Blogger Widgets

[Resenha #578] O Sol é Para Todos - Harper Lee @editorarecord



O Sol é Para Todos
Harper Lee
ISBN-13: 9788503009492
ISBN-10: 8503009498
Ano: 2015
Páginas: 364
Editora: Record
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino


Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.



"O Sol é Para Todos" é um daqueles livros que quase todo mundo lê em algum momento de suas vidas. Se você nunca leu, aconselho a ler. Não é só uma obra-prima e um clássico muito bem trabalhado, é uma história atemporal onde cada palavra faz você sentir algo mais.


É uma história sobre a perda da inocência, intolerância, racismo, justiça e sobre como foi crescer durante a década de 1930 no sul dos Estados Unidos, período pelo qual a América foi atingida pela Grande Depressão, de grandes dificuldades econômicas e uma época onde existia muito preconceito. A história cobre um período de três anos, durante o qual os personagens principais passam por mudanças significativas. Scout vive com seu irmão Jem e seu pai Atticus na cidade fictícia de Maycomb, Alabama. Maycomb é uma cidade pequena, muito unida, e cada família tem a sua posição social, dependendo de onde eles vivem, quem são seus pais, e quanto tempo os seus antepassados viveram em Maycomb.


Atticus Finch é advogado e viúvo, cria seus filhos sozinho, com a ajuda de vizinhos bondosos e uma empregada negra chamada Calpurnia. Scout e Jem quase instintivamente compreendem as complexidades e maquinações de seu bairro e cidade. O único vizinho que lhes intriga é o misterioso Arthur Radley, apelidado de Boo, que nunca sai de casa. Quando Dill, sobrinho de um outro vizinho, começa a passar os verões em Maycomb, as três crianças começam a tentar atrair Boo para fora de casa.


Scout é uma menina diferente, ela prefere a companhia dos meninos e geralmente resolve suas diferenças com os punhos. Ela tenta dar sentido a um mundo que exige que ela haja como uma dama, apesar de seu irmão sempre a criticar por ela não agir como uma menina, o pai a aceita exatamente como ela é. Scout odeia a escola, pois em muitos aspectos realmente inibe sua aprendizagem. Sua professora fica chocada quando descobre que ela já sabe como ler, em vez de celebrar esse fato. Scout fica entediada esperando o resto da turma alcançá-la no seu nível, assim ela acaba ganhando sua mais valiosa educação em sua própria casa com seu pai e na rua com os amigos.


Scout e Jem descobrem que seu pai vai representar um homem negro chamado Tom Robinson, que é acusado de estuprar e espancar uma mulher branca. De repente, Scout e Jem tem que tolerar uma enxurrada de insultos raciais e insultos por causa do pai ser o advogado de defesa no julgamento. Durante este tempo, Scout acaba se envolvendo com brigas com outras crianças, e ela fica em apuros. Mesmo Jem, o mais velho e mais equilibrado dos dois, perde a paciência algumas vezes. Como o julgamento se aproximando, a tia Alexandra vem viver com eles, sob o pretexto de proporcionar uma influência feminina para Scout. E qual será a decisão do juiz? O que vai acontecer com Tom e a família de Scout? Leia essa história incrível!


O brilho desta história reside no fato de que é contada a partir do ponto de vista de uma criança. Através dos olhos de Scout, Harper Lee foi capaz de apresentar a história de maneira objetiva. Scout faz perguntas difíceis, certamente questões que não são "politicamente corretas", mas ela pode fazer essas perguntas, porque ela é uma criança. Como uma criança, Scout não compreende todas as implicações das coisas que acontecem ao seu redor, fazendo dela uma observadora objetiva e uma repórter no sentido mais verdadeiro. Os leitores também são susceptíveis de ser complacentes com a percepção de uma criança, ao passo que eles iriam achar estas observações ofensivas se fosse feitas por um adulto.

Embora a história se passa ao longo de três anos, Scout aprende uma vida inteira de lições de vida. Uma outra lição que Scout aprendeu a incorporar em sua visão de mundo é a necessidade de se colocar no lugar dos outros. Atticus começa a ensinar-lhe a importância de olhar para as coisas do ponto de vista de outra pessoa muito cedo. Ele ressalta suas próprias falhas nesta área e demonstra o seu ponto em suas próprias interações com outras pessoas. No final da história, Scout pode colocar-se no lugar do Boo Radley, a pessoa que ela mais temia ao longo da história.

Atticus representa moralidade e razão. Como um personagem, Atticus é imparcial em toda a história. Ele é um dos poucos personagens que nunca tem que repensar sua posição sobre uma questão. Ele via o mundo de uma forma há não julgar as pessoas, e isso se traduziu perfeitamente através das páginas do livro.

Os personagens nesse livro lidam também com outros temas e questões como: bravura e covardia; tolerância; compaixão; consciência; e preconceito em todos os níveis. Harper Lee soube desenvolve plenamente uma ampla gama de temas em um livro relativamente curto e isso é um testemunho de seu talento e brilhantismo.


Que capa é essa? Simplesmente maravilhosa, e de grande destaque. Não tem como não passar em uma livraria e não notar esse livro lindo! A editora está de parabéns pela excelente edição, e a diagramação, revisão e tradução estão impecáveis.

"O Sol é para todos" irá mudar a sua vida, ele vai mudar a maneira como você vê o mundo, vai inspirá-lo, fazer você repensar a forma como você trata as pessoas, como você vê o mundo. Parece um exagero, mas a qualidade única e pura desse livro faz com que seja uma experiente singular a leitura dele. Ele aborda o certo e o errado de uma forma que não é paternalista ou maçante, mas de uma forma que é perfeitamente escrita. Além de uma protagonista carismática e incrível. Todos devem ler esse livro o quanto antes!

3 comentários:

  1. Nossa, tá todo mundo falando desse livro, hein?! E falando bem, o que é melhor! Tô até começando a me interessar... :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. A resenha e as fotos ficaram ótimas! Fiquei muito curioso! Em breve vou indicar para minha amiga, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A resenha e as fotos ficaram ótimas! Fiquei muito curioso! Em breve vou indicar para minha amiga, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...