Blogger Widgets

[Resenha #495] O Grande Ivan - Katherine Applegate @Novo_Conceito @kaaauthor


O Grande Ivan
O gorila mais legal do mundo
Katherine Applegate
ISBN: 9788581635774
Ano: 2014
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Selo: #irado
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece... Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?



"O Grande Ivan" é um daqueles livros que toca o seu coração desde a primeira página. Ele é baseado em uma história verdadeira de um gorila das costas cinza prateadas que foi levado de seu lar na África, quando seus pais foram brutalmente mortos e, em seguida, ele e sua irmã, foram levados para os Estados Unidos. Não sendo capaz de lidar com o medo e a angústia, a irmã de Ivan morreu na viagem, deixando Ivan se sentindo abandonado, assustado e sozinho.


Ivan vai morar numa casa até se tornar dócil, e assim, ele viveu fazendo tudo que os humanos faziam, crescendo como um humano. Depois, ele passa a ser a atração principal de um shopping, ao qual ele passa a morar, e seu hobby é a arte, e seus quadros são vendidos aos visitantes. Além de Ivan, o shopping também conta com outras atrações, uma elefante idosa chamada Stella e um cachorro malandro chamado Bob.


Por anos, Ivan passa sua vida atrás de uma parede de vidro, assistindo os humanos, que por sua vez, o assistem também. Ele, junto com os outros animais, são forçados a fazer shows três vezes ao dia, 365 dias por ano, assim passam seus dias em exibição, entretendo os humanos. Ivan tem os humanos em baixa consideração, pelo menos a maioria deles, mas detém os animais em alta consideração. Eles são sua única alegria e que fazem seu dia melhor. Há Stella, uma alma sábia e gentil no corpo de um elefante. Há Bob, um cão malandro que encontrou seu caminho para o shopping e gosta de ficar em cima da barriga de Ivan para tirar uma soneca. E depois vem Ruby, um bebê elefante trazido para o shopping para reanimar as vendas da bilheteria que estavam em baixa.


Assim como Ivan, Ruby foi arrancada de sua família, e caçadores mataram os seus pais. Quando Stella se vai, Ivan faz uma promessa para cuidar de Ruby. Ele está determinado a dar a Ruby um futuro melhor, longe dessa jaula apertada. Ele quer dar a ela uma chance de liberdade, algo que ele não consegue se lembrar de algum dia ter tido. Ele deve encontrar uma maneira de levá-la para o zoológico, o tipo de lugar onde os seres humanos tratam melhor os animais. Ivan decide usar suas habilidades artísticas para alcançar seu objetivo, mas você vai terá que ler o resto para descobrir se ele consegue.


Os personagens são tão reais e a escrita tão bonita e envolvente que me senti como se eu estivesse ao lado de Ivan. Ivan é tão gentil e tão amável e as dificuldades que ele teve partiram meu coração. Amei a maneira original que a autora escreveu o livro da perspectiva de um gorila, uma experiência totalmente diferente e edificante. A voz de Ivan é forte, honesta, inabalável e ressoa através da história, ele é determinado e com grande vontade de agir em face da injustiça. A solidão, o isolamento, a infelicidade e melancólica são sentidos. O leitor se conecta com Ivan e tem uma compreensão completa dele. Eu queria muito abraçá-lo e dizer-lhe que tudo vai ficar bem.


Este livro mostra como os seres humanos podem ser desprezíveis e como eles são capazes de ser tão cruéis com os animais inocentes, mas ao mesmo tempo mostra como os animais pode amar e confiar num ser humano de qualquer maneira. Realmente me entristece ao ler sobre como pessoas podem ser terríveis, os animais não merecem isso.


Fiquei fascinada e encantada pelo estilo de escrita poética da autora. Ela escreveu uma história mágica que é inspiradora e comovente. A escrita é aparentemente simples, mas detêm grande significado. Uma história doce e sensível, cheia de amizade, amor, lealdade e esperança, que nos mostra que, mesmo nas situações mais difíceis, a esperança pode ser encontrada.


Com capa dura, essa bela obra conta com uma diagramação primorosa, com ilustrações e folhas amarelas. Queria que todos os livros fossem assim.

"O Grande Ivan" é uma história que você não vai esquecer. Eu recomendo este livro cativante para todas as idades, porque não tem como não se derreter com essa história.

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda esse livro!!! Muito boa a ideia da autora de escrever pela perspectiva de um gorila, sensacional! Adorei a resenha, parabéns Michele
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "o grande ivan" deve ser lindo... estou cada vez mais encantada c/ essas historias... que falam sobre o amor c/ os animais. fiquei mt curiosa p/ ler o livro.



    bjks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...