto história assim, mas se elas se juntam no final já me faz pensar em ler, mas acho que não agora.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michele!
    Assim como você, já fiquei totalmente atraída pelo livro através da sinopse. E essa capa? Curto muito histórias de suspense, ainda mais com toque sobrenatural. Acho que seria um livro que eu gostaria bastante.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Um dos livros mais legais que já li.

    Recomendo muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...