Blogger Widgets

[Resenha #515] Se Eu Ficar - Gayle Forman @Novo_Conceito @gayleforman


Se Eu Ficar
If I Stay - Livro 01
Gayle Forman
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014 
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



"Se eu ficar" conta a história de Mia, uma jovem estudante do ensino médio de 17 anos, que tem paixão por tocar violoncelo e essa paixão pode dar-lhe a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos na prestigiosa escola de música Juilliard, ela anseia pela resposta positiva da faculdade. Ela mora com seus pais que ao contrário dela que é tímida e reservada, eles são descolados, extrovertidos e roqueiros. Seu pai largou sua banda de rock para poder cuidar melhor de Mia, ser responsável, e assim ele virou professor. Sua mãe, é uma mãe moderna, sempre fazendo questão que ela e seu irmãozinho Teddy, sempre decidam por si mesmos e sejam livres para escolherem seu próprio caminho. 



Mia parece ter uma vida tranquila e perfeita, ao lado de seus pais amorosos, seu irmão fofo, sua melhor amiga maravilhosa, e um namorado que a ama mais que tudo, apesar de não entender esse amor, pois ela se questiona como um cara tão legal, lindo, inteligente, divertido e popular, poderia se interessar por ela, mas depois ela vê que ele realmente a ama. Tudo ia perfeitamente bem até uma manhã de neve, Mia e sua família decidem dar um passeio de carro para visitar seus avós, mas o que eles não sabem é que este seria seu último passeio de carro ao lado de sua família. Infelizmente, o carro é atingido por um caminhão e resulta na morte de sua amada família.

Mia lembra de viajar pelas estradas sinuosas ao som familiar de conversa familiar e música clássica, e a próxima coisa que ela observa é a devastação do acidente de carro que matou seus pais e que deixou ela e seu irmão em estado crítico. A experiência de Mia fora do corpo, contada em primeira pessoa, permite ao leitor uma janela para o desconhecido.

Mia é jogada para fora do carro. Assustada, com frio e confusa, Mia está de pé ao lado da estrada, ainda tentando absorver o que aconteceu. Após um tempo, Mia descobre que seus pais, estão mortos. E então, o que ela pensa que é seu irmão que está deitado ao lado da estrada, quando ela chega mais perto, ela percebe que não, na verdade, é ela que está lá. O próprio corpo de Mia deitado e sangrando na beira da estrada. Então, ela ouve sirenes. O corpo de Mia é levado às pressas para o hospital e ela segue depois seu corpo.

O resto da história se passa em um hospital em Portland, Oregon, onde Mia, depois de muitas cirurgias para salvarem sua vida, agora está em coma. Seus pais se foram, depois ela descobre que seu irmão também morreu e começa a se perguntar se há mais alguma coisa que valha a pena viver. Algumas das escolhas que ela terá que fazer são muito difíceis de sequer imaginar. Assim, seu espírito anda pelos corredores do hospital, vendo as pessoas que ela ama e relembrando tempos passados. Muitos amigos e familiares de Mia vêm para visitá-la, incluindo o namorado Adam. Mia, depois de ver o impacto que ela tem sobre seus entes queridos, e de ter a possibilidade de ir para a faculdade que ela tanto sonhou, terá que decidir entre seu amor pela música e seu amor por Adam. Ela agora deve escolher ficar e viver ou morrer. Será que ela irá ficar?



 

Esta é uma daquelas histórias devastadores sobre a perda e o amor. E eu adorei a maneira como o amor foi retratado neste romance. Não necessariamente o amor entre a personagem principal Mia e seu namorado Adam, mas o amor de família. Apesar destes personagens não estarem no tempo presente, lendo suas interações através de memórias de Mia foi uma das minhas partes favoritas do livro. Adorei ver Mia e seu relacionamento com Adam crescer de amigos para um casal. Ver seu primeiro encontro foi muito doce. E gostei que Mia e Adam não eram um casal perfeito. Tive brigas e decisões que tiveram de ser feitas. Ambos reconheceram que, quando Mia se formasse, as coisas mudariam. Mia e Adam, ambos tinham planos diferentes para si mesmos e teriam que decidir que rumo tomar. Gostei de como Gayle  Forman não cria um relacionamento perfeito e deu aos personagens problemas realistas.

Eu amei cada pedacinho dessa história. "Se eu ficar" é tão real, doloroso, comovente e emocional. Um momento você está rindo, no outro você está chorando, às vezes é quase possível até mesmo esquecer o acidente, vendo os flashbacks da história. Gayle Forman fez um trabalho fantástico com todos os personagens, o seu estilo é absolutamente cativante e a escrita fluída. Este livro me deixou chorando por Mia e sua perda. 



A capa está simplesmente linda, adoro quando a capa é baseada no filme, ficou muito bem feita. A diagramação está perfeita, assim como a tradução e revisão.

"Se Eu Ficar" te fará pensar em sua própria vida e te fazer questionar a sua relação com os outros, o que você mais valoriza na vida? Quem são as pessoas que são importantes? Se você estivesse no lugar de Mia, o que você faria? Gayle Forman consegue tornar essa história reconfortante, pois no final, o amor tem o poder de nos mudar e, isso é exatamente o que ele faz para Mia quando ela faz sua escolha. Este livro te fará chorar, rir e cada palavra da jornada de Mia ficará com você por muito tempo. Recomendo.


2 comentários:

  1. Oi Michele!

    O que me fez ficar com vontade de ler esse livro foi assistir ao trailer do filme. Me emocionei demais com ele e acabei criando expectativas demais. O livro não me emocionou nem um pouco e muitas vezes achei até um pouco forçado. Apesar disso, li "Para Onde Ela Foi" e achei muuuuuuuito melhor. A verdadeira história está no segundo volume.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, pra depois assistir o filme. Todo mundo fala super bem, e adoro livros que nos fazem refletir.
    ~kissus, Ash || Doce Estante

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...