Blogger Widgets

[Resenha #629] Apenas Um Ano – Gayle Forman @Novo_Conceito @gayleforman


Apenas Um Ano
Gayle Forman
ISBN-13: 9788581636719
ISBN-10: 8581636713
Ano: 2015
Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.



    Apenas Um Ano é a continuação do livro Apenas Um Dia. Sendo assim, já aviso que essa resenha terá spoilers do primeiro livro. Em Apenas Um Dia, conhecemos Allyson (Lulu) e acompanhamos seus questionamentos e descobertas durante e após o dia incrível que ela teve ao lado de Willem.

“Foi por acaso que a encontrei. E foi por acaso que a perdi. É preciso dar crédito ao universo, à maneira como ele nivela coisas desse tipo.” p. 30




    Já em Apenas Um Ano, temos a versão de Willem e, enfim, conheceremos esse jovem misterioso que mudou a vida de Allyson. Será que ele é o canalha que todos pensam que é? O que ele esconde por trás da imagem de jovem despreocupado? O que realmente aconteceu naquela manhã em que Allyson acordou e não encontrou Willem? Todas essas respostas serão respondidas em Apenas Um Ano.

“Conhecemos pessoas, partimos, às vezes os caminhos se cruzam novamente. Geralmente não.” p. 34



    Além disso, acompanharemos Willem durante um ano, ou seja, o tempo em que os dois estiveram separados. Será que ele pensava nela? Será que aquele um dia foi tão importante para ele como foi para ela?

“Deixar que as pessoas tomem conclusões precipitadas às vezes é mais simples do que explicar uma verdade complicada.” p. 45



    Inicialmente, eu achei a proposta do livro interessante. Não dá pra dizer que é a mesma história sendo contada de uma perspectiva diferente, afinal, os dois estavam separados. Logo, são histórias diferentes. Mesmo assim, eu achei a leitura muito cansativa, cheia de detalhes desnecessários e com uma narrativa pouco envolvente.

“O universo nunca lhe dá algo sem fazê-lo pagar por isso de alguma forma.” p. 49



Apenas Um Dia me deixou entediada em diversos momentos, mas, mesmo assim, a trama conseguiu me prender e me envolver. Por outro lado, Apenas Um Ano foi uma leitura penosa. Ao contrario de Allyson, os questionamentos de Willem são imaturos em alguns pontos e sua trajetória é exaustiva. A finalidade é a mesma: mostrar como e em que medida aquele dia mudou a vida de Willem. E, mais uma vez, a leitura não fluiu como eu gostaria.

“Às vezes os ventos levam você a lugares inesperados.” p. 61


Enfim, a narrativa é feita em primeira pessoa, dessa vez por Willem, os capítulos continuam sendo curtos, a diagramação está ótima e a capa é bem mais bonita do que a capa do primeiro livro. Por fim, vale deixar ainda mais claro que, ao contrário do que está escrito na capa do livro, essa história não é uma “continuação”.

“Há um diferença entre perder algo que sabia ter e perder algo que se descobriu ter. Uma é decepção. A outra é perda de verdade.” p. 103

2 comentários:

  1. Tenho que ler o volume um ainda, por isso nem tinha solicitado esse livro : /
    Obs.: AMEI as fotinhos que colocou nesta postagem <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tinha muitas expectativas, mas nem todas foram supridas, por isso não me kiguei tanto quanto deveria a trama
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...