Blogger Widgets

[Resenha #617] Morte Súbita - J.K. Rowling @ednovafronteira


Morte Súbita
J.K. Rowling
ISBN-13: 9788520932537
ISBN-10: 8520932533
Ano: 2012
Páginas: 512
Editora: Nova Fronteira
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino


Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos



O livro conta a envolvente história do vilarejo de Pagford e de seus habitantes, e como a própria autora definiu, seu livro é “uma grande história sobre uma cidade pequena”.

A narrativa começa basicamente com a morte de Barry Fairbrother, que desencadeia uma sucessão de disputas para seu antigo cargo político e consequentemente, hostilidade entre os moradores dessa cidade. O grande trunfo dessa narração é que mesmo com a morte desse personagem, tudo continua girando em torno dele.



O livro tem foco em alguns personagens principais, separando cada capítulo para o cenário no qual eles se encontram, revelando suas opiniões, personalidades e posturas acerca dos acontecimentos do vilarejo.


O livro começa vagarosamente, dando muitos detalhes sobre as personagens e suas vidas, o que se mostra ser importante para construirmos uma “imagem” delas. O foco principal parece ser “o que você faria por ambição?”, e ao longo da narrativa, podemos ver como cada um dos personagens responde a essa questão.

"É estranho como a nossa cabeça pode saber o que o coração se recusa a aceitar."


A cidade é claramente dividida entre os moradores da parte “nobre” da cidade e os da periferia. A autora nos mostra de forma impecável os problemas vividos nas duas áreas da cidade, e nos faz pensar no outro lado da moeda em que cada um vive.

"Na sua opinião, o maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. A honestidade era a sua marca, a sua arma, a sua defesa. Quando somos honestos, as pessoas se assustam, ficam chocadas. Bola descobriu que tem gente que fica aferrada a constrangimentos e falsas aparências, morrendo de medo que as suas verdades possam se espalhar."

"O mais difícil, a verdadeira glória era ser quem a gente realmente é, mesmo quando se trata de uma pessoa cruel ou perigosa, aliás, especialmente nesses casos. É preciso ter coragem para não tentar disfarçar o animal que lhe calhou. Por outro lado, é preciso evitar fingir ser mais que o animal que você é: se entrar por esse caminho, se começar a exagerar ou aparentar outra coisas vai acabar se tornando um outro Pombinho, tão mentiroso, tão hipócrita quanto ele. Autêntico e inautêntico eram palavras que Bola usava com frequência, mentalmente. Na sua opinião, esses dois termos tinham uma incrível precisão de significado, e ele os aplicava referindo-se tanto a si mesmo quanto aos outros."


J.K. Rowling quebra paradigmas ao retratar nesse livro assuntos como sexo, drogas e graves problemas sociais de uma maneira única. Ela suga o leitor para dentro de uma realidade cruel que algumas pessoas vivem. Ela nos faz refletir sobre assuntos reais da nossa sociedade de uma forma incrível. Os personagens são profundos, e ao acompanhar as suas vidas, o leitor acaba amando e torcendo por um deles e odiando completamente o outro.

Apesar de começar um pouco “devagar”, “Morte Súbita” compensa, após algumas páginas, com uma narrativa repleta de intrigas que te prendem completamente. Um livro intenso, com personagens que se tornam íntimos do leitor e finalmente com um final surpreendente. Quem está acostumado com o estilo infanto-juvenil da escritora, vai se surpreender com esse livro adulto e maduro de J.K. Rowling.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...