Blogger Widgets

[Resenha #642] O Mapa de Vidro - S. E. Grove @Verus_Editora @editorarecord @segrovebooks



O Mapa de Vidro
Mapmakers - Livro 01
S. E. Grove
ISBN-13: 9788576863540
ISBN-10: 8576863545
Ano: 2015
Páginas: 396
Editora: Verus
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Ela conhecia o mundo somente por meio de mapas. E não tinha ideia de que eles poderiam ser tão perigosos. Boston, 1891. Sophia Tims vem de uma família de grandes cartógrafos. Desde a Grande Ruptura em 1779, quando todos os continentes foram lançados a uma era diferente – da pré-história a um futuro distante – esses exploradores viajam e mapeiam o que é conhecido como Novo Mundo. Há oito anos, desde que seus pais não retornaram de uma missão urgente, ela vive com seu tio Shadrack, o melhor cartógrafo em Boston. A vida com seu brilhante, adorado e distraído tio, ensinou Sophia a cuidar de si mesma. Quando Shadrack é sequestrado por pessoas que estão atrás de um poderoso artefato, ela é a única que pode salvá-lo. Ao lado de Theo, um refugiado do oeste, ela embarca em uma aventura por cidades secretas e mares desconhecidos baseando-se apenas nos mapas deixados por seu tio e sua intuição. O que Sophia e Theo não sabem é que suas próprias vidas estão em perigo quando se descobrem segredos há muito enterrados. O mapa de vidro vai fazer você mergulhar em um mundo de fantasia autêntico e intrigante, com uma heroína que vai ganhar o seu coração.



Em 1799, o mundo mudou radicalmente: a Grande Ruptura jogou todos os continentes em diferentes períodos de tempo, eras diferentes que coexistem em uma mistura caótica no espaço-tempo. A Europa está de volta a um estado papal e em partes da América do Norte está na pré-história. África é uma terra de Faraós enquanto que partes da Ásia e América do Sul estão em um futuro distante. Nas Terras Baldias, passado, presente e futuro são drasticamente fundidos em um único território.


    "Tornou-se evidente que, em um momento terrível, as várias partes do mundo se separaram. Elas se desprenderam do tempo. Girando livremente em diferentes direções, cada pedaço do mundo fora lançado em uma era diferente. Quando aquele momento passou, os pedaços ficaram espalhados, tão perto espacialmente uns dos outros como sempre estiveram, mas irremediavelmente separados pelo tempo. Ninguém sabia a idade real do mundo, ou qual das eras causara a catástrofe. O mundo como conhecíamos havia se partido, e um novo mundo tomara seu lugar. Nós chamamos esse momento de Grande Ruptura."





Faz sentido, então, que, neste mundo, exploradores e cartógrafos são heróis e muito procurados como profissionais. Um desses cartógrafos é Shadrack Elli, cuja capacidade de desenhar e ler mapas faz dele o melhor cartógrafos do mundo. Ele é um dos protagonistas desta saga, ao lado de sua sobrinha, Sophia Tims, cujos pais eram exploradores que desapareceram nas Terras Baldias, enquanto eles faziam uma de suas explorações, quando ela era uma criança pequena. Ela foi criada por seu tio Shadrack e sabe sobre mapas quase tanto quanto ele. Seu tio, no intuito de ir atrás dos pais de Sophia, a ensinou o quanto ele pôde sobre o que ele sabe. Eles tem esperança de encontrar os pais de Sophia, mas o governo, repentinamente, decidiu fechar as fronteiras para outras eras, e com isso prejudicando as chances de achar seus pais.




Mas, ao contrário de Shadrack e a maioria das pessoas neste mundo, Sophia tem sido profundamente afetada de uma maneira diferente: ela não tem relógio interno e é desprendida pelo tempo. Agora, o dia só tem 20 horas, mas Sophia não se importa, para ela, um minuto pode se sentir como uma hora, ou pode passar horas em um momento.



As aventuras de Shadrack e Sophia começam em Boston de 1891, após Shadrack ser sequestrado por pessoas que querem usar suas habilidades para encontrar o mítico Mapa de vidro - eles acreditam que o mapa irá deixar o mundo de volta ao seu curso original e verdadeiro.

Em geral, os mapas são muito importantes, e eles podem ser feitos de vários materiais, e quando reunidos eles podem mostrar visões diversas. Mas, o mapa mais importante de todos, é o Mapa de Vidro por guardar justamente memórias. E os mapas possuem magia própria, que para lê-lo é necessário uma certa sabedoria que somente poucos tem.




Shadrack deixa para Sophia o mapa de vidro e uma pista que irá ajudá-la a encontrá-lo. Acompanhada por um garoto misterioso chamado Theo que fugiu do circo, eles devem encontrar uma velha amiga do tio Shadrack que mora nas Terras Baldias, ela é uma cartógrafa famosa, e a única pessoa que pode ajudá-los. Eles precisam fazer isso antes que seja tarde demais, porque quem sequestrou o tio está atrás do mapa de vidro que está com Sophia. Além de que também o mundo ainda está mudando e as eras ainda estão se movendo.



Que história fantástica é essa? Eu simplesmente amei! Que trabalho excepcional de escrita e criação de mundo. O enredo gira em torno da importância da cartografia. Estes mapas têm a chave para descobrir cada mundo e o que realmente aconteceu durante a Grande Ruptura. O mundo é como o nosso, mas não exatamente. As coisas mudaram, alguns para melhor, e alguns para o pior. Que livro viciante, você simplesmente não consegue parar de ler nem um minuto! A trama está cheia de reviravoltas inesperadas.



Amei a protagonista!! Sophia Tims é uma heroína corajosa que tem suas próprias ideias e suas próprias inseguranças. Os pais dela desapareceram misteriosamente e ela estava esperando que seu tio iria ajudá-la a encontrá-los. Mas uma vez que seu tio desaparece ela deve confiar em um novo amigo Theo para ajudá-la. Mas as coisas nem sempre são o que parecem e às vezes as pessoas podem ser confiáveis mas, por vezes, não podem.



Outra coisa que torna este livro incrível é o fato de que até mesmo personagens secundários são memoráveis. Há personagens que você ama e quer conhecer melhor e alguns podem fazer você ficar arrepiado. Eles acrescentam ao mistério e te mantém virando as páginas loucamente.



Que capa é essa? Linda mesmo!! E o trabalho da editora está maravilhosos, desde a diagramação, quanto a revisão e tradução.

S.E. Grove escreveu um livro que você mergulha em um mundo fantástico que se sente ao mesmo tempo familiar e intrigante ao mesmo tempo. "O Mapa de Vidro" tem uma premissa fascinante com uma construção complexa e ambiciosa de mundo. Mal posso esperar para ler o próximo livro da série. Recomendo a todos!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...