Blogger Widgets

[Resenha #593] O Professor e o Fabricante de para-raios - José Antonio Garbino @ideaeditora


O Professor e o Fabricante de Para-Raios
Ensaios Sobre Quase Tudo
José Antonio Garbino
ISBN-13: 9788588121669
ISBN-10: 8588121662
Ano: 2014
Páginas: 112
Editora: Idea
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Livraria Cultura


Um Professor, Doutor Peagadê e um Tio inventor, Valentin, encontram-se na Casa das Tias da família para repassarem seus conceitos sobre a vida e quase tudo o que importa na jornada; sexo, mercado (economia), política, ciência, tecnologia, religião, filosofia, poder, futuro da humanidade e o significado de existências breves diante da eternidade e do universo infinito. Num estilo literário ousado, usando uma prosa para fazer ensaios sobre esses assuntos, o autor, ele mesmo um médico PhD, fala com inteligência e humor refinado sobre esses tópicos, mostrando, através de personagens maduros e diferentes entre si, visões de mundo e questionamentos existenciais que nos fazem pensar!



Oi Gente!

Em O Professor e o Fabricante de para-raios, o autor nos apresenta dois personagens distintos, o professor Peagadê, e Valentin, o inventor. As personagens dialogam a respeito de vários assuntos e isso acaba deixando-nos mais próximos deles, e a verdade é que eles nunca ficam na mesmice, pois as variedades de temas os entretêm de forma assustadora.

As personagens mesmo tendo opiniões diversas são capazes de dialogar de forma pacifica o que é muito raro nos dias atuais, principalmente, com as redes sociais, onde cada um quer dar sua ideia e mostrar que seu argumento é melhor do que o do outro, gerando assim, várias discussões generalizadas e muitas vezes sem fundamentos.


Em suma, como a obra é bem pequena a resenha também não será extensa. Antes de concluir, a única observação que faço é a respeito da forma como foi narrada a história, pois senti muito a falta da separação dos diálogos. Em vários livros sinto a falta de travessões e isso faz com que minha leitura seja confusa.

Creio que se o autor tivesse optado por outra forma de narrar à trama os leitores a apreciariam mais, pois os temas abordados tem muito poder para reflexões e até mesmo ajudar a compor nossos próprios conceitos, para embasarmos mais a respeito da vida e da diversidade.

Quanto à diagramação, a editora Idea, optou por algo simples e bonito.


5 comentários:

  1. Uma variedade de temas abordados através de diálogos divertidos e escrita impecável. Fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Não consegui , a princípio, perceber o que o livro me provocava!! Todos provocam alguma coisa: gostamos, nao gostamos,adoramos,detestamos,ficamos surpresos e decepcionados!!! São atribuições que todo livro deve ter!!
    Aos poucos, percebi que a leitura do livro consegui fazer com que eu, pudesse rever meus conceitos,sobre sexo,economia,religião,comportamento, assuntos tratados com opiniões divergentes entre o professor,culto,inteligente e lógico e seu tio, mais simples,menos refinado, mas com sabedoria de vida!!
    É um livro,que provoca alterações nas suas convicções mais arraigadas! Pode ser bom!! Pode ser ruim!! Mexe com a gente!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Valéria e a misteriosa desconhecida com seu comentario intimista e sincero.

    ResponderExcluir
  4. Livro espetacular !Uma boa prosa com assuntos muito interessantes e que faz nós repensarmos nossos conceitos ,ideias e opiniões sobre os mesmos.Leitura instigante e cativante ,recomendo a todos meus amigos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...