Blogger Widgets

[Resenha #506] O Leopardo - Jo Nesbo @editorarecord


O Leopardo
Harry Hole - Livro 08
Jo Nesbo
ISBN: 9788501052780
Ano: 2014
Páginas: 602
Editora: Record
Skoob
Classificação:  3 estrelas
Compre: Saraiva

Ao trocar a fria Oslo por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no ópio, no álcool e nos jogos de azar para fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um sórdido assassino consegue trazê-lo de volta à realidade.
Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.



"O Leopardo" é o oitavo volume da série policial de Harry Hole do autor norueguês Jo Nesbo. Eu recomendo que se leia antes o livro "Boneco de Neve", pois "O Leopardo" cita muitos eventos do livro anterior. Assim, para entender toda a condição em que se encontra o personagem Harry Hole, é imprescindível que se leia os livros na ordem cronológica.

Se o primeiro capítulo de "O Leopardo" tivesse sido a minha introdução aos livros de Jo Nesbo, eu confesso que não teria terminado esse capítulo, e muito menos tentado qualquer de seus outros livros. A violência é de se esperar nesta série, mas esse primeiro capítulo traz uma violência a um nível acima do que de qualquer outro livro que eu tenha lido. É cruel, brutal, e coloca o infrator além de um simples serial killer. É a definição de assassinato a sangue frio.


A história começa com Harry se escondendo em Hong Kong, e afogando-se em álcool, drogas e dívidas de jogo. No final do livro anterior da série, "O Boneco de Neve", Harry conseguiu capturar um serial killer e no processo quase provocou as mortes da mulher que ele quer se casar e de seu filho. Para sua segurança, eles deixaram a sua casa para começar uma vida em um novo lugar, um lugar que Harry não pode nem mesmo saber. Ele pediu demissão do departamento de polícia de Oslo e ele nunca planeja voltar à sua terra natal.

Em seguida, o chefe de Harry, enviou Kaja Solness, uma detetive, para trazer Harry de volta à Noruega. Olav Hole, pai de Harry está morrendo, e ele quer ver o filho. Harry, no começo está relutante, mas finalmente ceder ao pedido para retornar para ver seu pai.

Harry descobre que Kaja não só foi enviada para trazê-lo de volta para seu pai, mas há um motivo maior. Há um assassino em série e Harry é o único com as habilidades para encontrá-lo. Já houve três assassinatos, todos por morte por afogamento, mas não há pistas e nem ligações comuns entre as vítimas até que Harry descobre que todas os três passaram a noite em uma cabana isolada na montanha, e torna-se evidente que as "convidadas" foram escolhidas uma por uma.


Como Harry não tem tanta paciência para fazer as investigações necessárias para fazer as conexões, ele vai contar com a ajudar da detetive Kaja Sollness, e Katrina Bratt, parceira de Harry. Katrina ficou tão abalada no caso do boneco de neve que ela acabou ficando num hospital psiquiátrico. Mas, ela melhorou tanto que ela está bem o suficiente para sair, para voltar à sua vida normal, mas ela se assusta com o mundo fora dos muros do hospital. Ela é brilhante e intuitiva, e Harry a convence a ajudá-lo. Ele irá fornecer-lhe tudo o que ela precisa para usar suas habilidades e talento para dar-lhe a informação de que ele precisa para encontrar o serial killer antes que ele mate novamente.

A pressão sobre a polícia e sobre o povo de Oslo é aumentada exponencialmente quando uma das vítimas é Marit Olsen, um membro do Parlamento. Ela tinha um guarda-costas, então como poderia o assassino chegar perto o suficiente para sequestrá-la? De uma forma estranha, o grupo é muito aleatório para ser só ao acaso, mas qual é a ligação?

"O Leopardo" não é apenas a história de um caso de assassinatos, mas também um livro sobre Harry Hole como uma pessoa com muitos problemas. O pai de Harry está doente e você vê alguns relances de sua relação pessoal com o seu pai, o que é tocante. Mas, tenho que confessar que fiquei irritada com Harry, por ele ser tão fraco, eu sei que ele passou por muitas coisas difíceis, mas nada justifica se entregar e não seguir com a sua vida. Fora isso, acho Harry muito inteligente, sempre fazendo ligações incríveis dos assassinatos. Harry está sempre comprometida com seu trabalho no esquadrão de homicídios, comprometido em trazer o culpado à justiça, e disposto a trabalhar dentro dos parâmetros da lei. Mas se, na ocasião, ele ache necessário infringir a lei, e usar seu próprio julgamento, ele o faz para trazer uma resolução que favoreça a vítima. Jo Nesbo criou um personagem que vê a violência como um meio, às vezes necessário em direção à resolução.

Gostei muito da Katrine, apesar de meio desequilibrada, ela é extremamente inteligente, e foi de extrema importância na resolução do caso. Já, não posso falar o mesmo de Kaya, achei que ela se deixa dominar pelos homens e fez coisas que não gostei. Outro personagem que me desagradou foi Bellman, um homem de extrema arrogância e só esperando uma chance para passar a perna em alguém para receber uma promoção e subir de cargo, não se importando com ninguém além dele.

Em alguns momentos o ritmo parece lento, e o escritor mantém o leitor na dúvida sobre quais personagens estão sendo descritos, referindo-se a eles apenas como "ele" ou "ela". Mas, o autor mantém o controle da narrativa, e quanto menos se espera há uma reviravolta ou descoberta. E o que pode parecer insignificante ou um detalhe bobo, será lembrado como uma pista. O livro tem 600 páginas, o que pode parecer tedioso, mas não é, apesar que eu achar que muitas coisas foram bem desnecessárias.


A capa é simples, mas bonita, e segue o mesmo estilo do livro anterior. A diagramação é simples, e a tradução e revisão estão excelentes!

"O Leopardo" foi habilmente planejado e executado, é absolutamente emocionante! Mas também bastante violento, e o leitor precisa estar preparado para tal. Recomendo para aqueles que são fã de romance policial.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...