Blogger Widgets

[Resenha #595] A Menina Que Não Sabia Ler - Volume II – John Harding @EditoraLeya


A Menina Que Não Sabia Ler – Volume II
John Harding
ISBN-13: 9788544100196
ISBN-10: 8544100198
Ano: 2014
Páginas: 288
Editora: LeYa
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino


Sinopse: Um acidente de trem. Uma identidade trocada. Os detalhes poderão mudar o rumo dessa história... Depois de viver presa num mundo obscuro, assustador e sem palavras em 'A menina que não sabia ler', a pequena Florence viverá uma nova e misteriosa aventura onde nada é realmente o que aparenta ser e todos podem se tornar inimigos em potencial. Mas onde ela encontrará uma saída? Um aliado? O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor - uma ilha que funciona como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira em quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, o 'tratamento moral', é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra do próprio nome, fala de modo estranho e não consegue saber quando e como chegou àquele lugar. Por que afinal ela desperta tanto a curiosidade do médico? Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosas (e assombradas) percorrendo misteriosamente os corredores da clínica durante a noite, as vidas de Florence e John Shepherd estarão mais ligadas do que podemos imaginar... Arrisque-se e tente achar uma saída no labirinto claustrofóbico criado em 'A menina que não sabia ler - volume 2'.



A Menina Que Não Sabia Ler – Volume II é, ou deveria ser, a continuação do livro que leva o mesmo nome, A Menina Que Não Sabia Ler. No entanto, é perfeitamente possível ler o volume II sem sequer ter ouvido falar no primeiro.
A primeira impressão que temos é que a trama se perdeu. O primeiro livro era narrado por Florence, mas, no segundo volume, John Shepherd é o narrador. John é um médico psiquiatra que acaba de chegar na misteriosa ilha onde funciona uma clínica psiquiátrica.





O narrador e o médico chefe da clínica, Dr. Morgan, acabam se desentendendo, pois John não concorda com os métodos de Morgan. Dessa forma, o médico chefe resolve dar um voto de confiança a John, permitindo que ele trate de uma paciente da clínica.


“Como é fácil julgar que é louco um homem são e que é são um louco! Que combinação a nossa: Morgan e eu. Os loucos tinham tomado conta do sanatório.” p. 52


John se encanta com uma das pacientes e a escolhe para ser sua cobaia. A paciente em questão é chamada de Jane Pomba. Porém, esse não é seu verdadeiro nome, pois, aparentemente, ela não se lembra de nada, nem mesmo do próprio nome. 



Diante disso, acompanhamos o relacionamento de John e Jane. Ela é uma moça misteriosa e inteligente, que deixa o médico encantado. No entanto, muitos acontecimentos ainda estão por vir. Aos poucos, percebemos que John Shepherd também guarda muitos segredos.


“Havia um brilho desafiados em seus olhos ou eu estaria simplesmente enxergando algo que não estava lá?” p. 77



É perfeitamente possível ler o segundo volume sem ter lido o primeiro. São duas histórias praticamente independentes. O desenrolar da história é interessante. Aos poucos, vamos descobrindo muitos segredos guardados na clínica. A personagem Jane é quase secundária, ficando em segundo plano diversas vezes. 



A diagramação do livro está ótima. A capa, apesar de bonita, não se relaciona em nada com a história do livro. Para aqueles que, como eu, esperavam ver a continuação da história de Florence, o livro pode ser um pouco decepcionante. Por outro lado, se você está procurando um livro com uma boa dose de mistério e suspense, recomendo que leia A Menina Que Não Sabia Ler – Volume II.


9 comentários:

  1. Oi Priscila, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, nem mesmo o primeiro.
    Pela sinopse e sua resenha ele parece ter uma boa premissa, mas não me fisgou.
    Vou deixar sua dica anotada. Quem sabe uma hora dessas resolvo me arriscar?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lia.
      Estou bem! E você?
      Realmente, esse livro não agrada muitas pessoas.
      O ideal é Lê-lo em esperar muito.
      É uma leitura gostosa, mas, nada de espetacular.
      Obrigada por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Gosto muito da resenha, mas o cuidado que tem com a apresentação e fotografia, me encanta.
    tudo lindooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Tudo foi feito com muito carinho.
      Beijosssss!!!

      Excluir
  3. Parabéns pela resenha Priscila! Já li A Menina que Não Sabia Ler e amei! Estou ansiosa para ler A Menina que Não Sabia Ler 2! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa.
      Nossa! Você é a primeira pessoa que me diz que amou A Menina Que Não Sabia Ler. Fico muito feliz em saber que mais alguém ama essa história.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos!!

      Excluir
  4. Parabéns por sua resenha. Então, este livro não é uma continuação do volume I.
    Porém, parece ser uma história cheia de suspense e mistérios.
    Quero ler o 1º e o 2º livros.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São livros muito bons. Cheios de mistérios. Recomendo os dois.
      Obrigada por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Eu amei os dois livro, gostei bastante da sua resenha, só acho que você deu a entender que não e a continuação do primeiro livro sendo que ao longo do segundo volume descobrimos o que aconteceu com a Florence sim "SPOILER" já que ela e a jane pomba, eu sinceramente acho que para entender bem a historia do segundo volume temos que ler o primeiro, já que durante as seções de terapia a jane pomba revela coisas do passado que só quem leu o primeiro livro entenderia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...