Blogger Widgets

[Resenha #581] Brilhantes - Marcus Sakey @galerarecord @MarcusSakey


Brilhantes
Brilhantes - Livro 01
Marcus Sakey
ISBN-13: 9788501052742
ISBN-10: 8501052744
Ano: 2015
Páginas: 476
Editora: Galera Record
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Saraiva

A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligência avançada. Essa parcela da população, chamada de “brilhantes”, é vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom será usado. Nick Cooper é um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levá-los para a custódia do governo. Seu último alvo está entre os mais perigosos que já enfrentou, um líder responsável pelo maior ataque terrorista dos últimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturá-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita. Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldição.


 

Na década de 1980, um por cento de todas as crianças nascidas desde então apresentaram habilidades e uma inteligência acima do normal, e elas ficaram conhecidas como "brilhantes". Algumas são capazes de ver todos os padrões no mundo, outras podem sonhar com códigos de programas que nenhum ser humano normal jamais poderia conceber, podem derrotar os melhores mestres de xadrez do mundo, entre outras habilidades impressionantes.


No começo, o mundo ficou fascinado pelos "brilhantes", mas claro que depois houve uma crescente tensão entre as pessoas comuns e os "brilhantes". Algumas pessoas comuns têm medo de que os "brilhantes" tomem o poder, e transforme os comuns em escravos. E entre os "brilhantes" há dois tipos, os que querem apenas ser tratados igualmente, e há aqueles que não hesitarão em usar suas habilidades para o mal. 




O terrorismo tornou-se uma ocorrência comum, e o país está no limite. Este é o ambiente no qual Nick Cooper, um agente brilhante deve trabalhar. Ele foi treinado para identificar e capturar terroristas superdotados, mas seu último alvo é o mais perigoso de todos. Quando Nick vai à caça de John Smith, ele começa a perceber que as coisas podem não ser bem o que ele havia pensado, e quando sua família é ameaçada, incluindo sua filha "brilhante" de apenas quatro anos, que está prestes a cair nas mãos do departamento ao qual ele trabalha, e ser levada para a escola de especiais para aberrações. Ele estava acreditando nas pessoas erradas. Nick deve decidir qual lado ele está, e qual decisão ele deverá tomar. Ele logo descobre que seu mundo está virando de cabeça para baixo vertiginosamente enquanto ele sacrifica quase tudo por justiça, igualdade e pela sua filha, e terá que lutar por sua própria vida.


Este é um livro absolutamente fenomenal. Marcus Sakey criou uma sociedade que ao mesmo tempo que é muito diferente da nossa, pode ser estranhamente similar a nossa sociedade. Os personagens são complexos, convincentes, e reais. A ação e o suspense me mantiveram grudada às páginas do livro até o fim. Eu não tinha certeza de onde a trama iria me levar, mas eu estava constantemente espantada com a quantidade detalhes interessantes ao longo de toda a história. O livro é intercalado com anúncios, notícias, e outras minúcias que me fez rir e até ficar apreensiva.



O conflito entre as pessoas comuns e os "brilhantes" abordaram os temas de discriminação, preconceito, medo, e até mesmo o bullying na infância. Mas não se enganem, "Brilhantes" é essencialmente uma história de ação. Os temas profundos são abordados, mas não são o foco. Fiquei impressionada com a habilidade da escrita do autor, ele é um excelente contador de histórias. Ele soube escrever cenas de ação e intriga política com tamanha habilidade, simplesmente incrível.



A capa ficou um espetáculo, muito linda. A diagramação, revisão e tradução estão excelentes.

"Brilhantes" é um thriller muito inteligente, que se move a uma velocidade vertiginosa. Se você gosta de livros sobre organizações governamentais, perseguições, e muito ação, então você vai adorar. Ele é o primeiro livro de uma série fascinante, mal posso esperar para ler o próximo. Recomendo.

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...