Blogger Widgets

[Resenha de Filme] O Pequeno Príncipe (The Little Prince, 2015)




O Pequeno Príncipe
Diretor: Mark Osborne
Gênero: Fantasia
Ano: 2015
Duração: 110 minutos
Classificação: 5 estrelas


Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.



    Quem, no mundo literário, não está louco para assistir O Pequeno Príncipe? Por isso, eu não poderia deixar de comentar essa adaptação cinematográfica tão aguardada. O Pequeno Príncipe é um livro publicado em 1943, pelo escritor Antoine de Saint-Exupéry. É o livro em língua francesa mais vendido no mundo e o terceiro livro mais traduzido no mundo. Ou seja, é um sucesso.





    O filme é uma graça. Em um primeiro momento, ele chama a atenção por possuir dois tipos de animação diferentes, stop motion e computação gráfica, o que é fantástico. Vale mencionar que a história do filme não é a mesma história do livro. Na verdade, o filme conta a história de uma menina super fofa que é fortemente controlada por sua mãe, que decide planejar toda a vida dela a partir de uma planilha que ela deve seguir a risca, sem nenhum descanso.




    É evidente que o filme busca retratar assuntos já discutidos no livro, como a vida adulta, as regras e as normas a serem seguidas e a ausência de imaginação e criatividade presentes nessa fase da vida. Vale mencionar que o ritmo do filme é um pouco lento, o que, acredito eu, possa ser um empecilho para as crianças, que normalmente são mais agitadas e talvez possam se entediar facilmente. 





    A menina, até então vivendo como uma adulta, conhece seu vizinho, o aviador, que, ao contrário dela, vive como uma criança. E ambos começam uma relação muito rica e poética, que apresenta à menina uma coisa que até então ela não conhecia, a amizade. Um detalhe interessante é que nenhum dos personagens tem nome. Isso pode ser interpretado de diversas formas. Eu acredito que o intuito disso seja mostrar que todos podemos ser a menina ou o senhor. São personalidades que representam todos nós. 



    E você pode estar se perguntando: “Cadê o pequeno príncipe?” Pois é, o senhor conta a história do principezinho para a menina, ensinando a ela valores que o príncipe lhe ensinou e, a partir daí, qualquer coisa que eu disser é spoiler. Recomendo que todos assistam ao filme e, claro, leiam o livro. Porém, tenham em mente que um independe do outro e se você for ao cinema esperando ver o livro reproduzido integralmente nas telonas, corre o risco de se decepcionar.



    Por fim, não poderia deixar de mencionar a trilha sonora que está 

simplesmente maravilhosa, tocante e muito sensível. O filme, mais uma vez, não é direcionado para o publico infantil. Até mesmo as músicas, que possuem um ar doce e melancólico, são diferentes das músicas que estamos acostumados a ouvir em filmes infantis. É um filme para adultos refletirem e, eventualmente, se emocionarem. 

25 comentários:

  1. Olá, Priscila.
    Gostei bastante da opinião sobre o filme O Pequeno Príncipe.
    Ainda não fui ao cinema conferi, mas só pelo trailer já podemos perceber algumas distinções, comparado ao livro. Sinceramente, eu estou ansioso para ver, como você mesma disse, é o foco do livro é nos fazer refletir e isso é ótimo, assim como o livro. Porém de uma forma mais real.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Renato.
      Que bom que você gostou.
      Exatamente. Apesar de serem duas obras distintas, o foco é o mesmo.
      Obrigada por comentar!
      Até mais!

      Excluir
  2. Aiii gente esse filme deve ser lindo demais, eu fiquei apaixonada pelo seu post. Estou louca pra assistir essa história! ♥♥♥♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro filmes de animação e esse não sera diferente, parece ter tanta poesia. Estou muito curiosa pra ver, adorei sua opinião, e vou assistir. beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme muito poético mesmo.
      Recomendo! Saí do cinema suspirando. =)
      Beijos!!

      Excluir
  4. Ainda não vi filme, mas já me arrepiei vendo o trailer, a animação está linda!
    bjs
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Animação muito linda, de arrepiar realmente. =)
      Obrigada por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oi Priscila!
    Não vejo a hora de assistir ao filme! Imagino que vou me emocionar bastante.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bianca.
      O filme é muito emocionante mesmo.
      Chorei várias vezes. kkk'
      Obrigada por comentar.
      Beijos!!

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha, ficou ótima. O que dizer do o Pequeno Príncipe? Bom, eu adorei o livro, principalmente a parte da Raposa, quando eu vi no filme, chorei feito criança.
    Adoro este livro que, mesmo tendo sido escrito em 1943, durante todo o clima turbulento da Guerra, o livro é delicado.
    O filme é bom, mas ainda prefiro o livro. Leiam o livro, assistam o filme, temos muito o que aprender com o principezinho.
    "Desenhe-me um carneiro."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo belo comentário.
      Também prefiro o livro. Mesmo assim, o filme é lindo e digno de ser apreciado.
      Beijos!!

      Excluir
  7. Eu vou assistir amanhã e estou contando os minutos! Esse livro mexe muito comigo; toda vez que o leio experimento sensações diferentes, essa é uma das coisas, na minha opinião, que o torna tão magnífico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marília.
      Ah, nem me fale. É um livro magnífico mesmo, mexe com todos nós. *--*
      Bom filme pra você!
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos!!

      Excluir
  8. Amei demais o filme, em partes, pois não gostei da parte que a garota viaja e chega a um planeta onde o principizinho está grande. Ficou meio desentoado da história. Ao invés dessa parte, poderiam colocar mais relatos das viagens do Príncipe a planetas que tinham moradores curiosos como o bêbado, o homem que ligava e desligava o lampião. Tirando essa parte, todo o resto foi incrível!

    ResponderExcluir
  9. Filme maravilhoso!! e amei tb como vc o descreveu!! é isso ai menina inteligente!!!Parabens sua pag é linda!!

    ResponderExcluir
  10. Priscila me senti no cinema assistindo esse filme maravilhoso só lendo a sua resenha. Parabéns ficou ótima.

    ResponderExcluir
  11. Priscila me senti no cinema assistindo esse filme maravilhoso só lendo a sua resenha. Parabéns ficou ótima.

    ResponderExcluir
  12. qui bom isso vai emganar a professora Ana da CEEIV no trabalho

    ResponderExcluir
  13. Ola. Tenho algumas questões em relação ao filme..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...