Blogger Widgets

[Resenha #555] A curiosidade - Stephen P. Kiernan @Verus_Editora @StephenPKiernan


A curiosidade
Stephen P. Kiernan
ISBN-13: 9788576863083
ISBN-10: 8576863081
Ano: 2015
Páginas: 392
Editora: Verus Editora
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino


A cientista Kate Philo e sua equipe em um projeto revolucionário de criogenia fazem uma descoberta impressionante no Ártico: o corpo de um homem enterrado no gelo. O ambicioso chefe do projeto ordena que o homem seja levado para o laboratório, em Boston, e reanimado — o que é feito com sucesso. À medida que o homem começa a recuperar a memória, a equipe descobre que ele foi — ou melhor, é — Jeremiah Rice, um juiz, e a última coisa de que ele se lembra é a queda no oceano Ártico em 1906.
Unidos por circunstâncias além de seu controle, Kate e Jeremiah se tornam próximos. Mas o tempo está passando, e Jeremiah percebe que sua vida está mais uma vez em risco. Muito em breve Kate deverá decidir até onde está disposta a ir para proteger o homem que aprendeu a amar.
A curiosidade é um thriller emocionante, comovente e original que levanta questões perturbadoras sobre a natureza da vida e da humanidade.



Uma expedição ao Ártico chefiada pela Dr. Kate Philo, uma geneticista com Doutorado em criogenia, leva à descoberta de um homem enterrado no gelo, uma descoberta que não é só impressionante para a comunidade científica, mas sem dúvida, também para o mundo inteiro. Utilizando um procedimento científico inovador, que fora patrocinado pelo Dr. Philo, um rico excêntrico, o diretor Erasto Carthage, um homem totalmente egoísta, ordena que a equipe de cientistas reanime o homem congelado, e eles conseguem fazer isso com sucesso, e se descobre que o homem se chama Jeremiah Rice, um juiz que morreu em 1906 ao cair no Oceano Ártico. 



Jerimiah Rice acaba por se tornar um objeto de estudo do chamado Projeto Lázaro, liderado pelo diretor Erasto Carthage, e Jerimiah é escondido do mundo, ele passa a viver isolado de tudo em um quarto, e tem dificuldade de se adaptar ao novo mundo e vê em Kate alguém em que ele pode confiar. Claro, que Jerimiah não poderia ser escondido para sempre. Logo, isso não poderia passar despercebido. O projeto foi inicialmente recebido com elogios, mas nem todo mundo ficou emocionado. Mais tarde, foi recebido com ceticismo, controvérsias, raiva e protestos, em especial dos fanáticos religiosos. Certamente uma descoberta desta magnitude terá implicações morais. Os envolvidos foram ainda acusados de brincar de Deus. 




Kate sente um vínculo e responsabilidade por Jeremiah que vai além de uma conexão profissional. Como Kate vai lidar com a sua paixão por ele? Como ela vai protegê-lo? Inevitavelmente, Jeremias tornou-se uma celebridade relutante da noite para o dia e sua própria existência desencadeia uma série de eventos que irão mudar a vida de todos os envolvidos no projeto.

O livro é contado a partir de diferentes pontos de vista de vários personagens, alternando de capítulo para capítulo. E cada personagem tem uma narrativa distinta, deixando dessa forma clara a diferença de personalidade de cada um. Apesar de ser bem interessante esse recurso de narração, eu confesso que às vezes, fiquei confusa.



As últimas cem páginas da história foram surpreendentes, prenderam a atenção de forma excepcional, tanto que fiquei atordoada. O livro abordou muitos temas relevantes,  tais como a ética, a religião e o papel dos meios de comunicação na nossa sociedade. No livro, o autor mostrou como é influente e poderosa a mídia e como ela tem o poder de torcer os fatos e fazer as pessoas acreditarem no que eles querem. O autor realmente se atreve a colocar o leitor para analisar estes temas sem impor suas próprias crenças.



Os personagens são interessantes, embora no enquanto alguns são extraordinários em suas próprias maneiras, alguns são absolutamente desprezíveis. É uma mistura perfeita de mentes brilhantes, pessoas compassivas e personagens antipáticos. Não é nenhuma surpresa que Jeremiah Rice é o personagem mais cativante da história para mim. Ele é um homem radiante com sabedoria e integridade. Suas opiniões sobre o nosso mundo moderno são ótimos.



A capa está muito bonita, e toda a diagramação, revisão e tradução perfeitos!

"A Curiosidade" combina ciência, romance, suspense e drama, este livro tem temas que irão agradar a quase todos. Tem uma premissa bastante interessante, embora com algumas falhas, e poderia ter sido melhor trabalhado, mas mesmo assim vale a pena ler. Além disso, deixa uma pergunta para todos nós pensarmos: O que estamos dispostos a sacrificar em nome da ciência e da descoberta?

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...